quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Três minicentros esportivos entregues a população pela administração do PT

15º Sessão Ordinária
Vereador Urias PT na Câmara Municipal de Porto Feliz

BLOG O MURAL: Os minicentros esportivos foram inaugurados nos dias 28, 29 e 30 de julho.


Na última semana, três minicentros esportivos foram entregues à população de Porto Feliz. As obras receberam os nomes de três respeitados cidadãos: o alfaiate Durval de Campos, o esportista Gilberto Sampaio Torres e o fotografo Marcos Antonio Patuci. A homenagem a estes cidadãos que agora nominam os espaços esportivos foi de autoria do Presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Brandão Rodrigues (PT).



O primeiro minicentro, que está localizado no Bairro Residencial Rafael Alcalá, foi inaugurado na quinta-feira, 25 de julho. A estrutura conta com um parque infantil, vestiários e um campo de areia e ganhou o nome de "Minicentro Esportivo Durval de Campos". Estiveram presentes na solenidade o Prefeito Municipal Cláudio Maffei (PT), o Vice-Prefeito Júlio Cesar Bronze e a da Câmara Municipal Secretária de Educação, Cultura e Esportes Regiane Bergamo. O Presidente da Câmara, Roberto Brandão Rodrigues (PT) esteve acompanhado dos vereadores: Urias de Oliveira (PT), Andréa Aparecida Nunes de Matos(PT), Marco Antonio de Campos Vieira (PT), além das famílias dos homenageados.



Imagem



Em seu discurso, o Presidente Robertinho destacou a importância do minicentro para o bairro: "Quando fiquei sabendo que o município iria construir os mini-centros, falei para o prefeito que um deles eu gostaria que fosse construído no meu bairro e aqui está ele hoje. Peço a todos os moradores que participem e cuidem dele, pois agora esse espaço é do povo local. Também tive a honra de homenagear o Durval que foi uma figura importante para o município e que merece esta homenagem", lembrou.



Imagem




O homenageado Durval de Campos nasceu em Porto Feliz no dia 27 de agosto de 1933, filho de Antonio Flávio de Campos e Seconda Patucci, irmão de Moacir Flávio de Campos, Eliasar de Campos, Maria de Lourdes Campos Moura, Benedito Flávio de Campos e José Albino de Campos. Da união com Maria Margarida Cossoniche de Campos nasceram Durval Sérgio de Campos, Amauri de Campos, Danieli de Campos e Adriana de Campos. Da união com Maria Edna de Castro nasceu Maurício de Campos.



Durval concluiu o ensino primário e foi um conhecido alfaiate de Porto Feliz. Cidadão filho de Porto Feliz, tão incrustado em suas origens, que faz parte de sua história, de seus folclores e de suas lendas. Foi um bom jogador de futebol, que defendeu as cores da Associação Atlética Portofelicense, quando a agremiação disputava campeonatos profissionais da FPF. Fez história na Portofelicense, não apenas como jogador, mas como técnico e formador de jogadores das categorias de base. Alguns exemplos: Amires Rocha, Lile, Roberto Quagliato, Fraide, Sergio Baba, Calo e muitos outros. Foi eleito vereador em 1989, época difícil no cenário político nacional. Sua simplicidade e sua humildade faziam a diferença na Câmara Municipal. Lutou pelos seus ideais, mas descobriu que na verdade o vereador na época, pouco poderia fazer. Junto com sua inesquecível mulher, Margarida, abraçaram a Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos), e distribuíram por muitos anos cestas básicas, roupas e presentes para uma infinidade de famílias carentes.



Como chefe de família e pai possuía um grande caráter, cumpridor de suas obrigações e deveres, educador, conciliador, carinhoso, fiel e amigo. Um grande "Homem".



Membro da Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos), várias vezes Festeiro de Nossa Senhora Mãe dos Homens, Coordenador Geral do Encontro para casais promovido pela Paróquia N.S. Mãe dos Homens, Diretor do Clube Recreativo Familiar, Diretor da Associação Atlética Portofelicense, participava no coral da Igreja N. S. Mãe dos Homens, onde sua mulher Margarida era a regente. Organizou juntamente com o seu irmão Eliasar o Bloco Carnavalesco "Família Campos", que animou o carnaval de rua Porto-felicense por vários anos.




O segundo minicentro foi inaugurado na sexta-feira, 29 de julho, e está localizado no bairro Jardim Morumbi. A estrutura conta com um parque infantil, vestiários e uma quadra poliesportiva e ficou denominado como "Minicentro Esportivo Gilberto Sampaio Torres". Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o Prefeito Municipal Cláudio Maffei (PT), o Vice-Prefeito Júlio Cesar Bronze e a Secretária de Educação, Cultura e Esporte Regiane Bergamo. O vereador Roberto Brandão Rodrigues (PT), Presidente da Câmara Municipal, também esteve acompanhado dos vereadores: Urias de Oliveira (PT), Andréa Aparecida Nunes de Matos(PT), Marco Antonio de Campos Vieira (PT), além das famílias dos homenageados.



Imagem



O Presidente da Câmara, Roberto Brandão Rodrigues, em sua fala prestou homenagem à família de Gilberto: "As pessoas que vivem neste bairro ganham este espaço e devem ficar orgulhosas deste local levar o nome de uma pessoa que tanto fez pelo nosso município. Seu Gilberto foi um homem importante para o esporte local e hoje seu nome fica imortalizado para sempre", afirmou Robertinho.



Imagem




Sobre o homenageado: Nascido no dia 07 de abril de 1931, na cidade de Porto Feliz, filho de Floriano Torres e Alcides Sampaio Torres, com 10 anos de idade iniciou sua vida profissional, ajudando seu pai no Cartório de Registro de Imóveis local, onde trabalhou por mais de 40 anos, dos quais mais de 30 como Oficial do Cartório.



Casou-se com Maria Hermenegilda Cavallante Torres aos 21 de julho de 1962, com quem teve duas filhas: Viviane Cavallante Torres Schiavano e Luciana Cavallante Torres Leite. Ajudou e participou da fundação da Casa da Criança em Porto Feliz. Era irmão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Feliz.



No Turismo, participou ativamente na década de 1970, período em que foi implantado no "Parque das Monções" um complexo de entretenimento e lazer.



Na Associação Atlética Portofelicense foi jogador, técnico e diretor. Atuou como técnico em vários campeonatos municipais, regionais e estaduais.



Em 1978, quando o time "Canarinho" sagrou-se Campeão da Copa Arizona, elevando o nome de Porto Feliz nacionalmente foi grande mentor e colaborador.



Foi participante ativo e assíduo da Rádio Emissora Portofelicense, sendo responsável diariamente pelo programa "REP nos Esportes". Seus irmãos são: Hugo Sampaio Torres, Fernando Sampaio Torres, Cláudio Sampaio Torres, Joaquim Agostinho Torres, Marta Sampaio Torres, Alaídes Torres Baptistela e Clarice Sampaio Torres (in memoriam).




Para finalizar, durante o evento "Prefeitura nos Bairros", que foi realizada no último sábado, dia 30 de julho, no bairro do Jardim Vante, foi entregue o terceiro mini-centro. Com a estrutura de um parque infantil, vestiários e uma quadra poliesportiva, o bairro ganha o "Centro Esportivo Marcos Antonio Patuci". Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal Cláudio Maffei (PT), o Vice-Prefeito Júlio Cesar Bronze e a Secretária de Educação, Cultura e Esportes Regiane Bergamo. O vereador Roberto Brandão Rodrigues (PT), Presidente da Câmara Municipal acompanhado dos vereadores: Urias de Oliveira (PT), Marco Antonio de Campos Vieira (PT) e Fernando César de Miranda (PR), além das famílias dos homenageados.





Imagem
Durante a solenidade de inauguração, Robertinho aproveitou para lembrar um pouco sobre a biografia do homenageado Mafú: "Falei algumas vezes com o Mafú e dava pra se notar a pessoa maravilhosa que ele era. Uma pessoa que amava a cidade em que vivia e que muito fez por Porto Feliz. Hoje o Jardim Vante recebe o terceiro mini-centro da semana, e fica os parabéns ao governo do Prefeito Maffei por mais esta conquista, porque quem ganha é a população de Porto Feliz", encerrou Roberto.
Imagem



O Porto-felicense homenageado Marcos Antonio Patuci, nasceu no dia 11 de abril de 1947. Era o primeiro dos quatro filhos do casal Antonio Patuci e dona Maria do Carmo Grobekner Patuci. Marcos Patuci ou simplesmente, Mafú, como era mais conhecido, foi um cidadão muito ligado à cultura da cidade, amante incondicional de nossa história e voraz defensor das tradições e costumes que marcam nossa identidade. Destacou-se como incentivador das comemorações da Semana das Monções
Ainda adolescente começa a trabalhar na recém criada Radio Emissora Portofelicense como técnico e contra regra, enquanto concluía seus estudos secundários no antigo ginásio de Porto Feliz. Terminado os estudos por aqui, ele parte para São Paulo para novos estudos, porém, sem nunca esqueceu-se desta terra.
Formado em fotografia pela escola Pan-americana de Artes de São Paulo, volta à cidade para trabalhar por longo período como fotógrafo de eventos, fotografia social e foto publicitária, período em que Mafú junta um rico acervo iconográfico de Porto Feliz, um belo levantamento de sua arquitetura, suas famílias e suas festas populares. Manteve por algum tempo uma loja e estúdio fotográfico no centro da cidade. Pode-se dizer que esta loja era na verdade um ponto de cultura onde Mafú recebia seus amigos e os amantes da fotografia. Passado esse tempo, Mafú parte novamente para outros desafios junto a dois amigos radialistas. Viajam para o estado de Santa Catarina, onde trabalham na implantação de uma nova rádio AM. Cumprida mais essa etapa de sua vida e de volta à amada terra assume a gerência geral da Rádio Emissora Portofelicense, onde fica até o inicio da década de 90.
Com o advento da informática se torna professor e monta aquela que pode ser considerada a primeira escola de informática genuinamente porto-felicense, isto sem abandonar a fotografia, sua grande paixão. Como grande incentivador da cultura local e, principalmente, incentivador da nossa cidade, foi participante ativo de Conselhos do Meio Ambiente, Conselho de Turismo, do qual foi presidente, e Conselho do Patrimônio Histórico Municipal. Contribuiu, ainda, nas comemorações da Semana do Meio Ambiente, Semana das Águas e Semana das Monções. Mafú, na visão de seus amigos, foi "Um homem de grande caráter, sempre prestativo, pronto a ajudar quem quer que fosse, um grande amigo".
Com uma infinita paciência, coragem e dedicação foi um grande cidadão porto-felicense que deixou uma lacuna na cultura de Porto Feliz.

RAL:


Sem comentários: