sábado, 20 de agosto de 2011

Dente de coelho


BLOG O MURAL: A expressão “dente de coelho”, atualmente em desuso, mas muito usada nas rodas de conversa dos antigos sitiantes do interior paulista, exprime armadilha ou artimanha oculta que exige tirocínio para ser identificada e desarmada. “Aí tem dente de coelho”, dizia-se antigamente. O dente do animal costumava ser associado ao seu espírito arguto, sagaz, matreiro. Hollywood imortalizou essa imagem com o “Coelho Pernalonga”, que infernizava os inimigos com a sua esperteza.

Já na nossa cidade temos muitos dentes de coelhos para serem desarmadas, armadilhas que se montam para atingir alguns benéficos, muitas das vezes esses benefícios são legítimos, mas muitos deles são golpes mesmo.
Digo isso porque chegou ao meu conhecimento algo que suspeitava, mas não podia externar, pois não tinha a certeza dos fatos, já com a minha investigação – pouco apurada – mais próxima da realidade, aí, pude ver que alguns matos da nossa cidade o coelho é do estilo que Hollywood imortalizou. As nossas entidades estão mesmo passando dificuldades? Mas será que sempre foi assim?

A questão é que, temos pessoas que usam isso como fonte de informações para se beneficiar de alguma maneira de algo que no dia a dia ninguém pode perceber, são informações que só chega a elas (entidades), muitas destas informações não são passada para a população quando saem pedindo ajuda e ai fica a impressão que essa entidade está desamparada solitária numa ilha de prosperidade e somente ela está passando necessidade.

A questão é que seus voluntários trabalham e muito para ajudar, mas sempre a quem de maneira “esperta” dentro da entidade não deixa os voluntários saber de todas as informações, e passa a impressão que tudo corre e conspira contra aquela entidade, ai estes voluntários que não tem as informações correta sai com a convicção que tudo esta errado.
Só um exemplo: Imagine você sabendo que uma entidade (A) esta a beira da falência e essa mesma entidade têm um terreno bem localizado dentro da cidade, imagina que ela possa vender isso para fazer dinheiro para ajudar a entidade, mas você claro não tem dinheiro para comprar, você claro ofereceria a terceiro ou tornaria isso publico para que algum comprador pudesse ajudar afinal a entidade é filantrópica.

Mas se você tivesse o dinheiro para comprar, que você faria? Pagaria o preço que realmente valeria o imóvel? Tornaria isso publico para que todos os voluntários soubessem? Enfim qual seria sua decisão, pensem bem, pois aí está o dente de coelho.
Esse exemplo de raciocino que fiz é para os leitores entenderem quando digo que nem tudo é o que parece ser, e que às vezes fico realmente com os cabelos arrepiados com alguns assuntos que chegam até mim, por isso, temos que ter cautela, estudar e olhar de todos os ângulos para poder desarmar as armadilhas.



Urias de Oliveira

Professor de História, Geografia e vereador – PT

Sem comentários: