quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Região: Municípios pedem investimentos em saúde e transportes para 2012








Representantes de 26 cidades estiveram na audiência pública realizada no auditório da FUA - Por: Emídio Marques


BLOG O MURAL: Estiveram reunidos em Sorocaba os prefeitos da região ou representantes dele para tratr da peça orçamentária do estado. Veja a reportagem do jornal cruziero do sul.


Giuliano Bonamim
giuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br

Mais investimentos em saúde e transporte foram os principais pedidos feitos por representantes de 26 municípios da região administrativa de Sorocaba à Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo. A apresentação das solicitações ocorreu durante uma audiência pública realizada ontem de manhã no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). Os ofícios entregues ao governo estadual solicitam o aumento de leitos em hospitais, soluções para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), um maior repasse e uma melhor estruturação na área da saúde. Os representantes dos municípios também reivindicam o asfaltamento, o recape, a duplicação e uma melhor sinalização em estradas e rodovias da região.

Segundo Maurício Hoffman, assessor técnico da Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo, o objetivo da assembleia é identificar as principais potencialidades e demandas da região e fazer com que o orçamento possa ajudar a promover o desenvolvimento e a qualidade de vida do cidadão. "O indivíduo constrói os seus sonhos na região onde mora, por isso é adequado que o Estado organize a sua ação de planejamento em nível regional para oferecer uma melhor qualidade de vida", diz Hoffman. O assessor técnico ressalta que dificilmente todos os pedidos serão atendidos. "Vamos agrupar as demandas em programas orçamentários e tentar beneficiar o maior número de municípios", comenta.

De acordo com o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), presente na audiência pública, o orçamento do Estado de São Paulo previsto para 2012 é de aproximadamente R$ 160 bilhões. "O valor tem crescido na faixa de 10 a 15 por cento anualmente, por isso temos essa expectativa", comenta. Neste ano, a quantia é de R$ 140 bilhões. Pereira diz que a constituição determina que o governo do Estado envie à Assembleia Legislativa a peça orçamentária relativa ao ano subsequente até 30 de setembro. "Daí temos até dezembro para apresentar emendas, debater e votar o orçamento de 2012", relata.

Os poderes Legislativo e Executivo dos 79 municípios, integrantes da região administrativa de Sorocaba, foram convidados para a assembleia. Apenas 26 estiveram presentes, entre eles de Alambari, Alumínio, Apiaí, Araçariguama, Boituva, Botucatu, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Coronel Macedo, Guareí, Ibiúna, Itapetininga, Itaporanga, Pereiras, Piedade, Pilar do Sul, Piraju, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, São Manoel, São Roque e Sorocaba.

O prefeito de Pereiras, Roberto Luiz Silveira (PSDB), aproveitou a ocasião para apresentar um projeto de mais repasse para o setor de agropecuária. "A cidade é voltada à avicultura e não recebemos nenhum incentivo do governo do Estado para custear o salário dos profissionais ligados à área, o que nos impede de melhorar a nossa capacidade de produção", diz. Já o prefeito Cláudio Maffei (PT), de Porto Feliz, voltou a pedir a não instalação de um presídio na cidade. "O nosso município tem característica turística e não quer um local para abrigar presos", comenta.

A questão da saúde foi levantada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Cerquilho, Wagner Alcides Bellucci, que pediu a implantação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade. "A ideia é formar uma micro-região com Cerquilho, Tietê e Boituva e receber investimentos do governo", relata. "Atualmente, o nosso sistema de saúde infelizmente é obrigado a escolher quem vai morrer ou sobreviver por falta de vagas e equipamentos", completa.

Os representantes das 79 cidades da região administrativa de Sorocaba podem encaminhar até 10 de setembro os seus pedidos e demandas ao governo do Estado. O processo deve ser feito pelos sites www.planejamento.sp.gov.br ou
www.saopaulo.sp.gov.br.

Sem comentários: