segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Ilha nossa de cada dia.




fotos do site.




BLOG O MURAL: Ao ler o artigo “A Ilha” do jornal semanal da cidade me deu uma vontade de escrever sobre nosso município.



Vejamos bem, quem está em Porto Feliz antes de 2000, talvez não tenha prestado a atenção ou até mesmo como diria no interior “atentado” para mudança sofrida na cidade. Uma vez disse aos amigos ainda no serviço de entregar moveis e fazendo faculdade de história que a cidade precisava de um administrador que enxergasse no futuro da cidade um novo modelo de construção lógica e pautada pelo desenvolvimento que aquela altura era feita pelo governo Lula, uma vez que o país crescia alem da expectativa do mercado mundial. Só que isso era difícil de passar para o povo simples e modesto no município, nos jornais da cidade não tinha se quer um articulista que pudesse escrever isso de forma mais didática ou pedagógica para que os assinantes e leitores pudessem entender o que a cidade precisava.



Tudo tinha certa explicação, e um dia conversando com um popular da cidade me disse – Maffei só ganharia a eleição se transformasse em político comum e fosse mais agradável – apesar de discordar da afirmação fiquei com aquilo na cabeça martelando por alguns dias. Quem são os nossos concorrentes aquela altura? Eles de fato eram mesmo mais político que Maffei? Eram mais agradáveis que ele?



Tudo que posso falar neste momento é que Maffei saiu do anonimato graça ao mesmo jornal que li este final de semana, e após isso Maffei nunca mais saiu do foco político da cidade, sem ter que mudar seu jeito de ser, até mesmo quando ficou afastado por uma suposta depressão do movimento político.



Fato é que o modelo político da cidade estava estagnado com políticos arcaicos de um grupo sem visão e que se pautava pela mediocridade de que cidade do interior não podia perder sua raiz, por isso não tinha a visão de crescimento que a cidade precisava, pois já fazia tempo que a cidade se preparava para crescer, mas o modelo político aplicado na cidade não dava chance a esse crescimento. Posso dizer que a cidade não só cresceu como não perdeu seu jeito de interior.



Maffei eleito fez a diferença sem entrar-nos por menores, quer será pauta de outro artigo, hoje Porto Feliz é outra cidade tanto para quem acompanhou isso de perto como é meu caso, ou para quem ficou fora da cidade e voltou aqui alguns anos depois.



É clara a mudança que a cidade sofreu do ponto de vista econômico, social, estrutural e politicamente. Tanto que o senhor Elineu Elinei escreve sobre a principal fonte de renda do município, que com entrada de mais IPTU neste caso do empreendimento Fazenda Boa Vista poderá investir mais. Fica a pergunta e se não fosse o Maffei filho de operário e um porto-felicense simples o prefeito, teria os grão-finos do empreendimento vida fácil para pagar o seu IPTU? Que é o que eles querem. Ou eles seriam isentados de tais pagamentos? Afinal eles estão gerando muitos empregos na cidade ao ponto de faltar mão de obra de servente de pedreiro, pintor, eletricista etc. Por incrível que pareça a quem defenda isso que os magnatas do condômino surreal não paguem IPTU, por que eles geram muita riqueza no município.



Por isso que digo temos que voltar atrás para poder entender o futuro de nossa cidade, talvez muitos de nós tenhamos facilidade, mas muitos outros nem tanto, alguns nem ligam para isso. Ai eu leio no jornal um texto brilhante como esse e minha esperança fica aguçada lembrando que te muitos olhos sobre esta administração e que será um honra para mim ver brilhante texto escrito no semanário local Tribuna da Monções.



Urias de Oliveira


Professor de História e Geografia e vereador - PT


Sem comentários: