terça-feira, 16 de agosto de 2011

Saúde denovo? Cansado, mas não desisto.



BLOG O MURAL: Mais uma vez volto à fraude que aconteceu no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), o maior hospital público da região. As investigações da Polícia Civil e do Ministério Público levaram 12 pessoas à prisão. Agora, um interventor assume o hospital e 50 médicos estão sendo investigados, falam em milhões de desvio publico, mas de 5 mil pessoas podem ter sido prejudicada pelos médicos de araque.


Porque faço isso? Por birra política? Não claro que não, faço isso para mostrar que hoje nossa saúde é ruim, mas poderia estar um pouco melhor principalmente no que tange ao CHS Regional uma vez que se eles desviaram tanto dinheiro assim da nossa saúde, poderá sim ser a partir de agora aplicado de fato na saúde.



Ainda me intriga os nossos jornais da cidade não tratar do assunto uma vez que nosso município até pela sua proximidade é uns dos que mais usa esse conjunto hospitalar. Tenho a certeza que a interesse dos nossos munícipes em saber sobre esse assunto, mas não vejo uma linha se quer sobre o escândalo, mas ao contraio quando a intervenção foi na Santa Casa de Misericórdia a coisa foi bem diferente. Porque será?



O escândalo no CHS resultou na queda de ilustres membros do governo estadual, a exemplo do secretário de Esportes, Jorge Pagura, suspeito de ter recebido por plantões no CHS como médico-neurocirurgião, sem jamais ter aparecido no hospital. Pagura foi secretário de Saúde dos governos Maluf/Pitta. Além dele, Ricardo Tardelli, coordenador de Serviços de Saúde de São Paulo e responsável por todos os hospitais da rede estadual, pediu demissão. Há suspeitas de que ele sabia das irregularidades dentro do CHS e que elas também ocorreriam em outras unidades da capital e do interior. E o ultimo diretor Heitor Consani (foto acima) foi inclusive indicado pelo prefeito de Sorocaba do PSDB Vitor Lipe.



Agora, além do ponto eletrônico, a Secretaria de Saúde anuncia que, em todos os hospitais onde há plantões, médicos passarão por uma auditoria que investigará sua assiduidade ao trabalho nos últimos três anos. Destes, 2,5 anos é do governo José Serra...




Auditorias são fundamentais para verificar como esses plantões são feitos, qual o controle dos hospitais e quais os médicos responsáveis por eles. A questão que fica é: por que essa auditoria deve se limitar a só 2,5 anos do governo Serra? E quanto ao governo Alckmin: ponto eletrônico, só agora? Quais são as relações políticas dos investigados? Quem os apadrinhou? Ficas muitas perguntas sem resposta imediata, mas o tempo dirá.

Sem comentários: