sexta-feira, 17 de junho de 2011

Região cria Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico

BLOG O MURAL: Os prefeitos do Médio Tiête formaram um novo consórcio de saneamento básico da região.

Região cria Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico
Foto do encontro em Sorocaba. AI.

O evento aconteceu no último dia 10/6, no câmpus da Universidade de Sorocaba (Uniso). Na oportunidade, o prefeito de Piedade, Geremias Ribeiro Pinto (PT) foi eleito, por unanimidade dos consorciados, presidente novo órgão.


Estiveram presentes os prefeitos de Porto Feliz, Cláudio Maffei (PT) – um dos principais impulsionadores da criação do Consórcio -; de Votorantim, Carlos Pivetta (PT); de Laranjal Paulista, Heitor Camarin (PT); de Salto, Geraldo Garcia (PDT); e de Ibiúna, Coiti Muramatsu (PV). As cidades de Sorocaba, Araçoiaba, Quadra, Tietê e Cabreúva mandaram representantes. O sociólogo Vicente Trevas, da Caixa Econômica Federal, bem como representantes do governo estadual, também compareceram.


O Cisab reúne cidades interessadas em agir conjuntamente em questões de saneamento básico, como distribuição de água potável, rede de esgoto, drenagem e coleta e tratamento de resíduos. Dos 34 municípios da bacia do Rio Sorocaba e médio Tietê, sete estão formalizadas o consórcio: Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Laranjal Paulista, Piedade, Porto Feliz, Salto e Votorantim.


Geremias Ribeiro Pinto disse que 18 cidades já assinaram o protocolo de intenções para entrar para o consórcio e parte delas aguarda a aprovação da lei nas respectivas Câmara Municipais. “Este é mais um desafio e juntos vamos conseguir muitos benefícios”, destaca. “Esperamos que todos os municípios participem do consórcio”, ressalta. O presidente da Cisab-SMT explica que o consórcio regula os investimentos e serviços de saneamento, além de possibilitar aos municípios acessos a recursos dos governos Estadual e Federal por meio de projetos em conjunto.


O consórcio também poderá fazer compras e contratações para mais de uma cidade, possibilitando a redução dos custos. Além do presidente, a diretoria do consórcio também ficou composta por outros dois profissionais de Piedade, César Tavares, na função de diretor técnico, administrativo e financeiro e Michel Xocaira, como diretor técnico operacional. A criação de consórcios como este é previsto na Lei Nacional de Saneamento.


Desenvolvimento regional


O deputado Hamilton Pereira parabenizou os prefeitos pela criação do Cisab-SMT. Para ele, cresce a cada dia o entendimento, em todas as cidades da nossa região, da necessidade de “pensarmos o desenvolvimento de forma integrada e regional. Não adianta apenas uma ou duas cidades se desenvolverem e outras ficarem para trás. O novo consórcio é um grande passo no sentido de avaliarmos e solucionarmos problemas comuns, que dizem respeito a toda a nossa região”.


Hamilton é o autor do Projeto de Lei Complementar 33/05, que cria a Região Metropolitana de Sorocaba. O PLC já foi aprovado em todas as comissões da Assembleia Legislativa e está pronto para ser votado no plenário da Alesp. Para isso, aguarda a entrada na Or


Sem comentários: