sexta-feira, 17 de junho de 2011



História do Conjunto Hospitalar de Sorocaba pode estar mudando
Deputado Estadual Hamilton Pereira PT
BLOG O MURAL: A fala do Companheiro Hamilton é bem a realidade que vive nossa saúde e pode como ele mesmo diz esta mudando que mudemos para melhor.

"A história do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, de décadas de descaso, pode estar mudando". Essa foi a manifestação do deputado estadual Hamilton Pereira (PT) ao tomar conhecimento dos 13 mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça Criminal de Sorocaba, voltados para funcionários do CHS. Os mandados de prisão resultam de uma investigação iniciada em setembro de 2010 sobre fraudes em licitações e pagamentos de plantões médicos que não eram cumpridos.

"A ação do Ministério Público e da Polícia Civil vem exatamente no sentido de combater um problema que atinge de forma muito séria o setor da saúde, que é o desvio e má aplicação dos recursos públicos", salienta Hamilton. Deflagrada na manhã desta quinta-feira (16/6), a ação foi batizada "Operação Hipócrates", em referência ao juramento feito pelos médicos antes de iniciar o exercício da profissão. Comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Grupo Antissequestro de Sorocaba (Gas), a investigação resultou no "esclarecimento de uma série de crimes cometidos por uma ‘quadrilha' instalada nas dependências do estabelecimento de saúde", segundo informações veiculadas pela imprensa local.


"Pelo próprio princípio do direito de defesa, gostaríamos de acreditar que as acusações não são verdadeiras, porém, seria uma irresponsabilidade muito grande do MP pedir a prisão de tantas pessoas, entre eles vários dirigentes, sem um embasamento sério que levasse a tal atitude", salienta Hamilton Pereira. De acordo com o Gaeco, a organização criminosa desviava verbas destinadas ao pagamento de plantões a servidores do Conjunto Hospitalar e direcionava-as para beneficiários que não cumpriam com as respectivas jornadas de trabalho. As investigações revelaram ainda a existência de funcionários fantasmas, a prática de falsificações diversas, estelionato e fraudes a licitações, com favorecimentos e direcionamentos de certames.


"Esperamos, enfim, que essa ação possa, inibindo esse tipo de ilicitude, encorajar a sociedade a acreditar que estamos mudando o rumo de uma história marcada por problemas que sempre fizeram como maior vítima a população de Sorocaba e região", observa o deputado. Também foram expedidos mandados de busca e apreensão para checagens nas residências dos investigados, no Conjunto Hospitalar de Sorocaba e em mais 11 hospitais situados na Capital e em Itapevi. Os trabalhos contam também com o apoio de Promotores de Justiça da Capital e de outros núcleos do Gaeco.


A primeira fase da "Operação Hipócrates" visou os principais envolvidos nos delitos. Uma segunda fase da mesma investigação determinará o número exato de médicos e outros profissionais da área de saúde que se beneficiaram do recebimento de verbas públicas destinadas à saúde e que são em número bastante significativo. A presença do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, é esperada em Sorocaba. Ele deve participar de uma coletiva à imprensa para detalhar a operação.


(com informações do Jornal Cruzeiro do Sul)

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sem comentários: