sexta-feira, 24 de junho de 2011

Globalização Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá.



BLOG O MURAL: Completam-se hoje dez anos da morte de um dos maiores – e mais desconhecidos – pensadores brasileiros: o geógrafo Milton Santos. Nascido na baiana Brotas de Macaúbas (a mesma onde morreu Carlos Lamarca), Milton fez-se doutor em Geografia pela Universidade de Strasburgo, mas sempre teve vínculo político – sempre sem filiações estreitas – com a esquerda brasileira. Isso lhe valeu um prisão domiciliar na ditadura e, depois, longos anos de exílio, lecionando mundo afora.

O MURAL presta sua modesta homenagem ao professor postando, aí em cima, o fantástico documentário produzido por Sílvio Tendler com Santos, poucos meses antes de sua morte. É uma belíssima obra, que nos abre olhos e cabeças sobre a globalização. Mas não apenas sobre o que se passou e o que se passa na economia, mas também como os novos processos tecnológicos se desdobra no mundo da comunicação que é parte inseparável do processo de inclusão.


Mesmo que você não possa assistir agora, deixe baixando e veja. É uma hora e meia que nos faz pensar e, hoje, sentir saudades de um homem gentil, inteligente e, sobretudo, capaz de olhar o processo de transformação do mundo com os olhos do lado de cá, vendo as coisas pelo ângulo oposto àquele que nos é mostrado, todos os dias.

Sem comentários: