quinta-feira, 16 de junho de 2011

PORTO FELIZ FOI A 1° CIDADE ABAIXO DE 50 MIL HABITANTES A ENTREGAR CASA DO MINHA CASA MINHA VIDA



BLOG O MURAL: O Governo Municipal entregou no domingo, 12, as primeiras 60 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, desenvolvido em parceria com o Governo Federal. Com isso, a cidade é a primeira do Estado de São Paulo a entregar unidades habitacionais para pessoas com renda de zero a três salários mínimos. A informação é do superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF) Sandro Vimer Valentini, presente na solenidade de entrega das chaves.




As 60 casas foram construídas no novo bairro Altos do Jequitibá, na antiga área do Engenho dos Bandeirantes, e teve investimento de R$ 1,471 milhão, incluindo a infraestrutura do local, num total de 2.240 metros quadrados de área construída. Do total, 31 casas são destinadas às famílias que residem em área da Cerâmica Soamim e outras 29 para famílias retiradas de áreas de risco e áreas afetadas por enchentes, que estão morando em casas alugadas pela Prefeitura.




Prefeito municipal fez a entrega das chaves para os futuros moradores e destacou a importância do evento. “O dia de hoje é muito especial. É um dia de muita felicidade já que estamos contemplando o sonho das pessoas”, disse às famílias. “Não tenham dúvidas que vocês vão morar em um dos melhores bairros da cidade, projetado e com um grande centro de lazer próximo com o estádio municipal, um campo para a comunidade e um ginásio”, complementou o prefeito.




O vice-prefeito Júlio César Bronze também participou da solenidade. “Estou orgulhoso de participar deste momento. É a vida de vocês que está mudando – e não apenas de endereço –, mas mudando de qualidade de vida”, discursou, lembrando da importância do ex-presidente Lula com a criação do programa Minha Casa, Minha Vida. “Somos os primeiros do estado a entregar essas casas, porque temos um Governo Municipal que segue a mesma linha do Governo Federal”, finalizou.




Já o superintendente regional da CEF Sandro Vimer Valentini parabenizou Governo Municipal pela entrega das casas. “Venho parabenizar a Prefeitura de Porto Feliz pela realização deste grande projeto. Porto Feliz é a primeira cidade do estado de São Paulo o programa Minha Casa, Minha Vida para famílias de zero a três salários mínimos e especialmente para municípios com até 50 mil habitantes. Estou aqui para testemunhar a administração deste município que permite a realização deste projeto. Se não fosse isso, se o prefeito não cuidasse das contas da cidade, não cuidasse do relacionamento dele com o Governo Federal não conseguiria trazer o programa para a cidade”, destacou.




O presidente da Câmara Roberto Brandão Rodrigues também discursou e lembrou das enchentes enfrentadas pelas famílias da Cerâmica Soamim. “Hoje vocês podem olhar para o céu e falar ‘está chovendo’ e isso é benção de Deus; quando estavam em situação de risco vocês olhavam para cima e tinham que acolher seu bebê, tinha que acolher as coisas senão iam acabar perdendo tudo. Mas hoje é uma nova realidade para vocês com as novas casas”, destacou.




Com a entrega das casas, Governo Municipal cumpre o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) proposto pela Promotoria de Justiça de Porto Feliz, que prevê a remoção das famílias da antiga área da Cerâmica Soamim, considerada de proteção ambiental. Nesta área, a Prefeitura providenciará o plantio de árvores para sua recuperação.




A entrega das chaves também foi acompanhada pelos vereadores Urias de Oliveira e Marco Antonio Campos Vieira. A solenidade contou ainda com a presença de diretores e servidores municipais e representantes da construtora Cartago.

Moradores agradecem




Durante a solenidade de entrega das casas, moradores agradeceram a administração municipal. O ex-morador da Cerâmica Soamim e beneficiário do programa Minha Casa, Minha Vida, Divino José de Oliveira comentou a aquisição da nova casa. “Foi ótimo receber a minha casa, estava pagando aluguel. É um sonho realizado. A Prefeitura cumpriu o compromisso que assumiu comigo”, declarou.




Já para a também ex-moradora da Soamim, Cristiane Aparecida Rodrigues receber a casa foi uma “uma benção já que não teria condições de financiar a própria casa”.




Outro beneficiário do projeto Márcio de Medeiros revelou sua felicidade. “Estou me sentido bem. Tenho três filhos, e agora tenho escola e posto de saúde próximos”, comentou.




Logo após a solenidade, algumas famílias já estavam providenciando o transporte dos móveis para as novas casas.

Sem comentários: