quarta-feira, 9 de maio de 2012

Lei regulariza feira de artesanato em Porto Feliz

Foto: Arquivo
BLOG O MURAL: O projeto de lei nº 136/2011, é de autoria do vereador Urias de Oliveira (PT), e foi aprovado na última sessão da Câmara dos Vereadores, 7 de maio.  Nele, as exposições de artesanato feitas por artesões porto-felicenses serão regularizadas: estabelece-se hora, dia e local para o evento.
Segundo o vereador, criar uma lei que defende e protege estas iniciativas de trabalho é como estimular o comércio local e incentivar o turismo. “Geramos renda para quem vive deste meio de trabalho”, defende.
Aqui, Urias conta como idealizou o projeto e os motivos por qual defende a causa. Confira!
Como surgiu o projeto sobre a implantação e regularização da feira de artesanato?
Quando conversava com algumas pessoas que vende artesanato na Praça da Matriz. Então notei que havia a necessidade de uma lei que protegesse esse trabalho.
No segundo passo, como foi idealizada a lei?
No dia em que descobri que uma lei seria o primeiro passo para que as pessoas pudessem se informar sobre este assunto... Aí com ajuda do poder público eles se organizariam e procurariam gregar mais valor ao trabalho.

É um projeto que estimula o comércio, de qual forma?
Sim, estimula e muito! Pois, a formalização trabalhista é uma forma de valorizar não só o trabalhador em sim, mas também gerar mais renda aos artesões.

Quem são os maiores beneficiados?
Muitas pessoas envolvem-se nesse ciclo: sem dúvida o artesão, os vendedores, os consumidores e a população em geral. Quando temos a venda de artes, consolidamos mais um diferencial para o turismo.
Foto: A. I. Câmara Municipal

Quando o projeto será colocado em ação?
Nesse estágio, é preciso que o município entenda que os grupos de artesões estejam preparados. Um processo um pouco mais burocrático, mas que já é oficial.

Como ele funcionará?
Será como uma cooperativa. Veja: será igual a uma cooperativa, mas não dependerá da disposição da prefeitura em preparar esse trabalhador. A pessoa apenas apoiará a si e com quem ele estiver organizado.

Qual a importância deste projeto para Porto Feliz, como cidade turística?
Ah, sem dúvida esse projeto de lei é de importância ímpar: ela fará com que os turistas permaneçam mais tempo na cidade, encontrem inúmeras opções de entretenimento. Assim, estarão consumindo produtos, se alimentando, estarão hospedados na cidade... Outro ponto é claro: divulgará, através deste artesanato, o nome da cidade em outras regiões.

Sugestões, dúvidas ou críticas, entre em contato: mandato_urias@hotmail.com

Sem comentários: