quarta-feira, 30 de maio de 2012

Casas do Jardim Vante serão regularizadas gratuitamente

Mais de 500 moradores compareceram a Escola Vilma para ouvir orientações.
Foto: A. I. Prefeitura
BLOG O MURAL: Na noite da última quarta-feira, 23 de maio, a prefeitura de Porto Feliz realizou uma reunião com moradores do Jardim Vante para apresentar o projeto de regularização fundiária, que será realizado no bairro a partir das próximas semanas. O evento contou com a presença de aproximadamente 500 moradores na quadra da Escola “Vilma Fernandes Antonio”.
O objetivo do projeto é regularizar as habitações e lotes existentes no Jardim Vante – tanto nas questões jurídicas quanto urbanística – garantindo o registro em cartório e as escrituras, sem custo algum aos moradores. O prefeito Cláudio Maffei (PT) participou do encontro e anunciou o início dos trabalhos. “Através de um projeto que apresentamos ao PAC II e que foi aprovado pelo Governo Federal, recebemos uma verba para realizar esse trabalho de regularização das casas e lotes do Jardim Vante. Hoje, estamos começando efetivamente esse serviço e apresentando a equipe que irá trabalhar no bairro com vocês”, disse o prefeito. O investimento destinado para a elaboração do projeto e para os serviços de assistência técnica é de R$ 702.000,00, provenientes da Secretaria Nacional de Habitação.
A diretora de Urbanismo, Isabel Battisti, falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura na área habitacional. “A regularização fundiária do Jardim Vante faz parte de um trabalho incessante deste governo para captar recursos para a habitação. Tivemos que colocar em prática diversas ações para chegar até aqui. Criamos o Conselho e Fundo Municipal de Habitação, além de desenvolver o Plano Municipal de Habitação, que nos deu informações importantes sobre quais são as necessidades do município”, detalhou a arquiteta.
Representantes da empresa Integra, vencedora do processo de licitação para execução do projeto em Porto Feliz, também compareceram à reunião e foram apresentados ao público. A empresa já havia trabalhado junto à prefeitura durante a elaboração do Plano Municipal de Habitação. “Contamos com a participação de todos os moradores para que recebam em suas casas as equipes da Integra. Eles passarão por todas as residências levantando informações importantes para regularizar a propriedade de vocês”, avisou Isabel. “É um projeto extremamente positivo, um ganho muito grande aos moradores do Jardim Vante, que levará mais tranquilidade a vocês e inclusive valorizará o imóvel”, finalizou. A previsão é de que aproximadamente 980 lotes sejam regularizados, contemplando mais de 1400 famílias.

Passo a passo
            A regularização fundiária do Jardim Vante será feita em três passos. O primeiro deles é o levantamento topográfico do bairro, quando serão coletados detalhes referentes às ruas, imóveis, lotes, escolas, etc. Todos os profissionais da empresa Integra estarão devidamente identificados. Para isso, os moradores devem permitir o acesso dos mesmos.
            O segundo passo é a selagem e cadastramento das famílias. Cada casa será identificada com uma numeração, por onde vão passar os visitadores da empresa com um questionário detalhado e fundamental para que os moradores respondam. Também será feita a verificação de documentos.
            A terceira etapa é a sistematização das informações por parte da empresa e da Prefeitura para dar andamento ao processo de regularização das casas e terrenos.
            Outras reuniões serão marcadas para atender e esclarecer dúvidas da população do Jardim Vante, além das visitas casa a casa e plantões de atendimento no CRAS do Jardim Vante.
Informações: (15) 3262-3666.

Fonte: A. I. Prefeitura

Sem comentários: