sábado, 16 de fevereiro de 2013

Sorocaba: Cidade tem 1ª morte por dengue hemorrágica

BLOG O MURAL:  Precisamos nos cuidar, pois Sorocaba tem 1ª morte por dengue hemorrágica, e o alerta as pessoas que estava na região onde a pessoa morava já chegou: qualquer sinal da doença as pessoas tem que correr contra o tempo, pois esse tipo de dengue é fatal e seu quadro de infecção mata muito mais rápido que a dengue comum. 


Prefeitura já trabalha com possibilidade do município enfrentar uma epidemia da doença neste ano


Carlos Araújo
carlos.araujo@jcruzeiro.com.br


A guerra contra a dengue entrou em nova etapa nesta sexta-feira (16) em Sorocaba. Além do crescimento do número de casos da doença, de 91 registros na semana passada para 132 nesta sexta-feira (aumento de 45%), a cidade foi surpreendida nesta sexta-feira pela primeira morte por dengue hemorrágica. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) e o secretário da Saúde, Armando Raggio, já trabalham com a possibilidade de o município viver uma epidemia de dengue. O número atual de casos é classificado como surto. A epidemia poderá ocorrer entre março e abril, quando há probabilidade de os casos de dengue atingirem mais de 600 registros - e que poderão chegar a 1.000 ou mais. Devido a toda essa expectativa, Pannunzio anunciou um conjunto de medidas para que o município se prepare para uma situação mais preocupante. Entre elas, está a ampliação do horário de atendimento de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais três horas - das 7h às 22h, ante o horário normalmente praticado das 7h às 19h.

O paciente que morreu por dengue hemorrágica era um garoto de 13 anos, morador do Jardim Brasilândia e estudava numa unidade da rede municipal de ensino. A identificação dele foi preservada a pedido da Secretaria da Comunicação (Secom) da Prefeitura. A nota divulgada pela Secom sobre a morte também não identifica o paciente.

O garoto foi atendido na tarde de terça-feira na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte com sintomas de gripe. Apresentava sintomas de lesão na mucosa, febre, palidez intensa e hematomas na pele. Feitos os exames, como hemograma e sorologia, o profissional de saúde que o atendeu registrou o caso como suspeita de dengue hemorrágica. Ele levou em conta o resultado alterado do hemograma combinado com os sintomas do paciente, que foi conduzido por volta das 19h à Santa Casa de Misericórdia - hospital de referência para esses casos na cidade. Na quinta-feira, o resultado da sorologia confirmou a dengue. O paciente ficou internado na Santa Casa e morreu no começo da madrugada desta sexta-feira.

Segundo a Prefeitura, a equipe da Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba foi nesta sexta-=feira à escola em que o garoto estudava para fazer a busca por criadouros do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti., e realizou a nebulização. Depois, segundo a Prefeitura, a equipe de Zoonoses executou as mesmas medidas no Jardim Brasilândia, bairro onde o adolescente residia. No entanto, o síndico do prédio onde morava o garoto, Paulo Roberto Cândido de Andrade, informou que a equipe da Zoonoses foi solicitada no local mas ela não compareceu e a informação que recebeu é de que não há previsão de quando isto ocorrerá.

Medidas de combate

O jornal oficial "Município de Sorocaba" publicou, na edição de desta sexta-feira (15), o Plano de Contingência para Combate à Dengue que cria ações, rotinas e protocolos para o atendimento dos casos suspeitos e confirmados da dengue. O decreto nº 20.451, datado de quinta-feira, enumera os procedimentos a serem tomados para adoção de medidas de vigilância sanitária e epidemiológicas, voltadas à contenção de dengue e ao controle de seu vetor.

Na tarde desta sexta-feira, Pannunzio anunciou as medidas em entrevista coletiva. Uma das medidas tomadas por ele será a ampliação do horário de atendimento nas UBSs, a partir do próximo dia 20. Quatro unidades vão funcionar das 7h às 22h (ante o horário normal das 7h às 19h e elas são as UBSs Márcia Mendes, Sorocaba 1, Cerrado e Simus, todas localizadas na Zona Oeste.

O decreto também autoriza o ingresso forçado dos agentes sanitários da Zoonoses nos imóveis particulares, em caso de recusa ou ausência do proprietário para abrir a porta, quando isso for fundamental para a contenção da doença ou do agravo à saúde. As imobiliárias serão obrigadas a permitirem o acesso aos agentes sanitários para vistoriar os imóveis da sua responsabilidade.

"Se necessário, com apoio da PM, da Guarda Civil Municipal e dos atiradores do Tiro de Guerra, os agentes da Zoonoses vão entrar nos imóveis para fazer a vistoria. Acredito que, com isso, teremos boas possibilidades para combater os criadouros da dengue na cidade", disse Pannunzio.

"É importante dizer que a Prefeitura não está esperando acontecer algo para correr atrás. Já estamos tomando todas as providências para minimizar o impacto dessa possível epidemia", comentou o prefeito. "Com a criação da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), vamos concentrar os serviços de limpeza da cidade em uma única pasta e isso vai ajudar bastante", completou.

Além de envolver as redes municipal e privada de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Vigilância Epidemiológica, Seção de Controle de Zoonoses, Pronto-Atendimentos (PAs), Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Lamac), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), hospitais públicos e privados e o Departamento Regional de Saúde (DRS-16), o planejamento inclui também as atribuições de vários setores de determinadas secretarias da Prefeitura, como fiscalização, limpeza e roçagem de terrenos, ações e programas educativos, entre outros. O plano envolve todas as secretarias municipais, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Polícia 

Todas as áreas

Todas as áreas da cidade já apresentam casos positivos da doença. A concentração do maior número de registros ocorreu nas áreas que abrangem bairros como Parque Vitória Régia, Parque das Laranjeiras, Vila Helena, Jardim Simus e Wanel Ville, conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela VE na segunda-feira.

"Estamos num surto epidêmico, com forte probabilidade de termos uma epidemia, entre final de março e início de abril", destacou Armando Raggio, secretário da Saúde. Por isso, é necessário que cada cidadão faça sua parte e elimine de sua casa todos os materiais que possam acumular água da chuva e, assim, possam ser criadouros do mosquito da dengue.

No caso de uma pessoa apresentar algum sintoma da dengue (como febre, vômito, dor no corpo, dor na cabeça ou dor atrás dos olhos), deve procurar a UBS mais próxima de sua residência. "O mais importante é se hidratar bastante e não se automedicar, pois isso pode até piorar o quadro do paciente", ressalta a médica Áurea Íscaro Andrade, coordenadora da área de Urgência e Emergência da SES.

Sem comentários: