quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Projeto que cria Classes Hospitalares vai à sanção do Governador

BLOG O MURAL:  De autoria do deputado Hamilton Pereira (PT), o projeto tem o objetivo de regularizar o atendimento escolar em hospitais estaduais e municipais de São Paulo.
Ampliar
Projeto que cria Classes Hospitalares vai à sanção do Governador
Segue para sanção do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o Projeto de Lei nº 1126, de 2003, que institui as "Classes Hospitalares" nos hospitais participantes do Sistema Único de Saúde. De autoria do deputado estadual Hamilton Pereira (PT), o projeto tem o objetivo de regularizar o atendimento escolar em hospitais estaduais e municipais de São Paulo. O relatório final foi publicado no Diário Oficial do Poder Legislativo no último dia 8/2.
Na justificativa do projeto, o parlamentar explica que a classe hospitalar é uma das modalidades da chamada "educação especial", destinada a pessoas que precisam de métodos e recursos educativos diferenciados. Em 2003, quando o mesmo foi apresentado, as classes hospitalares funcionavam em apenas 2% dos quase quatro mil hospitais existentes no País, por iniciativas individuais de voluntário que ofereciam atendimento escolar para crianças que necessitam passar grande parte da infância hospitalizada.
Ainda segundo o projeto, o funcionamento das classes hospitalares já está determinado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e sua importância já foi reconhecida no documento "Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados", aprovado em 1995 pelo Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgão ligado ao Ministério da Justiça.
Em outros Estados brasileiros, já foram aprovados projetos semelhantes ao do parlamentar sorocabano. Em Santa Catarina, por exemplo, possui desde 2006 a Lei nº 13843 que, além de uma sala de aula própria para o Atendimento Escolar nos hospitais vinculados à Secretaria de Saúde, o acompanhamento também é oferecido individualmente nos leitos aos que necessitam de mais cuidados. Segundo dados da Secretaria de Educação de Santa Catarina, em 2011 foram atendidos 14.349 crianças e adolescentes.
Na ordem do dia desde 2004, o projeto de lei foi aprovado em 20 de dezembro de 2012 e, desde então, aguardava nova redação para ser encaminhado ao Executivo. Para Hamilton, a Classe Hospitalar é muito importante às crianças hospitalizadas que, além da impossibilidade de integração em salas de aula, precisam de também de apoio para o enfrentamento do ambiente do hospital. "Esperamos que o Governador se sensibilize com a causa, aprove e execute esse programa em todos os municípios do Estado o quanto antes", afirmou o parlamentar.
Fonte: Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Alckmin veta projeto que melhora segurança pública

BLOG O MURAL: Governador rejeita projeto de lei do deputado Edinho Silva aprovado em dezembro que cria conselhos de segurança pública:
 Por Assessoria de Imprensa deputado estadual Edinho Silva Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013



Projeto de lei do deputado Edinho Silva, que institui o Conselho Estadual e os Conselhos Regionais de Segurança Pública e Cidadania em São Paulo, e que foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, foi vetado integralmente pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). O veto foi publicado na edição da última quinta-feira (21/02) sob a justificativa de inconstitucionalidade. O autor do projeto afirma que tentará, com o apoio da sociedade, derrubar o veto. E afirma ser atribuição do Legislativo a criação de conselhos.

Edinho Silva criticou a decisão do governador: “Infelizmente, a população do Estado de São Paulo perde a chance de participar ativamente das soluções para os problemas que a afligem, como a segurança pública; é um absurdo esse veto em momento onde a sociedade está exposta aos desmandos da criminalidade", afirmou. O deputado lembrou que a lei, aprovada em dezembro pela Assembleia, foi elaborada após várias consultas junto a comunidade paulista, autoridades e especialistas em segurança pública. Exatamente para evitar o vício de iniciativa, o projeto de lei não impõe ao governo do Estado a criação do Conselho, e nem tampouco gera qualquer despesa, mas autoriza ao Executivo a criação. “É uma decisão lamentável, sobretudo no momento em que a segurança pública vive sua pior crise no Estado de São Paulo e a sociedade pode se envolver na construção de políticas públicas", reitera o parlamentar.

No ano passado foram registrados 4.833 homicídios dolosos (intencionais) no Estado, de acordo com a própria Secretaria de Segurança Pública (SSP). Isso representa 11,4 assassinatos a cada 100 mil habitantes, um crescimento de 15,2% em relação a 2011, quando houve 4.194 homicídios dolosos em território paulista. Entre os mortos estão pelo menos 92 policiais executados pelo crime organizado. Somando-se os homicídios culposos (sem intenção de matar), o total de vítimas no Estado chegou a 5.202. Para o parlamentar, quem conhece o Estado de SP sabe que o restabelecimento da segurança entre a população paulista passa pela adoção de políticas focadas nos muitos perfis que a violência tem no Estado. “É claro que temos problemas generalizados, como o consumo de drogas e suas consequências; e um índice inaceitável de homicídios, entre outros que estão todos os dias na mídia e na vida das pessoas, mas há especificidades nas regiões e por isso não dá para combatê-los de forma igual”, afirma Edinho.

Prevenção e inteligência O noticiário da imprensa regional mostra muita diversidade de crimes sofridos pela população. Por exemplo, na região de Campinas há uma preocupação especial com o furto e roubo de veículos, com o registro de latrocínios; na região de Araçatuba, os assaltos são preocupantes. Em Araraquara são os assaltos a residência que ocorrem com maior frequência. “Por isso entendemos que os Conselhos são espaços para que a sociedade participe da discussão e apresentação de propostas. Podem tornar-se instrumentos de organização e uma resposta para a crise enfrentada pelo povo paulista”, enfatiza Edinho.

Membro da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia, Edinho afirma que a segurança pública deve ser encarada como um desafio não só do Estado, mas também da sociedade civil. A Constituição Federal reforça a importância da participação popular ao estabelecer, no artigo 144, que a segurança pública é ao mesmo tempo um direito e responsabilidade de todos. A atuação da comunidade também é premissa do Conselho Nacional de Segurança Pública, que reforça a importância dos Conselhos Estaduais e sua interlocução com o órgão federal. “Nesse sentido, causa ainda mais estranheza o veto do governador. Como admitir que Estado da importância de São Paulo – com tradição na criação de
Conselhos de Direitos – não tenha ainda um Conselho Estadual de Segurança Pública. Agora, vamos trabalhar pela derrubada desse veto”, acrescenta. Muitos Estados já contam com conselhos atuantes como Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Pará.

Entenda o projeto O Conselho Estadual de Segurança Pública e Cidadania seria composto por representantes das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, membros da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, Secretaria de Assuntos Penitenciários e Secretaria de Segurança Pública. Também contaria com a participação de membro indicado pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, cinco membros dos Conselhos Regionais de Segurança, da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, representantes de entidades de trabalhadores da área e organizações da sociedade civil que atuam na área de Justiça Criminal. De acordo com o projeto de lei, o principal objetivo era colaborar com a elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública, respeitando as normas internacionais e nacionais de direitos humanos, além de promover e fomentar debates sobre políticas preventivas, a troca de experiências e a integração entre órgãos, elaborar e divulgar anualmente um diagnóstico da Segurança Pública no Estado de São Paulo, entre outras atribuições.

Já os Conselhos Regionais de Segurança e Cidadania deveriam obedecer à divisão geográfica dos Comandos de Policiamento da Capital, da Região Metropolitana e do interior da Polícia Militar. Seriam compostos por membros das Polícias Estaduais, bem como entidades de trabalhadores na área de segurança, assuntos penitenciários e medidas socioeducativas, membros dos Conselhos Comunitários e Municipais de Segurança e sociedade civil. Para Edinho, há uma completa desorganização do modelo de segurança pública no Estado de São Paulo, que se reflete no aumento dos indicadores de criminalidade, bem como no sentimento de insegurança que paira sobre a população no território paulista. “A criação do Conselho de Segurança seria um passo decisivo para começarmos a mudar essa grave situação, vamos lutar muito pela derrubada desse veto e conto com o apoio da sociedade para isso”, salienta.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Os 10 anos de PT no poder, por Mino Carta.

BLOG O MURAL: A análise dos 10 anos de governo do PT por Mino Carta em editorial da revista Carta Capital.  
Discrepância. Os governantes foram fiéis aos planos iniciais. O partido nem tanto
Partido e governo
A ideia do PT já se fixava na cabeça de Lula quando o entrevistei pela primeira vez no começo de 1978. Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, representava a vanguarda de um movimento operário em plena mudança. A reforma partidária engendrada pelo Merlin do Planalto, Golbery do Couto e Silva, na segunda metade de 1979, facilitou-lhe a tarefa.
Discrepância. Os governantes foram fiéis aos planos iniciais. O partido nem tanto. Foto: B. Salgado/ Estadão Conteúdo

Singular personagem, Golbery. Única, a seu modo. Fiel do maniqueísmo da Guerra Fria, inventou a ideologia destinada a sustentar o golpe de 1964, estranhamente impregnada por um pretenso, e de fato impossível, propósito democrático. Foi retirado da cena com o fim do curto mandato bienal de Castelo Branco, e só voltou ao governo no período de Ernesto Geisel. Partiu para a demolição do regime que contribuíra a criar, “lenta, gradual, porém segura”, sem que o próprio Geisel tivesse clara noção a respeito.
Enredo singular como a personagem. Mantido na chefia da Casa Civil por Figueiredo, Golbery deu prosseguimento ao seu plano, primeiro com uma anistia ardilosa que não foi “ampla, geral e irrestrita”, depois com a reforma partidária, cujo objetivo era estilhaçar a oposição reunida no MDB do doutor Ulysses, subitamente capacitado a se aproveitar daquelas pretensões democráticas e, a despeito de pressões, ameaças e riscos, a desempenhar um digno e importante papel.
De todo modo, a entrevista de Lula publicada na edição da primeira semana de fevereiro de 1978, deixou Golbery impressionado e muito interessado nos movimentos do astro nascente. Quando Lula ficou preso durante a greve do ABC de 1980, nas dependências do Dops, o mago planaltino enviou a São Paulo dois cavalheiros engravatados com a incumbência de entrevistar o preso no tom de uma conversa de amigos, peripatética, mas sutilmente inquisitiva. Apresentavam-se como subordinados do “cacique”, não melhor especificado, e queriam saber das ideias e tendências políticas do líder metalúrgico.
Golbery sairia do governo em agosto de 1981, em consequência das bombas do Riocentro e da tentativa de Figueiredo e de Octavio Medeiros de emperrar, se possível de vez, o processo de abertura. Da reforma eleitoral resultaram o PMDB de Ulysses, o PP de Tancredo Neves, o PDT de Brizola, a quem a legenda tradicional, PTB, fora sumariamente furtada para ser entregue a Ivete Vargas. E o PT de Lula, que dia 20 deste fevereiro celebrou dez anos de governo.
Longa caminhada, de êxito total. A busca do poder é o alvo de qualquer partido e se eleições fossem convocadas hoje, é mais do que certo que o PT continuaria folgadamente onde se encontra. Como dizia Raymundo Faoro, “eles querem um país de 20 milhões de habitantes e uma democracia sem povo”. Referia-se aos senhores da casa-grande. O governo Lula e agora o de Dilma Rousseff empenharam-se e se empenham para que os milhões se multipliquem às dezenas. E, quanto ao eleitorado, colhem os frutos de sua ação.
É do conhecimento até do mundo mineral que o Brasil progrediu nos últimos dez anos como jamais se dera na sua história, e fique claro que na sua desfaçatez, na sua parvoíce, na sua hipocrisia, a mídia nativa situa-se, queira ou não, em estágio anterior ao mundo mineral. Quem sabe, o magma primevo.
Não evito a seguinte consideração. Uma peculiar discrepância instala-se, na minha visão, entre partido e governo. O PT nasceu à sombra de um ideário político de franco esquerdismo, afinado com os tempos, no Brasil e no mundo. Sobretudo no Brasil, entregue à ditadura. Ao amadurecer, o partido soube adaptar-se às mudanças globais. Hoje pergunto aos meus meditativos botões se os avanços dos últimos dez anos se devem ao PT ou aos governos Lula e Dilma.
Governos do PT? Meus botões não são de cautelas, afirmam: mérito dos governantes, além do mais forçados a alianças nem sempre aprazíveis, a bem da governabilidade. Lula, divisor de águas. Dilma, firme continuadora. À época do surgimento do PT, imaginei um grande, versátil, inteligente partido de esquerda, capaz de produzir mudanças profundas sem maiores conflitos, como se deu em outros cantos do mundo, onde anéis saem dos dedos graúdos somente sob pressão.
O PT não foi essa agremiação ideal, e muitas vezes portou-se como as demais. E muitas vezes ofereceu munição de graça à feroz obsessão da casa-grande. E muitas vezes exibiu inúteis divergências intestinas, a lhe exibirem a fragilidade, quando não a má-fé. E muitas vezes levou a cargos de governos quem não merecia. É a voz dos meus botões.
Leia mais artigos de Mino Carta: www.cartacapital.com.br

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Ana do Carmo aprova projeto de assistência psicológica e social em escolas estaduais

foto: Ass imprensa












BLOG O MURAL: Após cinco anos de discussão, a Assembléia Legislativa aprovou na última quarta-feira (19) mais um projeto de lei da Deputada Estadual Ana do Carmo. O texto, de 2007, autoriza a implantação de profissionais das áreas de Psicologia, Psicopedagogia e Assistência Social em cada escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio do estado. A aprovação ocorreu por meio de acordo de lideranças da Casa.

Segundo a Deputada, a apresentação do projeto à Casa ocorreu devido à necessidade de apoio complementar ao currículo escolar. “A nossa intenção é dar ao aluno um apoio em situações que podem vir de casa, como problemas com familiares, ou mesmo de convívio entre os colegas de sala”, afirmou a deputada Ana. Ela complementou, “a necessidade de implantação dos profissionais citados no projeto de lei foi acentuada nos últimos anos devido aos crescentes casos de violência em âmbito escolar e entorno das escolas” continuou a Deputada.

“Hoje um aluno está sujeito a tudo em uma escola estadual, principalmente com essa onda de violência. Por isso insistia na necessidade de aprovação do projeto”, completou. Com o sinal verde da Assembléia, o texto segue para o Palácio dos Bandeirantes, onde deve, dentro em breve, contar com o aval do Governador para ser implementado em todo o ensino estadual paulista.

Agora, a preocupação, segundo a Deputada Ana do Carmo, é ter o sinal verde de Geraldo Alckmin. “Espero que haja bom senso. É um projeto de extrema importância para todo o estado. A Educação também depende desse apoio”, disse Ana do Carmo.    
Movimento – antecipando-se a uma possível negativa de Geraldo Alckmin ao projeto, a Deputada Estadual Ana do Carmo iniciou um movimento contra o veto ao texto. Em contato com entidades de classe representantes de assistentes sociais, psicólogos e psicopedagogos, o mandato da parlamentar criou uma petição pública em defesa do projeto de lei.

“Nós queremos que as pessoas que fazem parte do convívio escolar, sejam alunos, professores ou até mesmo os profissionais que são o alvo do projeto, estejam ciente da importância dessa medida. Dizer não ao projeto é virar as costas para o ensino dos nossos filhos”, disse a deputada.

A petição pública pode ser acessada pelo endereço  http://www.peticaopublica.com.br/?pi=PL442. Além do movimento virtual, Ana do Carmo articula junto às associações e sindicatos de psicopedagogos, psicólogos e assistentes sociais um ato popular, a ser realizado ao longo do semestre.   

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Padre é preso por dirigir embriagado















BLOG O MURAL:  A nova Lei Seca, que proíbe a ingestão de qualquer quantidade de álcool pelos motoristas, causa dúvidas em padres. Conforme a liturgia da Igreja Católica, durante a celebração das missas, os religiosos devem tomar goles de vinho. A lei seca é para todos até padre esta sendo preso, mas não é porque bebeu vinho na liturgia, foi mesmo preso porque estava bêbado e dirigindo...



Tatiana Cavalcanti e Folha de S.Paulo
do Agora
Um padre foi preso anteontem sob a suspeita de dirigir embriagado em Guarulhos (Grande SP).
Segundo a Polícia Civil, o bafômetro apontou que ele dirigia após beber quase 19 vezes o limite permitido pela lei seca.
Segundo a polícia, o padre dirigia um CrossFox por uma avenida, às 15h30, quando subiu na calçada e bateu numa moto da Guarda Civil Municipal, que estava parada.
O padre, de 39 anos, chamou a PM. Ele e um guarda-civil foram à delegacia.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Senado aprova regulamentação da profissão de comerciário


BLOG O MURAL: O Senado deu um passo importante na carreira dos comerciários do país, pois acabaram de aprovar a nova lei que regulamenta essa profissão, e que é muto utilizado no mercado informal. Veja a matéria abaixo feita pela revista Brasil de Fato:
 da Redação
Na última quarta-feira (20), o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 115/2007, que prevê a regulamentação da profissão de comerciário. A aprovação no plenário da Casa foi unânime e em caráter definitivo. Agora, o texto segue para a sanção presidencial.
O PL, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), determina uma jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 semanais para os trabalhadores do comércio e permite jornadas diárias de seis horas em caso de turnos de revesamento, desde que não ocorram perdas na remuneração e que o mesmo empregado não seja utilizado em mais de um turno de trabalho.
O texto também estabelece que horários diferenciados – como, por exemplo, do trabalho aos domingos – sejam pactuados em convenções coletivas. A proposta ainda obriga que empresas e trabalhadores contribuam com as entidades sindicais, de acordo com normas a serem estabelecidas em assembleias da categoria, e oficializa o dia 30 de outubro como o Dia do Comerciário.
Tramitação
Apesar de ser uma das profissões mais antigas, o trabalho no comércio não possui uma legislação específica em vigor. Por isso, de acordo com pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), os comerciários chegam a trabalhar em média 53 horas semanais.
O PL 115 tramita no Congresso Nacional desde 2007. Ele foi aprovado inicialmente no Senado e enviado para exame na Câmara dos Deputados. Como os deputados acrescentaram três emendas ao texto, o projeto retornou ao Senado, onde foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais em dezembro de 2012. Desde então, aguardava votação no plenário da Casa.
Foto: Wilson Dias/ABr

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Polícia Federal de Sorocaba, SP, prende sexto integrante de quadrilha

BLOG O MURAL: Bando trafica drogas e conta com participação de policiais civis. Apreensão foi feita nesta segunda-feira (18).
Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Droga e dinheiro apreendidos estão na PF em Sorocaba, SP (Foto: Divulgação PF)Droga e dinheiro apreendidos foram levados à
sede da PF, em Sorocaba (Foto: Divulgação PF)
Mais uma pessoa foi presa pela Polícia Federal de Sorocaba (SP), nesta segunda-feira (18), no caso que envolve a participação de policiais civis com o tráfico de drogas. Com essa prisão, a Polícia Federal já deteve seis pessoas.
Segundo a PF, o suspeito tem envolvimento com os traficantes presos no último sábado (16), quando cinco homens foram detidos. Entre eles estavam três policiais civis - dois do Denarc de São Paulo e um investigador de Sorocaba. Durante as prisões, a polícia apreendeu com eles 308 quilos de cocaína.
Há um ano, a Polícia Federal investigava a ligação de traficantes colombianos e bolivianos com traficantes da região de Sorocaba. Durante as investigações, surgiu a suspeita da participação de policiais civis no desvio de drogas apreendidas do Denarc.
A PF descobriu também que os policiais faziam a escolta dos traficantes para que não fossem parados pela fiscalização e chegavam até a simular apreensões. Ainda de acordo com a Polícia Federal, os policiais pegavam parte da droga, registravam a ocorrência em uma quantidade menor e relatavam que os traficantes tinham fugido. As investigações continuam
.

Aposentados podem pedir revisão de renda

foto google.

















BLOG O MURAL: O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, por 6 votos a 4, que os aposentados podem pedir revisão de benefícios concedidos para obter renda melhor. A revisão pode ser solicitada desde que o marco temporal esteja entre a data do direito adquirido à aposentadoria e o momento que ela foi requerida, ainda que nenhuma nova lei tenha sido editada no período. Os ministros analisaram o caso de um beneficiário que poderia ter se aposentado em 1979, mas que continuou trabalhando até 1980.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Empregos na região de Sorocaba.
















BLOG O MURAL: Pilar do Sul, informações PAT.
40 TRABALHADORES RURAIS (para colheita e embalagens de frutas);
20 AUXILIARES DE PRODUÇÃO (Masculino, para Sorocaba);
02 ATENDENTES DE BALCÃO (masculino, com experiência);
01 COZINHEIRA – meio período (Feminino, com experiência);
01 GARÇONETE (feminino, com disponibilidade para trabalho noturno);
01 MECÂNICO GEOMETRISTA - ALINHAMENTO (masculino, com experiência em área mecânica);
01 REGULADOR DE INJETORA (masculino, com experiência);
01 SERRALHEIROS (masculino, com experiência);
01 AUXILIAR DE ENFERMAGEM (feminino, com experiência e disponibilidade de dormir no local);
01 CABELEIREIRO (com disponibilidade de horário);
01 MANICURE (com disponibilidade de horário);
01 INSTRUTOR DE INFORMÁTICA (Com experiência na área);
01 MOTORISTA DE CAMINHÃO (masculino, CNH D, com experiência – para carga de lenha);
01 OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS (Masculino, CNH B, carga e descarga de mercadoria;
02 AZULEJISTAS (Masculino, com experiência);
05 PEDREIROS (Masculino, com experiência);
02 CARPINTEIROS (Masculino, com experiência);
01 ARMADOR (Masculino, com experiência);
01 EMPREGADA DOMÉSTICA (Feminino, com referências – em cozinha);
01 TRABALHADOR RURAL (Família p/ cultivo de plantas – morar no local – C/ experiência);
03 ATENDENTES DE BALCÃO (Experiência, fundamental completo);
01 OPERADOR DE CAIXA (Feminino - ensino médio e com experiência);
01 OPERADOR DE CAIXA (Masculino, com disponibilidade de horário e experiência);
01 AUXILIAR DE LIMPEZA (Feminino, com disponibilidade de horário);
02 ATENDENTES / DEMONSTRADOR DE MERCADORIAS (Feminino - ensino médio, experiência em atendimento);
01 FARMACEUTICO (Superior completo);
02 MOTOBOY (CNH A, com experiência).

ATENÇÃO: O PAT ESTÁ OPERANDO COM O SISTEMA SINE/MTE (Sistema Nacional de Emprego/Ministério do Trabalho) . Portanto as pessoas interessadas na vaga de trabalho, deverão comparecer ao PAT, com todos os documentos: RG, CPF, CTPS e PIS. Todos os empregadores que tem CEI ou CNPJ poderão fazer uso do Sistema de Emprego.

Mandato em ação: Devanir, Alkimin e Haddad discutem projetos para o Estado e Cidade de São Paulo

Foto: Encontro com a bancada de deputados federais de sp com o prefeito Haddad e o governador Alckmin (19/02/2013)




















BLOG O MURAL: O Deputado Federal Devanir Ribeiro, coordenador da Bancada Paulista reuniu hoje o Governador do Estado Geraldo Alckmin e o Prefeito Fernando Haddad, junto com a Bancada para discutirem temas comuns de interesse e acordo entre os dois governos. Entre eles a questão do veto dos royalties do petróleo - favoráveis ao veto da Presidente para que este valor possa ser investido em Educação; a questão da Compra Eletrônica; a rolagem da dívida do Estado e dos Municipios; o ISS, entre outros. Além destes, a questão do Fundo de Participação do Estado - FPE. Essas e outras questões estiveram no cardápio desta manhã e pautarão outros encontros que deverão ocorrer no próximo período.

APROVADA MP QUE AMPLIA A DESONERAÇÃO DA FOLHA

BLOG O MURAL:  APROVADA MP QUE AMPLIA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Número de motociclistas mortos em SP subiu 18% em dois anos

foto google.com













BLOG O MURAL: O número de motociclistas mortos em SP subiu 18% em dois anos --saltou de 1.479 em 2009 para 1.721 em 2011, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. Os gastos com internações tiveram aumento de 76% e chegaram a R$ 27 milhões.

O ranking de duas cidades, o número de internações quintuplicou. Em Araçatuba, elas saltaram de 81 para 439; em Presidente Prudente, de 109 para 577. O único município pesquisado que registrou queda foi Barretos, de 134 para 116. A Grande São Paulo passou de 7.200 para dez mil internações.

Mas o pior é que em outra constatação feita pelo levantamento é: os acidentes estão "cada vez mais violentos" por causa da imprudência e do excesso de velocidade, segundo a médica Julia Greve, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas.

A Matrix dominadora do Itaú e da Globo: agora com Marina Silva


Militantes são credenciados no encontro nacional do partido de Marina.
Organização empresarial feita por bilionária do Grupo Itaú.
Negação da luta política lembra a dominação mostrada no filme Matrix.

BLOG O MURAL: A Rede da Marina Silva para amarrar você no sistema útil para os oligopólios e os grandes empresários e com isso achar que estará vendo o novo, mas na verdade é o mesmo do PSDB, DEM, PPS e seus ramais só com uma roupagem nova. Veja a análise do jornalista político Zé Augusto do blog amigos do presidente Lula.

Nada decepciona mais nesse partido da Marina Silva do que a negação da luta política dos mais fracos e da pregação ao conformismo submisso aos mais fortes.

É a "utopia sonhática" do Itaú, da Globo, do bilionário neoliberal dono da Natura. É a sustentabilidade reacionária e conservadora. Os bilionários mandam, eles são os "sábios" conselheiros, orientadores e ideólogos de um hipotético governo, cuja REDE Marina se encarregaria de manter conectados os brasileiros, obedientes à ordem dominadora moldada por eles. Todos conformados, igual aos dominados no filme Matrix. Semelhante aos primeiros 502 anos da história do Brasil.

Cito o banco Itaú, especificamente, porque uma das principais caciques do partido de Marina é Maria Alice Setúbal, herdeira e acionista do império Itaú. Segundo o "site" na internet, sua função no partido é "mobilização de recursos".

Não deixa de ser curioso que os recursos mobilizados são laranja, a cor de fundo usada nas placas e propagandas do Banco Itaú.

Irresistível não comparar com a dominação de Matrix, quando vemos a foto de militantes enfileirados para serem credenciados em guichês com placas laranjas (foto acima), por atendentes uniformizadas de blazer preto com camisa laranja (a cor do Itaú, de novo). Parece que as atendentes estão plugando um a um à dominação da Matrix do Itaú.

Muito além da comparação com o filme, o mais grave é querer esvaziar a luta política como instrumento dos cidadãos conquistarem melhorias de vida.

O discurso de Marina é recheado de frases de efeito sempre puxando para um suposto "novo jeito de fazer política", "acima da esquerda e direita", "não é oposição, nem situação", "resgatar a ética", "não tem movimentos sociais por trás", "não fuma, nem bebe" e blá-blá-blá para ser politicamente correto, agradar a todos e não desagradar ninguém. Luta política que é bom, e que obriga a escolher lado, nada.

É o discurso que a Globo e o Itaú gostam. É discurso da desconstrução e criminalização da luta política que bate de frente com seus interesses.

É o discurso que busca dominar a chamada nova classe média, buscando convencê-la a se desiludir com a luta política que a levou a conquistar o que tem, e votar alienada, igual vota no paredão do BBB, em quem acha mais bonzinho, mais simpático, mais bonitinho. Na luta política, do jeito que está, a Globo sabe que não vence mais, então o negócio é esvaziá-la. E que tristeza ver Marina Silva fazendo esse serviço.

A REDE Matrix da Marina está mandando às favas a luta política do enfrentamento contra a má distribuição de riquezas e injustiça social.

O Banco Itaú fica mais "sustentável" quando a clientela faz tudo pela internet e deixa de ir na agência, deixa de imprimir papel. Mas esse ganho de produtividade, esvaziando as agências, o banco não compartilha com seus trabalhadores, mandando-os para o olho da rua, mesmo com lucros estratosféricos.

A boa luta política é brigar por leis que reduzam a jornada de trabalho em vez de demitir, se a empresa teve ganho de produtividade e tem lucros suficientes para manter a mão de obra. Ou pelo menos, quem pode mais e desemprega só para lucrar mais, tem que pagar mais impostos necessários a gerar novos empregos.

De nada adianta abraçar árvores, financiar ONG's, se a empresa joga pessoas no desemprego só para aumentar mais ainda os lucros de acionistas. Esse egoísmo é uma forma de poluir a qualidade de vida na sociedade, com o empobrecimento de pessoas, a desestruturação de lares, de famílias, que o desemprego provoca, muitas vezes. E para acabar com esse egoísmo é preciso luta política. Os partidos políticos são os instrumentos desta luta para mudar leis.

A grande luta política no Brasil ainda é o combate à desigualdade para elevar brasileiros pobres para um padrão de vida de classe média. E essa REDE Matrix de bilionários em torno da Marina tem uma agenda pragmática oposta, como, por exemplo, lutam para pagar menos impostos, mesmo com lucros exorbitantes, condenam verbas para programas sociais, pregam arrocho de salários e aposentadorias para ter mais lucros ao pagar menos para manter a Previdência, pregam cortar direitos trabalhistas para poder demitir mais fácil e mais barato. Pregam a privatização e redução de serviços públicos, essenciais para quem não tem condições de pagar.

É luta contra tubarões, que enfrentamos e que produz baixas do nosso lado. Novidade na política é concluir o ciclo dessa luta e conscientizar aqueles que estão plugados na Matrix de dominação da Globo e do Itaú a se libertarem das amarras.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Mara Melo a prefeita de Araçoiaba recebe o deputado Hamilton


Ampliar
Prefeita de Araçoiaba recebe deputado Hamilton
BLOG O MURAL: O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) esteve, nesta sexta-feira (15/2), em Araçoiaba da Serra conversando com a prefeita Mara Melo (PT). O parlamentar tem visitado os municípios da região e colocado seu mandato à disposição dos novos gestores.


Segundo Hamilton, esses encontros com prefeitos e vereadores têm ajudado a fazer um diagnóstico sobre as principais demandas das cidades. Ele contou também que tem articulado na Assembleia Legislativa de São Paulo a liberação de emendas aprovadas, porém não liberadas aos municípios. "Em Araçoiaba mesmo, temos diversas emendas apresentadas a Orçamentos de anos anteriores e que ainda estão pendentes", afirmou.

Mara Melo falou sobre a experiência de ser prefeita e suas ações à frente do Executivo de Araçoiaba. Explicou que nesses primeiros meses de mandato sua meta é "planejar, captar recursos e colocar a casa em ordem". "Vejo hoje que ser prefeito é o melhor laboratório do mundo para mudar a vida das pessoas, e é isso que vamos fazer", garantiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Sorocaba: Cidade tem 1ª morte por dengue hemorrágica

BLOG O MURAL:  Precisamos nos cuidar, pois Sorocaba tem 1ª morte por dengue hemorrágica, e o alerta as pessoas que estava na região onde a pessoa morava já chegou: qualquer sinal da doença as pessoas tem que correr contra o tempo, pois esse tipo de dengue é fatal e seu quadro de infecção mata muito mais rápido que a dengue comum. 


Prefeitura já trabalha com possibilidade do município enfrentar uma epidemia da doença neste ano


Carlos Araújo
carlos.araujo@jcruzeiro.com.br


A guerra contra a dengue entrou em nova etapa nesta sexta-feira (16) em Sorocaba. Além do crescimento do número de casos da doença, de 91 registros na semana passada para 132 nesta sexta-feira (aumento de 45%), a cidade foi surpreendida nesta sexta-feira pela primeira morte por dengue hemorrágica. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) e o secretário da Saúde, Armando Raggio, já trabalham com a possibilidade de o município viver uma epidemia de dengue. O número atual de casos é classificado como surto. A epidemia poderá ocorrer entre março e abril, quando há probabilidade de os casos de dengue atingirem mais de 600 registros - e que poderão chegar a 1.000 ou mais. Devido a toda essa expectativa, Pannunzio anunciou um conjunto de medidas para que o município se prepare para uma situação mais preocupante. Entre elas, está a ampliação do horário de atendimento de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais três horas - das 7h às 22h, ante o horário normalmente praticado das 7h às 19h.

O paciente que morreu por dengue hemorrágica era um garoto de 13 anos, morador do Jardim Brasilândia e estudava numa unidade da rede municipal de ensino. A identificação dele foi preservada a pedido da Secretaria da Comunicação (Secom) da Prefeitura. A nota divulgada pela Secom sobre a morte também não identifica o paciente.

O garoto foi atendido na tarde de terça-feira na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte com sintomas de gripe. Apresentava sintomas de lesão na mucosa, febre, palidez intensa e hematomas na pele. Feitos os exames, como hemograma e sorologia, o profissional de saúde que o atendeu registrou o caso como suspeita de dengue hemorrágica. Ele levou em conta o resultado alterado do hemograma combinado com os sintomas do paciente, que foi conduzido por volta das 19h à Santa Casa de Misericórdia - hospital de referência para esses casos na cidade. Na quinta-feira, o resultado da sorologia confirmou a dengue. O paciente ficou internado na Santa Casa e morreu no começo da madrugada desta sexta-feira.

Segundo a Prefeitura, a equipe da Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba foi nesta sexta-=feira à escola em que o garoto estudava para fazer a busca por criadouros do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti., e realizou a nebulização. Depois, segundo a Prefeitura, a equipe de Zoonoses executou as mesmas medidas no Jardim Brasilândia, bairro onde o adolescente residia. No entanto, o síndico do prédio onde morava o garoto, Paulo Roberto Cândido de Andrade, informou que a equipe da Zoonoses foi solicitada no local mas ela não compareceu e a informação que recebeu é de que não há previsão de quando isto ocorrerá.

Medidas de combate

O jornal oficial "Município de Sorocaba" publicou, na edição de desta sexta-feira (15), o Plano de Contingência para Combate à Dengue que cria ações, rotinas e protocolos para o atendimento dos casos suspeitos e confirmados da dengue. O decreto nº 20.451, datado de quinta-feira, enumera os procedimentos a serem tomados para adoção de medidas de vigilância sanitária e epidemiológicas, voltadas à contenção de dengue e ao controle de seu vetor.

Na tarde desta sexta-feira, Pannunzio anunciou as medidas em entrevista coletiva. Uma das medidas tomadas por ele será a ampliação do horário de atendimento nas UBSs, a partir do próximo dia 20. Quatro unidades vão funcionar das 7h às 22h (ante o horário normal das 7h às 19h e elas são as UBSs Márcia Mendes, Sorocaba 1, Cerrado e Simus, todas localizadas na Zona Oeste.

O decreto também autoriza o ingresso forçado dos agentes sanitários da Zoonoses nos imóveis particulares, em caso de recusa ou ausência do proprietário para abrir a porta, quando isso for fundamental para a contenção da doença ou do agravo à saúde. As imobiliárias serão obrigadas a permitirem o acesso aos agentes sanitários para vistoriar os imóveis da sua responsabilidade.

"Se necessário, com apoio da PM, da Guarda Civil Municipal e dos atiradores do Tiro de Guerra, os agentes da Zoonoses vão entrar nos imóveis para fazer a vistoria. Acredito que, com isso, teremos boas possibilidades para combater os criadouros da dengue na cidade", disse Pannunzio.

"É importante dizer que a Prefeitura não está esperando acontecer algo para correr atrás. Já estamos tomando todas as providências para minimizar o impacto dessa possível epidemia", comentou o prefeito. "Com a criação da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), vamos concentrar os serviços de limpeza da cidade em uma única pasta e isso vai ajudar bastante", completou.

Além de envolver as redes municipal e privada de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Vigilância Epidemiológica, Seção de Controle de Zoonoses, Pronto-Atendimentos (PAs), Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Lamac), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), hospitais públicos e privados e o Departamento Regional de Saúde (DRS-16), o planejamento inclui também as atribuições de vários setores de determinadas secretarias da Prefeitura, como fiscalização, limpeza e roçagem de terrenos, ações e programas educativos, entre outros. O plano envolve todas as secretarias municipais, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Polícia 

Todas as áreas

Todas as áreas da cidade já apresentam casos positivos da doença. A concentração do maior número de registros ocorreu nas áreas que abrangem bairros como Parque Vitória Régia, Parque das Laranjeiras, Vila Helena, Jardim Simus e Wanel Ville, conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela VE na segunda-feira.

"Estamos num surto epidêmico, com forte probabilidade de termos uma epidemia, entre final de março e início de abril", destacou Armando Raggio, secretário da Saúde. Por isso, é necessário que cada cidadão faça sua parte e elimine de sua casa todos os materiais que possam acumular água da chuva e, assim, possam ser criadouros do mosquito da dengue.

No caso de uma pessoa apresentar algum sintoma da dengue (como febre, vômito, dor no corpo, dor na cabeça ou dor atrás dos olhos), deve procurar a UBS mais próxima de sua residência. "O mais importante é se hidratar bastante e não se automedicar, pois isso pode até piorar o quadro do paciente", ressalta a médica Áurea Íscaro Andrade, coordenadora da área de Urgência e Emergência da SES.

A espera é de até cinco horas no hospital em Sorocaba

BLOG O MURAL: Pacientes esperam até cinco horas por atendimento em Sorocaba, SP

Tem Notícias flagrou situação na unidade pré-hospitalar da zona norte.

Para os pacientes, médicos alegam problemas nos salários.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
1 comentário
Os pacientes que precisaram de atendimento na unidade pré-hospitalar da zona norte de Sorocaba (SP), enfrentaram dificuldades nesta quarta-feira (13). A equipe de reportagem do Tem Notícias flagrou a demora nas consultas e falta de estrutura para atender à demanda da unidade de saúde.
Algumas pessoas chegaram a esperar cerca de cinco horas para passar por atendimento. Segundo os pacientes, os médicos alegam problemas com salários. “A médica falou que estão pagando salários atrasados e que tem médico desistindo de trabalhar para a prefeitura”, conta Kleiton Ribeiro dos Santos, depois de conseguir uma consulta.
Uma das pacientes que aguardavam o atendimento, Maria Soarez dos Santos, já havia passado pelo posto do Parque das Laranjeiras e reclama que não havia médico. Ela diz que foi orientada a ir para a UPH. Outras pessoas que estavam na unidade eram orientadas a ir para o pronto-atendimento.

"Na noite de quarta-feira (13), o movimento na UPH Zona Norte estava acima do normal. Mesmo assim, todos os casos de urgência e emergência foram prontamente atendidos e, conforme a classificação de risco, os casos que não eram urgentes realmente aguardaram um tempo maior para serem atendidos. De acordo com a SES, o tempo máximo de espera foi de quatro horas. Todos os pacientes que ficaram na unidade foram atendidos. Por volta das 23h da quarta-feira mesmo, o movimento na UPH foi normalizado", informa a nota.
De acordo com a Secretaria da Saúde de Sorocaba, quatro médicos clínicos e três médicos pediatras estavam escalados para o plantão das 19h da quarta-feira (13) às 7h da quinta-feira (14) para atendimento na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte, mas dois médicos clínicos faltaram. Segundo a secretaria, um profissional faltou por problemas particulares e outro estava de atestado médico e a coordenação da unidade, ainda conforme a nota, foi avisada sobre as duas ausências às 19h, ficando sem tempo hábil para a reposição destes profissionais.
Hospital Municipal
E para melhorar o atendimento médico em Sorocaba, a Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira a construção do Hospital Municipal de Sorocaba.
O projeto é de iniciativa popular e teve mais de 26 mil assinaturas. Com a aprovação dos vereadores, agora o projeto será encaminhado para sansão do prefeito Antonio Carlos Pannunzio.
Pacientes chegaram a esperar cerca de cinco horas para passar por atendimento (Foto: Reprodução/TV Tem)Pacientes chegaram a esperar cerca de cinco horas para passar por atendimento (Foto: Reprodução/TV Tem)