segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Haddad é eleito prefeito de São Paulo

AE
BLOG O MURAL: Estadão - O novo prefeito de São Paulo iniciou a corrida eleitoral na capital do Estado praticamente desconhecido do eleitorado paulistano. O petista acertou a estratégia e conseguiu superar um início lento nas pesquisas, que o colocavam em quarto lugar na disputa antes do início da propaganda eleitoral.
O primeiro passo político do prefeito eleito deve ser articular, a partir deste domingo, 28, uma aproximação com a base kassabista na Câmara Municipal. Coordenadores da campanha petista calculam que Haddad precisa do apoio de pelo menos 30 vereadores para conseguir a presidência da Casa na eleição do dia 1.º de janeiro.
Trajetória. Com cinco livros publicados, mestrado em Economia e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), Fernando Haddad foi ministro da Educação nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, entre julho de 2005 e janeiro de 2012.
A crise do mensalão foi o passaporte de Haddad para o comando do Ministério da Educação (MEC), em 29 de julho de 2005. Foi nesse dia que ele assumiu a cadeira de Tarso Genro, convocado às pressas por Lula para presidir o PT, que teve a cúpula dizimada.
Apesar de filiado ao PT desde 1983, Haddad não era da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB), do próprio Lula e de José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil e réu do mensalão. Além disso, havia assinado, em 2005, um manifesto do grupo Mensagem ao Partido, liderado por Tarso, pregando a "refundação" do PT, na esteira da crise. "Foi aquele terremoto político que desencadeou a renovação de quadros no PT", comenta Tarso, hoje governador do Rio Grande do Sul.

  
PSDB, PSB e PT são os partidos com maiores vitórias nas capitais neste 2º turno
Das 17 capitais que tiveram segundo turno neste domingo, o PSDB, o PSB e o PT elegeram, cada um, três prefeitos. Além da maior cidade do País, São Paulo, o PT ganhou em João Pessoa (PB) e Rio Branco (AC). Já os tucanos, foram vitoriosos em Manaus (AM), Teresina (PI) e Belém (PA). O PSB venceu em Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e Fortaleza (CE).
O PDT elegeu dois prefeitos: Natal (RN) e Curitiba (PR). Outros seis partidos elegeram um prefeito cada um: Vitória (PPS), Campo Grande (PP), Florianópolis (PSD), São Luís (PTC), Macapá (PSol) e Salvador (DEM).
No cômputo geral das 50 cidades que tiveram segundo turno neste domingo, o PSDB elegeu nove prefeitos, enquanto o PT venceu em oito cidades. O PMDB e o PSB foram vitoriosos, cada um deles, em seis cidades. Em seguida, com três prefeitos eleitos, vieram: PDT, PPS, PSD e PCdoB. O DEM e o PP venceram em duas cidades. Com uma vitória cada, estão: PV, PSol, PR, PRB e PTC.

Sem comentários: