sábado, 20 de outubro de 2012

Amado e odiado, horário de verão começa domingo


BLOG O MURAL: Começa hoje o horário de verão, amado por muitos e odiado por outros. Mas os técnicos dizem que a economia compensa: leia a reportgem da folha de São Paulo com a opinião de alguns artistas sobre o assunto:

"Ainda nem sei de horário de verão. Já começou?", pergunta o cartunista Laerte, 61. A resposta é ainda não, mas já é bom ficar atento. A mudança acontece a partir da 0h do próximo domingo.
Nesse dia, os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do Estado do Tocantins.
O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos de maior consumo.
Com uma hora a mais de luz natural por dia, a economia de energia no horário de pico, às 19h, será de R$ 282 milhões.
Há quem goste da mudança, que permite aproveitar melhor o dia, pois escurece mais tarde. "Os jovens costumam gostar porque têm mais tempo para jogar futebol, beber um chopinho. É um convite natural a ficar mais tempo acordado", diz o médico Geraldo Lorenzi Filho, 52, diretor do Laboratório do Sono do Incor (Instituto do Coração).
Outros consideram ruim. "Eu não gosto. Sofro mais no desconforto da subtração em outubro do que no esticamento das horas em fevereiro", diz o compositor Tom Zé, 76.
INSÔNIA
O novo horário implica em acordar mais cedo. E, em fevereiro, pleno verão, demora ainda mais para escurecer.
Em geral, "nossa tendência vai ser dormir mais tarde", diz Lorenzi Filho. Para os idosos, isso costuma ser um problema. "Tem muito idoso que detesta o horário, porque tem sono quando ainda está claro."
Para quem sofre com a adaptação, ele aconselha "tentar manter horários de alimentação, praticar exercícios físicos, evitar dormir muito tarde e acordar muito tarde", para não ter dificuldade em voltar ao horário normal.
Segundo o Incor, há jovens que dormem apenas quatro horas por dia e que podem sofrer ainda mais. "Isso causa estresse e, em alguns casos, alterações nos vasos sanguíneos e até na frequência cardíaca", afirma o médico.
Com o dia se estendendo mais, são ampliadas as causas da falta de sono ou mesmo os estímulos para não dormir cedo, como TV e internet.
CONFUSÃO
Há, ainda, quem ao mesmo tempo goste e não goste da mudança de horário.
"Gosto porque, mesmo quando atrasamos para os compromissos, ele nos faz crer que ainda é cedo", diz a atriz Nany People, 47, que também diz não gostar porque "quando ele termina, fico o ano todo tentando equalizar meu 'fuso desequilibrado', diz.
O horário de verão vai até o dia 17 de fevereiro.

Sem comentários: