quarta-feira, 26 de agosto de 2009

No Vermelho: Globo perde audiência e poder político


BLOG DO U: Estudo da briga entre Record e Globo, quem ganha é você.

Veja no blog do escrivinhador um post sobre esse assunto.


Comentava agora há pouco, com uma colega aqui na redação: definitivamente, a grande mídia perdeu força. Da próxima vez, o Mercadante deveria se manter mais calminho antes de renunciar...
Vejam: há duas semanas, a "Globo" bateu 3 ou 4 dias na "Record". Com apoio da "Folha", "Estadão" e outros... A Record respondeu, e a questão ganhou a internet. O Portal Terra fez uma enquete perguntando "qual das emissoras tem razão?". A Record ganhou, disparado.


Agora, de novo. Duas semanas (pra não dizer 7 anos) de pancada no PT. A mídia serrista anuncia que o partido vai acabar. Aí o UOL faz uma enquete , perguntando "qual é o partido mais sério do país". Vejam o resultado das 21h41 de segunda-feira (24 de agosto):
1) PT - 42,40%;
2) PSDB - 19,83%;
3) PMDB - 10,94%
(seguem os demais)
O público do UOL é petista? O PT lançou uma campanha para que os filiados votassem na enquete? Entrei no site do PT e não achei nada.
O canhão da grande mídia é que vai perdendo força.


Que o povo ganha com a briga dos Marinho com Macedo? Ou o que programas de entretenimento como reality show, Gugu, Faustão afeta a política nacional?
A Globo perde poder econômico, político, e capacidade de manipular eleições.
Ao dividir a audiência, dividirá também as verbas do mercado publicitário (tanto público como privado), e perderá poder econômico.
Ao ter telejornais competindo de igual para igual, perde o monopólio da "formação da opinião pública", e a capacidade de exercer lobby e manipulação política.
Fica mais complicado esconder notícias, que o concorrente levará ao ar, pois acabará perdendo mais audiência do que perdeu, quando o telespectador se dá conta que está sendo mal informado. Fica mais complicado não dar direito de resposta, pois a resposta será conseguida no concorrente.
A Globo sempre atuou em simbiose com o poder. Trocava apoio político na linha editorial por acesso privilegiado aos cofres públicos. A Globo sempre ajudou a eleger "amigos" e depois recebia seu quinhão em troca do apoio ao governo, seja através de anúncios superdimensionados (como a propaganda da SABESP em rede nacional), seja através de empréstimos generosos, concessões indevidas, facilidades nos ministérios para si, e imposição de dificuldades para a concorrência.
O esquema da Globo de simbiose com o poder federal desandou com a eleição de Lula. Ela tenta recuperar com a eleição de Serra.
Com menos audiência, e com a Record nos calcanhares, a Globo vai continuar manipulando até 2010 para tentar eleger Serra, mas terá mais dificuldade em convencer, terá que ser mais sutil, uma vez que haverá um noticiário de contraponto, com audiência de peso.
Por outro lado, por mais que a Record cresça, nunca conseguirá ter o poder que teve a Globo no passado, e por isso não corremos o risco de trocar um monopólio privado por outro.
Hoje existe a internet como fonte de informação, e a cada mes mais brasileiros ingressam na rede, e a usam com fonte de informação, reduzindo a influência da TV. A TV digital, também criará, a médio prazo, um ambiente de diversidade de canais gratuítos semelhante às TV's por assinatura, incluindo os canais públicos e comunitários. Os movimentos socais pela democratização dos meios de comunicação, também se mobilizam e conquistam apoios oficiais no governo federal. É certo que haverá conquistas, em maior ou menor escala, dependendo da pressão popular.


Em tempo: ATENÇÃO, ATUALIZAÇÃO DO ESCREVINHADOR, ÀS 19H50
Leitores haviam alertado para o fato de o UOL ter tirado do ar a primeira enquete, em que o PT aparecia como "partido mais serio do país" (votação dos leitores).
O UOL, como expliquei na área de "comentários" a esse texto, botou outra enquete no ar nesta terça-feira, perguntando: "qual o partido menos sério do país?".
O editor-chefe Serra deve ter reclamado da primeira, aí armaram a segunda enquete. O PT disparou na frente como "partido menos sério". Mas foi só no começo. A segunda enquete tambem começa a fazer água. Agora, 19h50 de terça-feira, o PSDB já aparecia como campeão - "partido menos sério do pais" -
http://noticias.uol.com.br/enquetes/enquete.jhtm?id=7043#r

Na verdade, tudo isso é bobagem. Mas mostra como esse povo tá deseseperado na imprensa serrista.

Sem comentários: