sexta-feira, 18 de novembro de 2011

" Ensino Técnico: Uma Necessidade para o País e uma Alternativa para os Jovens"

BLOG O MURAL: ESTIVE  A CONVITE DA REVISTA CARTA CAPITAL NO DEBATE SOBRE O TEMA ENSINO TÉCNICO; JUNTAS AS REVISTAS CARTACAPITAL E CARTA NA ESCOLA APRESENTARAM MAIS UM SEMINÁRIO DA SÉRIE DIÁLOGOS CAPITAIS 2011.

“ENSINO TÉCNICO: UMA NECESSIDADE PARA O PAÍS, UMA ALTERNATIVA PARA OS JOVENS


Segue a transcrição da fala do Secretário Paulo Alexandre Barbosa, pois não consegui programa para transportar para o blog a gravação, assim que achar eu posto a gravação na integra, agora descrevo abaixo apenas o que é importante neste momento sobre curso técnico, que é o foco da nossa discussão.

PS: Não pude fazer perguntas para ele ao vivo, pois ele não pode ficar, foi embora sem respodender a nenhuma pergunta, mas se o público quisesse poderia mandar as perguntas para ele por e-mail que ele responderia e eu o fiz, estou agora esperando a resposta sobre esse assunto  que vou descrevendo e comentando o que poderia ser perguntado, os grifos são do blog.
  

............A universidade de São Paulo é a universidade que produz o maior número de doutores por ano no mundo e não existe outra universidade que forma quantidade de doutores como a universidade de São Paulo, USP forma anualmente e aí vem sempre um questionamento em relação essa formação e ingresso no mercado de trabalho ao mesmo tempo em que existe esse numero bastante expressivo de formações profissionais de nível superior nos temos ainda uma carência no mercado o Brasil, por exemplo, é o país do mundo que mais importa engenheiros,  existe uma carência dessa mão de obra qualificada....... Na questão das universidades ainda recentemente foi divulgado um ranque das melhores universidades da América Latina e São Paulo as três universidade de São Paulo, a USP alcançou a primeira colocação como a melhor universidade da América Latina a Unicamp 3ª lugar sendo a terceira melhor das Américas e a UNESP a 16ª colocada em toda América Latina, isso é um orgulho para São Paulo tendo em vista que essas universidades são mantidas exclusivamente com recursos do tesouro do Estado de São Paulo e do contribuinte paulista a USP tem hoje 88 mil alunos, a UNICAMP tem 38 mil alunos e a UNESP 46 mil alunos em 23 campis espalhado por todo Estado de São Paulo..........

Como somos a maior e a melhor da América Latina e ainda importamos mais engenheiros?  A política de formação não está equivocada? Afinal vocês governam o Estado a mais de 15 anos, ou seja uma década e meia já poderia ter revisto o planejamento dos cursos e das necessidades de mao-de-obra do país e prencipalmente do estado que governa?

.........temos é... o centro Paula Souza que é... a instituição responsável pela administração das  nossas FATECs faculdade de tecnologia e as ETECs do Estado de São Paulo e ai vale um destaque muito importante São Paulo vem investindo muito no ensino técnico e tecnológico Paula Souza e uma instituição com mais de 40 anos de tradição é a maior rede de ensino técnico e tecnológico do país também, da mesma maneira, e a expansão verificada nos últimos anos é um destaque que vale apena ser feito nós tivemos em 2007 nos tínhamos matriculados nos cursos técnico das ETCs 96 mil alunos e, em 2011 nos registramos 223 mil alunos matriculados nas escolas técnicas em 4 anos uma expansão mais que o dobro de matriculas realizadas, MATRÍCULAS importante destacar o trabalho feito pelo centro técnico e São Paulo é um estado que tem dimensões continentais são 645 municípios e aqui nos temos 33% do PIB nacional, 40% do mercado consumidor e portanto  cada região tem a sua peculariedade e tem a sua necessidade,  não basta oferecer qualificação é preciso que a qualificação oferecida a cada região atenda, digo, corresponda as expectativa da necessidade do mercado de trabalho, é necessário que tenhamos um casamento entre a oferta de cursos e a demanda do mercado de trabalho, então esse mapeamento foi feito em São Paulo nos desenvolvemos um mapa do emprego no Estado de São Paulo e cada região tem cursos técnicos  e tecnológicos voltado a sua vocação econômica de maneira que isso possa aumentar  a chance de quem faz o curso técnico ou um curso tecnológico  de inserir no mercado de trabalho  esse é uns do grandes  objetivos  e isso tem sido alcançado na medida que as estatística do centro Paula Sousa  aponta que a cada 5 jovens  que se forma nas nossas ETCs  no ensino técnico 4  consegue emprego  no primeiro ano depois de formado,  já nas FATCs  a cada 10 jovens  que se formam 9.3 consegue emprego no primeiro ano de formado,  são 202 escolas técnicas no estado de São Paulo  51 faculdades de tecnologia  as nossas FATCs.........aqui a evolução como eu o coloquei a expansão dos últimos anos bastante significativa ele mostra slide do Power Point, que não tive acesso ainda, mas assim que tiver posto aqui continua............

Nós temos também um importante programa de intercambio do centro Paula Sousa de maneira que os jovens os 500 melhores alunos das ETCs e FATECs eles participam de um programa de intercambio ficam um mês no EUA foi o país por eles escolhidos no último ano para compartilhar experiências culturais avançar ainda mais na sua formação um programa que tem se mostrado bem sucedido o governo arca com os custos integrais de toda a viagem inclusive destinando recursos para que os jovens possa se manter  durante estes 30 dias no exterior muitas vezes este jovens tem neste programa de intercambio a sua única oportunidade ou sua primeira oportunidade de conhecer um outra cultura, conhecer um outro país e aprimora a sua formação.............

Nós temos um projeto de expansão bastante significativo no governo Geraldo Alkimin nos próximos anos temos previstos ai as ETCs já inauguramos em 2011 a ETC Jornalista Alberto Marinho em Pirituba temos a previsão de Presidente Prudente, Guari do Monte alto, em 2012 temos varias cidade sendo contemplada a Baixada Santista tem sido uma grande prioridade do governo futuro...... Hoje a expectativa que seja gerada em 5 anos mais de 100 mil empregos na Baixada Santista, empregos direto e indiretos advindo da industria de petróleo e gás  por conta do pré-sal e da própria expansão da atividades portuárias o governo esta investindo fortemente nesta região para preparar mão-de-obra local, pra fazer frente aos desafios do mercado de trabalho. 2013 temos novas ETCs também Caeras, Guarulhos, Jandira e Taboão da Serra................. Esses números mostram evolução – ele de novo se volta para o slide – FATCs 1994 eram 10 hoje é 51 os números de alunos também bastante expressivos esse aumento de 8.095 para 54 mil....... Temos previsão de novas unidades também de FATC, inauguramos recentemente uma nova FATC aqui na capital na zona leste no Tatuapé, temos Taubaté em São José dos Campos e todas essas cidades que são cidades bastante importantes – ele mostra os números e nomes das cidades no telão, posso garantir que Porto Feliz não está entre elas, apesar da fala que vem agora. Leiam com atenção – É importante destacar que o critério do governo para estar lançando ETECs e FATECs é essencialmente técnico as FATECs são autorizadas e instaladas em município com mais de 100 mil habitantes, e essa é nossa meta no primeiro momento - mas vocês estão no governo a mais de 15 anos volto a reforçar, e o primeiro momento começa só agora? - após o atendimento todos os municípios com mais de 100 mil habitantes atenderemos outras demandas de outros municípios e se esse município tiver uma unidade e alem de 100 mil habitantes não pode ter outra unidade da FATC aqui no estado de São Paulo. Esse trecho da fala ficou meio confuso, mas é que deu para entender apesar do barulho no áudio

A duvida é: Aquela escola prometida para nossa cidade Porto Feliz era somente para atender ao pedido eleitoral da nossa oposição, ou era escolha por critério técnico como diz o secretário? Se sim. Qual era o critério? Se não. A pedido de quem foi elaborada o projeto da escola?

Se a instituição tem mais de 40 anos, este governo tém 15 anos, um terço do tempo desta instituição está sobre o comando deste governo, e, em nosso Estado a maioria das cidades tem menos de 20 mil habintantes e o senhor secretário disse que sómente atenderá as cidades menores depois que atender as cidades com mais de 100 mil, mas com esse tempo todo ja não daria para atender as menores, afinal elas são maiorias em quantidades?

Em que fase se emquadra as cidades que estão acima de 20 mil até 100 mil habitantes que é o caso de Porto Feliz por exemplo? Já não teria dado tempo de fazer as maiores e começar a atender as de médio porte?

Afinal são mais de 15 anos do mesmo governo, mas se somarmos os grupos, isso passa  de 20 anos. Vai de Orestes Quércia-1987 a Alkimin-2001/03 e 2010, passando por Fleury1991, Covas-1995/99 e José Serra-2007.

Alem das ETECs e as FATECs esse ano nós desenvolvemos uma parceria com a Secretaria do Estado da Educação, São Paulo tem a maior rede de ensino publico do mundo e isso é importante destacar que as redes de ensino dentro da política educacional de nosso país ficam sobre a responsabilidade dos estados e dos municípios, o ministério não dispõe de alunos na rede básica de ensino fundamental e nem no ensino médio essa é uma atribuição do estado e do município, por isso, estamos desenvolvendo uma ação mais articulada para que os alunos do ensino médio matriculado na rede estadual têm a oportunidade de fazer o ensino técnico, todas as estatísticas apontam que o ensino técnico aumenta a probabilidade da conquista do emprego e principalmente pro jovem que esta fazendo esse ensino médio que tem uma grande dificuldade de obter o primeiro emprego e de se inserir no mercado profissional, então nós desenvolvemos em parceria com secretaria de educação duas modalidades de qualificação, ensino técnico e ensino concomitante que se iniciou esse ano de maneira que o jovem faz em um período o ensino médio na rede estadual de ensino e no outro período ele faz o ensino técnico na rede do Paula Sousa, em escola próxima pra facilitar essa integração e a outra modalidade integrada que é o ensino médio técnico que oferecido dentro das instalações do próprio Paula Sousa. Paula Sousa além do ensino técnico também oferece o ensino médio e com essa articulação e com essa integração essa formação depois de 2 anos o jovem sai com diploma do ensino médio e também  do ensino técnico..............

Nós temos umas......Alem das instalações das ETECs  e FATECs as outras modalidades pra atender os municípios menores, mais de 70% dos municípios de São Paulo tem menos de 20 mil habitantes, são municípios pequenos muitas vezes tem dificuldade de áreas espaço físico para a instalações de escolas  e faculdades então nos temos uma política de salas descentralizadas, na medida que o município tem uma escola municipal ou uma entidade por exemplo,  ter o espaço físico adequado o Estado faz uma sala descentralizada, deve existir uma escola técnica num raio de 50 km da cidade, e esta escola técnica instala uma sala descentralizada na cidade oferecendo algum tipo de curso que seja necessário na cidade e na região como um todo...............

Ou seja, se tivesse o conselho da ESCOLA MONSENHOR SECKLER aceito ela teria sido extinta e fariam em seu lugar uma expansão do Centro Paula Sousa, uma ETEC. Mas vale resaltar que o projeto é bom por sinal vem tarde como ja disse acima, mas tenho certeza que se a Secretária tivesse discutido o assunto com o prefeito Maffei teríamos achado um local para eles implantarem o projeto.

Até porque se vai gastar para adequar o Monsehor porque não se reformou a cozinha piloto local indicado pela prefeitura e rejeitado pelo estado?

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