quinta-feira, 2 de julho de 2009

O PSDB troca a ave pelo boneco.

BLOG DO U: Uma nota que o Estadão não publicou -Em entrevista à Rádio Eldorado, o ex-presidente... Itamar Franco desmentido os Tucanos de São Paulo.

Em entrevista à Rádio Eldorado, o ex-presidente da República, Itamar Franco, jogou um balde d´água na campanha tucana pelos 15 anos do Plano Real. Ao esclarecer as origens do plano econômico elaborado e implantado em seu governo (1992-1994) o ex-presidente foi categórico ao afirmar que o "PSDB não é o 'pai' do plano real".


No esclarecimento, Itamar foi mais longe: destacou claramente que os tucanos estão deturpando a história já que o plano teve em sua elaboração políticos e economistas integrantes também de outros partidos. "A todo instante assistimos na TV o PSDB comemorando os 15 anos do Plano Real. Isso não nos magoa, mas é uma deturpação, uma negação da história", afirmou o ex-presidente.


Nas palavras do ex-presidente, "o grande ministro do Plano Real chama-se (Rubens) Ricupero e, em seguida, Ciro (Gomes). E depois houve Paulo Haddad e Eliseu Resende. O plano não é só de um ministro. E é preciso lembrar que o Plano Real foi assinado pelo presidente da República, não por uma ordem técnica. A parte política foi garantida pelo presidente da República". Os quatro citados por Itamar foram ministros da Fazenda e do Planejamento em seu governo.


Curiosidade nessa história: a Rádio Eldorado e a Agência Estado, integrantes do Grupo Estado costumam ter suas principais reportagens publicadas também no O Estado de S.Paulo, carro chefe do conglomerado de comunicação, tradicional e escancaradamente favorável aos tucanos. Mas essa entrevista de Itamar, que deixa mal o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, auto-proclamado "pai " do Plano Real, o Estadão não deu.

Sem comentários: