sábado, 4 de abril de 2009

Para micro e pequenos empresários, 2009 será melhor que 2008


BLOG DO U: Micros e pequenas otimistas em relação a 2009.
Mesmo diante da crise econômica e financeira global, os micro e pequenos empresários do país mantem o otimismo em 2009 e, o melhor – apesar da redução do faturamento e da demanda, os postos de trabalho estão sendo mantidos.


A ótima notícia vem da sondagem “Ponto de Vista dos Pequenos Negócios”, divulgada ontem (02.03) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que avaliou o desempenho do último quadrimestre de 2008 e as expectativas para 2009.


Dos quase 3 mil entrevistados em todo o país, 62% esperam vender e faturar mais; 56% querem manter o quadro de funcionários; e 35% pretendem aumentar as contratações com carteira assinada. Houve redução de clientes para 55% dos empresários pesquisados, com impacto nas vendas e no faturamento. Porém, 69% não demitiram funcionários.


De acordo com a sondagem do SEBRAE, 68% dos micro e pequenos empresários estão confiantes no aumento do número de clientes, e 49% já sinalizaram aumento dos investimentos. Outros 57% acreditam que as atividades no setor serão boas, e para 22% serão muito boas. O pessimismo atinge só 9%: estes consideram 2009 um ano ruim para os negócios.


Crédito e juros.


Na pesquisa do Sebrae, 63% confirmaram que foram afetados pelos reflexos da crise internacional, mas 65% não precisaram de crédito bancário.


Os juros altíssimos, lógico, são sempre alvo de crítica e dividem a opinião dos empresários entrevistados: para 35% as taxas vão diminuir; 34% considera que os juros ficarão inalterados; e 31% acham até que pode haver aumento.

Vale destacar que as micro e pequenas representam 99% das empresas de todo país e, portanto, de forma alguma podemos menosprezar as expectativas do setor.


Acessa a íntegra da pesquisa "Ponto de Vista dos Pequenos Negócios" no site do Sebrae.

Sem comentários: