domingo, 5 de abril de 2009

Marx para o século XXI


Para ilustrar a foto do Karl Marx

BLOG DO U: Nesta semana vou postar aqui sempre que possível alguma coisa sobre Karl Marx, o estudo do capitalismo no século XIX e XX com introdução para a crise econômica do século XXI.


Pretendo com isso suscitar algo que anda meio esquecido nos dias atuais, quantas pessoas ganham com a crise mundial, quem são elas e como conseguem sobreviver num mundo onde o capital fala sempre mais alto que a sobrevivência humana.

Para começar uma introdução, pois esse assunto está sendo debatido com pessoas de mais alto nivel da esquerda mundial por Carta Maior só para assinante, mas pedi permição para eles e vou postar sempre uma semana depois as falas do debate que achar interessante para o povo brasileiro.

A Carta Maior lança a partir de hoje um seminário virtual sobre a obra de Karl Marx e os problemas que afetam a humanidade neste início do século XXI. Diante da grave crise econômica, política e social, decorrente das políticas do modelo neoliberal implementado nas últimas décadas no mundo, o pensamento do autor alemão voltou à ordem do dia. A nova editoria terá a curadoria do professor Francisco de Oliveira, que escreverá e convidará, mensalmente, intelectuais para abordar o tema num debate que se estenderá até o final do ano e procurará ofecerer respostas à pergunta: o que Marx tem a dizer sobre os problemas do século XXI?
Francisco de Oliveira - Texto de apresentação

Sem comentários: