sábado, 18 de abril de 2009

Brincadeiras com tom sexual baixam a moral nos escritório


BLOG DO U:Pesquisa recente desenvolvida pela Universidade da Colúmbia Britânica no Canadá mostrou que, ao contrário do que se acreditava, piadas e brincadeiras de cunho sexual fazem com que as pessoas fiquem desconfortáveis no ambiente de trabalho.


Na realidade, desde o surto de normas e regras em torno do "politicamente correto" que apareceu na America do Norte, especialistas se perguntam se a proibição de flertes e situações engraçadas em torno de sexo acabaria com a espontaneidade dos locais de trabalho. assédio sexual, comum por lá, já começou a controlar os ânimos das pessoas, mas este novo estudo mostra que mesmo aqueles que acham esse tipo de piada divertida, sentem-se mal depois de contá-las ou ouvidas. Os pesquisadores oferecem duas teorias para explicar essa reação: na primeira comparam a situação com comer junk food. Você pode comer um saco inteiro de salgadinhos e achar delicioso, ma seguramente depois de um tempo estará enjoado com o sabor. Ou seja, mais é menos nesses casos.


A segunda possível explicação para esse mal-estar em torno do clima de vestiário masculino no escritório é que os homens se sentem humilhados (mesmo porque sempre há um que é a vítima) e as mulheres, diminuídas em seu valor. A brincadeira pode não ser abertamente um assédio sexual mas mesmo quando é divertida é considerada anti-profissional e um prejuízo para o ambiente de trabalho. A pesquisa é da revista especializada Journal of Applied Psychology.

Sem comentários: