terça-feira, 12 de junho de 2012

“Mais cidadania, por favor!”

Foto: divulgação
BLOG O MURAL: Uma nova etapa de atendimento social está em ação em Porto Feliz, SP. Uma parceria realizada entre a prefeitura, a Associação Cristã de Assistência Plena (ACAP) e a Associação Comercial e Empresarial (ACEPFZ) conscientiza a população a não dar dinheiro aos pedintes e, em seu lugar, entregar o Vale Cidadania, que garantirá o atendimento correto do indivíduo. “Parte da população sabe que a esmola, além de não resolver o problema real do pedinte, faz com que a pessoa se mantenha naquela condição de abandono social e de rua. A esmola não garante o futuro de ninguém. A sociedade precisa ser lembrada disso”, afirma o fundador da Acap, Luis Santos.
Mas, o que é isso?
O Vale Cidadania é um ticket que será entregue para toda população. Quando o morador de rua pedir dinheiro ou comida a uma pessoa, ao invés de dar esmolas (como usualmente é feito), ela deverá entregar o Vale Cidadania. O ticket dá direito a um atendimento social ao portador, que seguirá para uma unidade da Acap e receberá atendimento especializado, incluindo alimentação, banho, abrigo, tratamento e o acompanhamento correto do caso para que o morador de rua possa sair da condição de vulnerabilidade e ressocializar-se.
A gerente administrativa e assistente social da Acap, Rosa Cardozo Queiroz Pereira, falou sobre a necessidade de incorporar o Vale Cidadania no dia a dia dos portofelicenses. “O Vale Cidadania substitui o valor monetário. Sabemos que o dinheiro não é investido na melhoria da qualidade de vida do morador de rua, em moradia ou roupas. Na maioria dos casos, ele fará o uso indevido de substâncias. A droga traz a sensação temporária de estar alimentado, aquecido, feliz. Mas esse não é o caminho certo”, detalhou Rosa. “O projeto não existe apenas para os moradores de rua, existe para toda a comunidade. Ela será fundamental para que essa iniciativa funcione. Talvez a aceitação demore um pouco, mas vamos trabalhar para que todos adotem o Vale Cidadania em Porto Feliz”, finalizou.
Projetos
Há mais de um ano, funciona no município o Centro de Triagem e Casa de Passagem – espaços utilizados com o objetivo de retirar os moradores das ruas e promover sua ressocialização.
O projeto começa com a triagem nas ruas, onde ficam os moradores. São coletadas diversas informações sobre a pessoa antes de encaminhá-la ao abrigo. A Casa de Passagem faz o atendimento básico do morador de rua e também acompanha o desdobramento do caso, as necessidades do morador, tratamentos de saúde, retorno à cidade de origem. O trabalho prossegue em uma chácara no bairro Bom Retiro com cursos de capacitação e outras atividades.

 Distribuição
Toda a população terá acesso ao vale. No mês de junho, serão impressos e disponibilizados 10 mil vales numerados em comércios da cidade, que deverão ser distribuídos gratuitamente aos clientes das lojas. Além disso, 16 mil tickets também serão entregues junto com a conta de água do próximo mês de julho (referente ao consumo do mês de junho), acompanhados de folhetos explicativos sobre o projeto.
Lançamento
O evento contou com a apresentação musical dos ex-moradores de rua de Porto Feliz atendidos pela Acap em seu lançamento, no dia 25 de maio. O prefeito Cláudio Maffei (PT), ao lado da primeira-dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Patrícia Rosa Maffei; a chefe de Gabinete da Prefeitura de Porto Feliz, Regiane Aguiar Silva Bergamo; comandante da Polícia Militar, Marco Antônio Correia Ramos; o comandante da base de Bombeiros de Porto Feliz, Marcelo de Freitas; o presidente da Acap, Antonio Benedito de Lima; o vereador Urias de Oliveira (PT), o presidente da Associação Comercial, João Maria Rafael Filho, acompanhado pelo vice-presidente Felix Schiavano, além de diretores e coordenadores da Prefeitura de Porto Feliz e representantes da diretoria da Acap estiveram presentes no local.


 Informações:
ACAP – Centro de Triagem e Casa de Passagem: R. Adhemar de Barros, 306, Centro, Porto Feliz/SP
Telefone: (15) 3261-3434

fonte: A. I. Prefeitura

Sem comentários: