segunda-feira, 11 de julho de 2011

Adjunto de Aníbal contrata sobrinho em estatal

BLOG O MURAL: A reportagem abaixo foi a primeira denúncia que apontou o episódio de nepotismo na Secretaria de Estado da Energia, comandada por José Aníbal, e foi publicada no Metrô News em 03.06.2011.

Jose-anibal_01---divulgacao

O secretário de Energia José Aníbal, que homologou a contratação do sobrinho de seu adjunto. Foto: Divulgação.

Ricardo Filho

O secretário-adjunto de Energia do Estado, Ricardo Achilles, mantém um sobrinho na Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). A estatal do governo estadual é subordinada ao titular da pasta, José Aníbal, e por extensão ao próprio Ricardo Achilles. Matheus Achilles Gomes, advogado, foi contratado há aproximadamente um mês para trabalhar no departamento jurídico da Emae. Pelo trabalho, o sobrinho do sub-secretário terá salários mensais de cerca de R$ 8 mil.


Para o órgão, não há ilegalidade no fato. Em nota a Secretaria de Energia defende a contratação: “O advogado Mateus Achilles Gomes é contratado pela Emae, empresa controlada pelo Governo do Estado, que tem total autonomia administrativa e funcional. O colaborador desempenha adequadamente suas funções e não há nenhuma restrição ou impedimento legal ao seu exercício profissional”.


A contratação de Gomes teria sido aprovada pelo deputado federal (PSDB) licenciado e chefe da pasta, José Aníbal. Ricardo Achilles é o braço direito e homem de confiança do secretário de Energia desde a época em que Aníbal era vereador em São Paulo, entre 2005 e 2006.


Quando voltou à Câmara dos Deputados, em 2007 (Aníbal foi deputado pela primeira vez em 1989), o tio de Matheus Gomes o acompanhou a Brasília. Ano passado, Ricardo Achilles ajudou Aníbal a se reeleger. O secretario é um dos cotados para disputar a Prefeitura de São Paulo pelo PSDB no próximo ano.


Errata: Embora seja da confiança de José Aníbal, não é Achilles que acompanha o deputado desde a época da vereança em São Paulo, mas o sobrinho Mateus Achilles Gomes.


Veja as outras matérias sobre o caso de nepotismo na Secretaria de Energia:


07.07.2011 Deputado tucano condena nepotismo na Secretaria de Energia



17.06.2011 Nepostimo na Secretaria de Energia prossegue, sem interferência do MP


07.06.2011 MP vai investigar nepotismo na Secretaria de Energia estadual; Alckmin não vai se pronunciar sobre o caso


06.06. 2011 Transparência Brasil vê nepotismo na secretaria comandada por Aníbal

Sem comentários: