O secretário-adjunto de Energia do Estado, Ricardo Achilles, mantém um sobrinho na Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). A estatal do governo estadual é subordinada ao titular da pasta, José Aníbal, e por extensão ao próprio Ricardo Achilles. Matheus Achilles Gomes, advogado, foi contratado há aproximadamente um mês para trabalhar no departamento jurídico da Emae. Pelo trabalho, o sobrinho do sub-secretário terá salários mensais de cerca de R$ 8 mil.
Para o órgão, não há ilegalidade no fato. Em nota a Secretaria de Energia defende a contratação: “O advogado Mateus Achilles Gomes é contratado pela Emae, empresa controlada pelo Governo do Estado, que tem total autonomia administrativa e funcional. O colaborador desempenha adequadamente suas funções e não há nenhuma restrição ou impedimento legal ao seu exercício profissional”.
A contratação de Gomes teria sido aprovada pelo deputado federal (PSDB) licenciado e chefe da pasta, José Aníbal. Ricardo Achilles é o braço direito e homem de confiança do secretário de Energia desde a época em que Aníbal era vereador em São Paulo, entre 2005 e 2006.
Quando voltou à Câmara dos Deputados, em 2007 (Aníbal foi deputado pela primeira vez em 1989), o tio de Matheus Gomes o acompanhou a Brasília. Ano passado, Ricardo Achilles ajudou Aníbal a se reeleger. O secretario é um dos cotados para disputar a Prefeitura de São Paulo pelo PSDB no próximo ano.
Errata: Embora seja da confiança de José Aníbal, não é Achilles que acompanha o deputado desde a época da vereança em São Paulo, mas o sobrinho Mateus Achilles Gomes.
Veja as outras matérias sobre o caso de nepotismo na Secretaria de Energia:
07.07.2011 Deputado tucano condena nepotismo na Secretaria de Energia
17.06.2011 Nepostimo na Secretaria de Energia prossegue, sem interferência do MP
06.06. 2011 Transparência Brasil vê nepotismo na secretaria comandada por Aníbal
Sem comentários:
Enviar um comentário