sábado, 2 de julho de 2011

18 anos de Governo. E a saúde Governador?




BLOG O MURAL: Caro leitor(a), digo sem medo de errar que a saúde é um problema em todos os estados e municípios deste país, mas em alguns Estados e São Paulo é um deles a coisa bem que poderia ir melhor, afinal é 18 anos de gestão do mesmo partido o PSDB, 18 anos convivendo diariamente com os mesmo problemas. Santas casas falidas, hospitais desestruturado, atendimento precário, filas nos exames, todo tipos de processo de cirurgia com uma lista de espera enorme.


Não isso não é coisa de agora, só para se ter uma idéia a nossa Santa Casa estava à beira da falência em 2006, muito por força deste mesmo Estado ter largado a irmandade da Santa Casa sem recurso pra sobreviver, digo de quase todo estado ao é coisa só de Porto feliz. E se não fosse à intervenção do município fatalmente ela teria fechado as portas, assim como muitas outras fecharam em nossa região, só um exemplo a de São Roque, mas isso até que não é a pior notícia, pois ao ver os jornais e as matérias da TV Tem sobre Conjunto Hospitalar de Sorocaba CHS aonde desde 2005 os seus diretores vem fraudando todos os tipos de licitação, falsificando plantões e servindo como esconderijo para médicos corruptos.



Indignar – se é pouco diante de tamanha monstruosidade, ver pessoas formadas em salvar vidas ceifando – as sem menor pudor, é de doer na alma, pois quantas vezes como vereador eleito na minha cidade tive que explicar para diversas pessoas que me procuram para intervir no CHS para uma consulta, cirurgia, exames e internações. E nos ficamos tentando explicar o inexplicável, pois como simples vereador nada poderia fazer e na maior da inocência achávamos mesmo que o CHS e outros hospitais da região estavam com super lotação que o dinheiro é pouco que o cobertor é curto cobre o pé descobre a cabeça.



Mas a verdade é que os homens de branco que tem como preceito básico na sua formatura ler Hipocrates, onde diz, “salvar vidas é a prioridade do médico”. E assim deveriam agir todos, mas infelizmente para desesperos de nos pobre que não podemos pagar pelo atendimento ficamos nas mãos destes larápios, sanguinários e sem escrúpulos, médicos quem com a ganância de ficar mais rico do que já é matam vidas inocente fraudando plantões, licitações, e usurpando do cargo que lhe é conferido para tirar proveito das vidas ceifadas no leito de um hospital à espera de um medico que não vem, uma cirurgia que não é marcada, um exame que não é feito ou uma vaga no leito do hospital, até mesmo da UTI.



Para nossa sorte nem todos os profissionais são assim, e temos que separar o Joio do Trigo, pois como há corruptos na policia, política, empresas há também médicos. Mas tenho certeza que os números de profissionais da saúde honestos ainda são maior graça a Deus.



O que mais me espanta é que isso é feito nas barbas dos governadores que estão no comando deste estado a mais de 18 anos, e na cidade onde também é governado a mais de 20 pelo mesmo partido do governador, e colocam no seu comercial partidário que o Estado de São Paulo tem a melhor saúde dentre todos os estados da federação, diz o PSDB no seu comercial “saúde é atenção e carinho com os que mais precisam”. Seriam eles os médicos que foram presos nesta fraudes os que mais precisam?



Precisamos sim de honestidade, melhores atendimentos, menos burocracia nas filas dos exames, precisa de pessoas que estejam engajadas no atendimento prioritário dos mais pobres e menos favorecido, pois quem sofre com os desmandos deste (dês)governo é a população pobre de toda região.



Por isso minha indignação com o governo do Estado de São Paulo pelo trato com a saúde e pior ainda com o médico que pede sua exoneração do cargo de Secretario do Estado para que possa investigar com isenção, que é o caso do Neurocirurgião filiado ao PSDB. Deveria ele a bem do serviço publico pedir exoneração do cargo que ocupa no quadro de servidor do estado e devolver todo dinheiro arrecadado do erário publico com a fraude dos plantões do qual seu nome consta.



PS: Espanta-me também o fato da gravidade dos acontecimentos e eu ter revirado os editorias de jornais da nossa cidade e região e encontrar apenas parcos comentários e muito superficial. Tendo em vista a gravidade das denuncias e levando em consideração que muitas vidas foram interrompidas pela negligência dos poderes públicos e principalmente dos médicos, merecia uma melhor cobertura, afinal quando é um político – o qual sou sabedor que não tem santos também – é destaque nacional e vira tema de editorial, colunista e moralista de plantão todos com matérias de capa ou chamada na capa com letras garrafais.

Sem comentários: