quarta-feira, 1 de maio de 2013

Sorocaba : 543 casos confirmados de dengue. Em Porto Feliz quantos casos temos?




BLOG O MURAL:  Os casos de mortes por suspeita de dengue em Porto Feliz põem em alerta a nós todos, pois não é nenhuma mera coincidência duas mortes em menos de uma semana, mais ou menos com mesmos sintomas e na mesma região, e agora a pouco fiquei sabendo que na creche do mesmo bairro também tem um caso suspeito de uma criança que lá esta matriculada.

Cabe a nós moradores da cidade ficar com a atenção redobrada e em alerta máximo para qualquer suspeita chamar as autoridades competentes no assunto para averiguar.

Já o poder público tem que redobrar suas equipes de vigilância, para em qualquer sinal de foco fazer o combate eficiente e certeiro, para que não ocorra o que esta ocorrendo em Sorocaba.
Veja a matéria do Cruzeiro do Sul.


O novo boletim divulgado nesta segunda-feira (29) pela Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) mostra que, desde o início do ano até a última sexta-feira (26), foram confirmados 543 casos de dengue na cidade. Deste total, 453 casos são autóctones (contraídos na própria cidade) e 90 são importados (contraídos em outras localidades).

Uma análise epidemiológica do surto em andamento na cidade aponta algumas características e informações sobre a evolução da dengue em 2013. Do total de 10.708 notificações de casos suspeitos até o dia 26 de abril, 10.165 (94,9%) foram descartados. Comparando com o mesmo período de 2011 (ano em que o município também enfrentou um surto), nas últimas semanas, o número de casos confirmados de dengue está menor. Mesmo assim, a Área de Vigilância em Saúde faz um alerta: a previsão é que o número de casos tenha um aumento significativo nas próximas duas semanas.

Ainda de acordo com o último boletim, a maioria dos casos da doença confirmados na cidade apresenta-se sob a forma de dengue clássica, com o registro de alguns casos com complicações leves a moderadas. Em fevereiro, foi registrado um óbito pela doença (um menor de 13 anos). O documento mostra ainda que há casos positivos de dengue em todas as faixas etárias, concentrando-se nas pessoas com idades entre 20 e 39 anos.

Todas as ações de controle continuam sendo intensificadas nas regiões que apresentam casos de dengue. A SES pede o apoio da população no combate ao mosquito transmissor: é necessário que cada cidadão fique atento em sua casa e em seu local de trabalho, eliminando todos os materiais que possam acumular água e assim, possam se tornar criadouros do Aedes aegypti.

Sem comentários: