quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Prestação de conta da saúde foi apresentada em plenária

BLOG O MURAL:  
Foto: Marcela Cortez
A população foi convidada a participar da prestação de contas da Saúde em uma plenária realizada hoje, dia 27 de setembro, na Câmara dos Vereadores de Porto Feliz. O convite – publicado no jornal Tribuna das Monções, com uma semana de antecedência – contabilizou nada mais que 30 pessoas no espaço, entre eles funcionários da rede e uma parcela da população interessada.

A secretária de Saúde da cidade, Drª Cláudia Meirelles, utilizou uma planilha especificando gastos com os programas desenvolvidos entre: a Santa Casa, postos de saúde e também o Programa Saúde da Família (que faz o acompanhamento do paciente, desde o monitoramento das consultas, comparecimento, datas de exame, assistência residencial e o tratamento com o médico). O documento, que está aberto ao domínio público e também é fiscalizado pelo Tribunal de Contas, mostra detalhadamente os custos com médicos, medicamentos, aluguel de prédio, energia, água e folha de pagamento.

No momento, Cláudia falou sobre a importância sobre essa prestação de contas e a participação popular para desvendar alguns boatos a respeito da saúde na cidade. “É preciso observar o quanto é gasto com essa área e estar atento ao que pode-se ou não fazer. Temos problemas a ser melhorados, assim como outras cidades da região, pois trabalhamos no modelo SUS do Estado de São Paulo. Mas trabalhamos com o que temos em mãos e aqui temos índices de avanço relacionando aos governos anteriores. É preciso ter noção do que dá ou não para fazer”, diz.

Verbas e investimentos

As Audiências Públicas realizam-se há algum tempo no município, sobre assuntos de inúmeras ações que o governo deverá fazer. Prova disso é um deles, feito em dezembro de 2011, onde se discutiu sobre a aplicação de verbas e onde deveria ser gasto - tudo relacionado à Saúde Básica de 2012. Foram mais de R$ 600 mil no projeto, que envolveu a aquisição de equipamentos para os postos dos bairros do Jardim Vante, Popular, Vila América, Bambu, Centro, Vila Angélica e CAIC.

Em 2012, há também a construção (que já está em atividade) de dois novos espaços para atendimento à população, um no bairro da Vila Progresso e outro no Bom Retiro.

Sem comentários: