quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Depois de três meses de reuniões os vereadores apresentaram o relatório final da CE

BLOG O MURAL: Com o objetivo de apontar soluções para o problema do descarte de animais mortos na cidade e eventualmente apurar informações veiculadas nas redes sociais sobre supostas irregularidades, principalmente, no manejo desses cães mortos, atendendo um pedido do Prefeito Claudio Maffei, a Câmara de Vereadores decidiu instalar uma Comissão Especial (CE) para o caso.
A. I. Câmara Municipal

Os vereadores Urias de Oliveira (PT), Andréa Aparecida Nunes de Mattos (PT), Ednilson de Jesus Macedo (PSB), Armando Ambrósio Sobrinho (DEM) e José Antonio Queiroz da Rocha (PSDB) foram sorteados para formarem a Comissão, que teve sua primeira reunião no dia 25 de maio de 2012.

O vereador Urias de Oliveira foi o presidente da CE e o vereador Ednilson de Jesus Macedo foi escolhido como 1º Secretário. Os vereadores Armando Ambrósio e José Antonio Queiroz da Rocha participaram apenas da primeira reunião, se negando a prestigiar as demais.

Com a ajuda dos depoimentos que compõem um Inquérito Policial em andamento na Polícia Civil, que também investiga o caso, os vereadores convidaram para depor os senhores: Francisco Conrado (GCM), Vanderli Prestes (GCM), Ivete Gonçalves Ferreira (GCM), Alexandre dos Santos Souza (revista Porto Visão), Roberto Prestes (jornal Tribuna das Monções), Cauby Aparecido de Almeida (Meio Ambiente), Laudinei Rossi (Vigilância Sanitária), Paulo Ricardo Bassul (Meio Ambiente), Juliana Cardeli dos Santos (Zoonoses), Danilo Silva (Zoonoses), Arildo da Silva Almeida (Zoonoses), Ezequiel Pedroso Luciano (Zoonoses).

Não comparecendo os citados:
Ivete Gonçalves Ferreira e Roberto Prestes, este último tendo recusado o convite por meio de ofício encaminhado no dia 12 de junho de 2012, explicando nada poder ajudar a Comissão Especial no processo.

Os três vereadores que participaram da Comissão Especial, deram sua opinião sobre o caso:

O Presidente da Comissão, Urias de Oliveira, falou sobre a CE: " Montamos uma comissão para estudo e logo no início fomos abandonados pela oposição, os vereadores Coquinho e Armando se negaram a participar faltando com respeito a nossa câmara. Acreditamos que o crime foi intencional e agora deveremos esperar um parecer mais específico da polícia. Mas houve um crime e quem o fez sabia que prejudicaria muitas pessoas", afirma Urias.

A vereadora Andrea Aparecida Nunes de Matos comentou: "Participei das reuniões da CE e ouvi atentamente todos os que, convidados, compareceram à Câmara Municipal para nos ajudar a esclarecer tais fatos. Agradeço a todos pela contribuição, pois nosso objetivo é o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade porto-felicense".

Ednilson de Jesus Macedo finalizou: "Toda essa mobilização para a CE, pra chegar a um resultado que já imaginávamos. Teve muita tempestade em torno do caso para nenhuma prova efetiva. Fizemos a nossa parte, escutamos todos os convidados, para tentar ajudar a cidade de Porto Feliz".

Conclusões Finais

O Estudo de Apontamento desta Comissão sugere três medidas para providências da administração pública no caso. Seguem:


CURTO PRAZO
A vala utilizada para descarte dos cães no bairro da Vila Nova é utilizada de acordo com normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo). Para melhoramento do local, sugere-se que a área seja cercada, além da identificação do local como área pública e vala de descarte, e o agendamento da atividade de acordo com a Secretaria de Obras Públicas, evitando-se assim a demora e a exposição dos corpos dos animais.
MÉDIO PRAZO
Um estudo sobre prós e contras da aquisição de um Incinerador para fazer o descarte desses animais, assim como o descarte de material infectante. E também uma avaliação se esse equipamento reduziria o custo com a terceirização do descarte de material infectante. Reunião com pessoas e entidades da área para planejamento coletivo dessas soluções.
LONGO PRAZO
A doação de uma área para a criação de um Cemitério de Animais, e, em contrapartida, a instalação/criação de uma ONG que se encarregue deste serviço. Outro fator apontado é o estudo sobre como melhorar o armazenamento e o recolhimento dos animais das clínicas particulares e da Zoonoses do município e também sobre a responsabilidade das entidades com o tratamento de cães e gatos vítimas de abandono.

Diz o relatório: "Houve montagem das imagens publicadas no jornal local - o qual se reserva o direito de não dizer quem foi o autor da foto publicada - demonstrando que o autor tinha puro interesse político, pois estamos em ano eleitoral.O que mostra que o autor sabia estar cometendo um crime ao retirar os animais da vala e forjar uma situação que não era real.

Pode até existir falha no descarte, porque o local não era identificado como tal para esse serviço e nem identificado como área pública. Não havia o cercamento e houve demora em cobrir o buraco com terra. Mas esse fator é aceitável, se tratando da distância para locomoção da máquina e de ter passado por um feriado.

Como se sabe, as fotos correram a internet e tudo foi oficializado pela delegacia de Polícia Civil de Porto Feliz, mas uma coisa é certa: não houve crime de matança indiscriminada de animais sadios, nem há cemitério clandestino. Isso fica provado já no depoimento dos GCMs e reforça-se pelo depoimento do veterinário, que atesta a quantidade de animais que eles entregam para o município que responsabiliza-se pelo descarte final. A Zoonoses também reforça esse número, variando entre os depoimentos - algo entre 2 a 4 animais por dia, o que é normal em se tratando de números.

Com isso, atestamos que fatos isolados podem ter marcado os assuntos debatidos na internet e nos meios públicos, assim como nos meios políticos, pois quem procura analisar as imagens, tem a impressão de caos. Mas ao levantar os procedimentos das clínicas veterinárias particulares e, principalmente, da Zoonoses, vê-se que o tratamento dado aos animais é de primeira grandeza, aliás, trabalho visto em poucas cidades da região. Mesmo tendo o destino final no terreno da Vila Nova, o trabalho é feito de forma correta e seguindo as normas da vigilância sanitária, tanto da cidade quanto do Estado. Tanto é verdade que a denúncia não foi tratada como crime por órgãos fiscalizadores.

Texto: A. I. Câmara Municipal de Porto Feliz

Prestação de conta da saúde foi apresentada em plenária

BLOG O MURAL:  
Foto: Marcela Cortez
A população foi convidada a participar da prestação de contas da Saúde em uma plenária realizada hoje, dia 27 de setembro, na Câmara dos Vereadores de Porto Feliz. O convite – publicado no jornal Tribuna das Monções, com uma semana de antecedência – contabilizou nada mais que 30 pessoas no espaço, entre eles funcionários da rede e uma parcela da população interessada.

A secretária de Saúde da cidade, Drª Cláudia Meirelles, utilizou uma planilha especificando gastos com os programas desenvolvidos entre: a Santa Casa, postos de saúde e também o Programa Saúde da Família (que faz o acompanhamento do paciente, desde o monitoramento das consultas, comparecimento, datas de exame, assistência residencial e o tratamento com o médico). O documento, que está aberto ao domínio público e também é fiscalizado pelo Tribunal de Contas, mostra detalhadamente os custos com médicos, medicamentos, aluguel de prédio, energia, água e folha de pagamento.

No momento, Cláudia falou sobre a importância sobre essa prestação de contas e a participação popular para desvendar alguns boatos a respeito da saúde na cidade. “É preciso observar o quanto é gasto com essa área e estar atento ao que pode-se ou não fazer. Temos problemas a ser melhorados, assim como outras cidades da região, pois trabalhamos no modelo SUS do Estado de São Paulo. Mas trabalhamos com o que temos em mãos e aqui temos índices de avanço relacionando aos governos anteriores. É preciso ter noção do que dá ou não para fazer”, diz.

Verbas e investimentos

As Audiências Públicas realizam-se há algum tempo no município, sobre assuntos de inúmeras ações que o governo deverá fazer. Prova disso é um deles, feito em dezembro de 2011, onde se discutiu sobre a aplicação de verbas e onde deveria ser gasto - tudo relacionado à Saúde Básica de 2012. Foram mais de R$ 600 mil no projeto, que envolveu a aquisição de equipamentos para os postos dos bairros do Jardim Vante, Popular, Vila América, Bambu, Centro, Vila Angélica e CAIC.

Em 2012, há também a construção (que já está em atividade) de dois novos espaços para atendimento à população, um no bairro da Vila Progresso e outro no Bom Retiro.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Maffei aguarda reunião com governador. Confira!

A. I. Prefeitura
BLOG O MURAL: O prefeito Cláudio Maffei (PT), está na cidade de São Paulo (SP), aguardando uma reunião com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), hoje, dia 26 de setembro, para discutir sobre as instalações do Centro de Progressão Continuada (CPP), na cidade de Porto Feliz (SP).

Após a caminhada que teve início no domingo, 22 de setembro, uma nota foi divulgada pela assessoria de imprensa de Maffei, segue: "Chegamos no Palácio do Governo nesta terça-feira, por volta das 16h, como tínhamos previsto, porém, o governador estava em agenda externa. Fomos atendidos pela subsecretária de assuntos parlamentares, Rosmary Corrêa, que nos disse tentar uma audiência com o Alckmin ainda nesta semana. Vamos ficar no caminhão mais um dia e tentar reunião para esta quarta-feira, 26", informa.


Durante a reunião, o prefeito entregará ao governador um abaixo-assinado com assinatura dos moradores para que a questão tenha um debate e os prós e contras sejam avaliados.


Você também acompanha as notícias da assessoria de imprensa da prefeitura no blog Presídio Aqui Não > http://presidioaquinao.blogspot.com.br/

JIU-JITSU: mais um título é conquistado por porto-felicense em competição

Divulgação
BLOG O MURAL: O atleta porto-felicense, Caio Russo, competiu no final de semana, dia 22 de setembro, na categoria de Jiu-Jitsu, na cidade de Paulínia, interior de São Paulo. Ele, conquistou o primeiro lugar na disputa e foi o único a representar a cidade de Porto Feliz.

Caio leva o nome da equipe Naja de Muay Thay, da Academia de Artes Marciais de Porto Feliz (AAMPF) e já conquistou outras medalhas em competições da região e também no Rio de Janeiro (matéria publicada aqui > http://blogdourias.blogspot.com.br/2012/09/equipe-naja-participa-de-campeonato-no.html ).


A AAMPF precisa agora de apoiadores e patrocinadores para ampliar seus trabalhos. Se você gostaria de ajudar, entre em contato pelo telefone:  (15) (15) 97205412, com o professor Mateus.


Manifesto exige ‘legalidade’ e repudia ‘linchamento’: julgamento ou espetáculo?

Imagem reúne assinantes do manifesto - divulgação
BLOG O MURAL: Depois do fracasso do golpe contra Chavez, em 2002, a tática dos conservadores mudou. Em Honduras, o golpe teve aparência de legalidade. No Paraguai, o caminho foi o mesmo. E no Brasil? Não chega a ser golpe o que vemos no Supremo Tribunal Federal. Mas é um ensaio. Ministros do STF emparedados pela mídia. Magistrados que invertem a lógica e afrontam a Constituição, exigindo que réus comprovem sua inocência. Entramos na era da “presunção da culpa”. E, pra completar, um julgamento marcado – e fatiado – para coincidir com as eleições. Coincidências?


Não se trata de negar os atos ilícitos praticados por gente do PT e “partidos aliados”. Erraram, que sejam punidos. Mas e o Mensalão tucano, muito anterior: por que não foi a julgamento até hoje? E o escândalo do Cachoeira: por que o Procurador Geral sentou em cima da investigação que atingia líder e governador da oposição, além de jornalistas da revista mais suja do Brasil?

O País precisa ficar atento. Os golpes do século XXI não são mais liderados por generais. Mas tramados em redações e TVs, com apoio de políticos de oposição. Se o golpe do delegado não deu certo em 2006, e o golpe da bolinha de papel fracassou em 2010, avança-se para uma técnica mais sutil.

Diante desse ensaio de “golpe institucional”, a sociedade reage. Confira abaixo o Manifesto à Nação, que pede o óbvio: o STF precisa agir como Poder Judiciário, e não como um órgão a serviço da oposição midiática.


CARTA ABERTA AO POVO BRASILEIRO

Desde o dia 02 de agosto o Supremo Tribunal Federal julga a ação penal 470, também conhecida como processo do mensalão. Parte da cobertura na mídia e até mesmo reações públicas que atribuem aos ministros o papel de heróis nos causam preocupação.

Somos contra a transformação do julgamento em espetáculo, sob o risco de se exigir – e alcançar – condenações por uma falsa e forçada exemplaridade.  Repudiamos o linchamento público e defendemos a presunção da inocência.

A defesa da legalidade é primordial. Nós, abaixo assinados, confiamos que os Senhores Ministros, membros do Supremo Tribunal Federal, saberão conduzir esse julgamento até o fim sob o crivo do contraditório e à luz suprema da Constituição.




Para assinar, envie email para > cartaabertaadesoes@gmail.com

Fonte: O escrivinhador

terça-feira, 25 de setembro de 2012

AGENDA: Sarau na Casa terá tema “Transformação”

BLOG O MURAL: O Sarau na Casa da edição do mês de setembro terá como tema “Transformação”, que será realizado no dia 27 de setembro. O evento será na Casa da Cultura, às 20h.

Informações: (15) 3261-9000

Maffei caminha até km 27

A. I. Prefeitura
BLOG O MURAL: O prefeito Cláudio Maffei (PT), já está nas proximidades da cidade de São Paulo. Hoje, segundo o blog "Presídio Aqui Não", o grupo já passou do km 27 da Rodovia Castelo Branco e conta com o apoio da polícia Militar e Rodoviária. A caminhada começou no domingo, dia 23 de setembro, com o objetivo de um debate com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), a respeito do local da instalação do Centro de Progressão Penitenciária (CPP).


A. I. Prefeitura

A. I. Prefeitura

A. I. Prefeitura
Segundo Maffei, o local escolhido para construção é uma área de preservação ambiental e possui mananciais ao seu redor. Ainda no mês de setembro, outra manifestação foi realizada pelos moradores, o "Manifesto do Jequitibá". Lá, ele apresentou 15 motivos para a não aceitação do presídio neste espaço, argumentando: " O povo de Porto Feliz e região luta para a não instalação do presídio no município, mas deixa claro que não tem nenhuma atitude negativa ou preconceituosa contra as pessoas que cumprem pena, pelo contrário, queremos auxiliar esses homens e mulheres a serem reintegrados a sociedade como cidadãos de bem; e que o povo de Porto Feliz e região exige que se respeite a questão ambiental e a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente que reza que as Unidades de Conservação devem ser preservadas de grandes empreendimentos e que as autoridades locais tem que autorizar tais empreendimentos (...)."

Agora, o prefeito leva também um abaixo-assinado da população que será entregue ao governador. A primeira tentativa de diálogo entre a cidade e o governo foi em 2009, onde Alckmin se negou a atender um pedido de reunião para discutir sobre o assunto.

sábado, 22 de setembro de 2012

Prefeito fará nova caminhada até a sede do governo paulista

O prefeito Claudio Maffei, Por: Emídio Marques

Notícia publicada na edição de 21/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 010 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

BLOG O MURAL: Caminhar mais uma vez os 122 quilômetros entre Porto Feliz e São Paulo, via rodovia Castello Branco (SP-280), foi a forma encontrada pelo prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei (PT), para chamar a atenção do governo estadual quanto à insatisfação dos porto-felicenses em receber em sua cidade um Centro de Progressão Penitenciária (CPP). A partida está marcada para as 7h deste domingo, exatamente da área à margem da rodovia Porto Feliz/Capivari, onde será construído o presídio. Em 2009, Maffei completou o trajeto, mas não conseguiu atingir o seu objetivo, que era conversar pessoalmente com o então governador José Serra (PSDB). A chegada está prevista para terça-feira, dia 25, com expectativa de que seja recebido pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
"Na terça-feira estamos tentando marcar com o governador às 16h, mas se for em outro dia não tem problema, esperarei, nem que tenha que dormir por lá", comentou Maffei. Assim como fez em 2009, quando reuniu 15 mil assinaturas contrárias à instalação do CPP, o prefeito pretende levar um abaixo-assinado. A coleta de adesões é feita, sobretudo, entre os servidores municipais e nas escolas da cidade. "Essa reedição da caminhada é para forçar o diálogo com o governador", reitera. Na primeira peregrinação, Maffei foi atendido pelo secretário de Administração Penitenciária (SAP), Lourival Gomes, e pelo secretário-adjunto da Casa Civil, Rubens Cury, que se comprometeram repassar o pedido do prefeito a Serra.

Saída Consta da programação, que após a saída, domingo, o prefeito e sua comitiva participam de um ato ecumênico na praça da igreja matriz de Porto Feliz, onde a viagem será abençoada, por volta das 8h. A partir daí, o grupo segue em sentido à rodovia Castello Branco e à capital. "Da outra vez me acompanharam quatro pessoas. Para esta ainda não temos o número exato de pessoas que vão comigo. Mas terá sempre um guarda municipal acompanhando e a gente vai dormir pelo caminho. Da outra vez dormimos em barracas, dessas vez estamos tentando dormir em um caminhão-baú", complementou. (A.M.)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Equipe Naja participa de campeonato no Rio de Janeiro e conquista títulos

Facebook
BLOG O MURAL: A Associação de Artes Marciais de Porto Feliz (AAMPF) participou do 3º Campeonato Brasileiro para a classificatória internacional de 2013, nas categorias de Muay Thay e Kick Boxing. O evento foi realizado na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, no dia 16 de setembro.

A equipe de lutadores – Luis Michael Lino Ambrosino, Rafael Speranza Amendola, Lucas Gabriel de Campos Vaz, Ranieri Batista e Claudio Cesar, conquistou quatro medalhas: três de bronze e uma de prata. “Foi um dos maiores campeonatos brasileiros de Muay Thay do Brasil e nós participamos com muita força e determinação, acreditando e superando a nós mesmos. A equipe Naja está de parabéns”, publicou o professor Mateus Aparecido Luis, em seu perfil do facebook.

Agora, o objetivo é conseguir parceiros e patrocinadores. Caso você esteja interessado em ajudar, é preciso entrar em contato com a AAMPF.

Informações: (15) (15) 97205412

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Maffei ameaça voltar a pé para São Paulo

Arquivo
BLOG O MURAL: O prefeito de Porto Feliz, Claudio Maffei (PT), pretende repetir o feito de 2009 ainda nesta semana. Inconformado com a maneira em que o Governo do Estado trata o assunto da instalação do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) no município, Maffei promete iniciar a caminhada até o Palácio dos Bandeirantes na próxima quarta-feira, 19.

Segue a carta aberta ao Governador.

        “Comemoramos no dia 21 de setembro no Brasil, o dia da árvore.
        Neste dia tão importante, deste ano de 2012, gostaríamos de poder olhar nos seus olhos e frente a frente debatermos o futuro de uma pequena cidade do interior que insiste em desenvolver e sonhar com um futuro promissor com igualdade social e qualidade de vida.
        Somos conscientes a respeito da necessidade de Vossa Excelência ter que construir novas unidades prisionais no estado de São Paulo. Somos solidários na tentativa de resolver essa questão difícil e espinhosa que persegue os gestores do nosso Estado.
        Porém não podemos aceitar que um Centro de Progressão Penitenciária seja instalado em nossa cidade principalmente ao lado de uma Unidade de Conservação Ambiental, a APA do Engenho d’Água, sem nenhuma discussão e através do Diário Oficial.
        Já fizemos vários movimentos em direção ao diálogo com Vossa Excelência, porém até agora todos esses esforços foram infrutíferos. Continuamos sendo diariamente violentados com a construção do CPP em nosso território, sem alvará de ocupação do uso do solo, sem autorização municipal nenhuma, sendo assim nos sentimos esmagados pelo peso do Estado contra o Município de Porto Feliz.
        Por isso voltamos a requerer a Vossa Excelência a possibilidade de uma audiência sobre o assunto para que possamos colocá-lo a par da temeridade deste empreendimento e para que possamos discutir, ou uma nova área, ou medidas mitigadoras, ou, principalmente a não construção desta obra danosa a um município que desenvolve acima da média estadual.
        Dia 21 de setembro queremos entregar a Vossa Senhoria assinaturas coletadas da população de Porto Feliz e trabalhos de crianças a respeito da vinda de um presídio para a cidade.
        Anexamos nesta carta o MANIFESTO DO JEQUITBÁ, onde procuramos expressar 15 princípios que baseiam a nossa inconformidade e desconforto com a atual maneira com que o Governo do Estado de São Paulo tem tratado nossa Terra das Monções.
        Pedindo para que Deus ilumine o caminho de Vossa Excelência e que o Espírito Santo o encha de grande Sabedoria, nos despedimos na esperança que nossa reivindicação seja atendida e que possamos debater esse assunto pessoalmente.

Observação: no caso de uma negativa ou se esta carta for ignorada até o dia 19 de setembro, vamos novamente iniciar uma caminhada de Porto Feliz ao Palácio dos Bandeirantes em São Paulo com o intuito de conseguirmos a audiência requisitada.”

Se você ainda não assinou o manifesto, compareça ao Posto de Informações Turísticas (PIT), instalado na praça da Matriz e participe.
Informações: (15) 3261-9000


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

"Por que tentam ferir letalmente o PT?"

Divulgação
BLOG O MURAL: Há um provérbio popular alemão que reza: você bate no saco mas pensa no animal que carrega o saco. Ele se aplica ao PT com referência ao processo do Mensalão. Você bate nos acusados mas tem a intenção de bater no PT. A relevância espalhafatosa que o grosso da mídia está dando à questão, mostra que o grande interesse não se concentra na condenação dos acusados, mas através de sua condenação, atingir de morte o PT.

De saída quero dizer que nunca fui filiado ao PT. Interesso-me pela causa que ele representa pois a Igreja da Libertação colaborou na sua formulação e na sua realização  nos meios populares. Reconheço com dor que quadros importantes da direção do partido se deixaram morder pela mosca azul do poder e cometeram irregularidades inaceitáveis. Muitos sentimo-nos decepcionados, pois depositávamos neles a esperança de que seria possível resistir às seduções inerentes ao poder. Tinham a chance de mostrar um exercício ético do poder na medida em  que  este poder reforçaria o poder do povo que assim se faria participativo e democrático. Lamentavelmente houve a queda. Mas ela nunca é fatal. Quem cai, sempre pode se levantar. Com a queda não caiu a causa que o PT representa: daqueles que vem da grande tribulação histórica sempre mantidos no abandono e na marginalidade. Por políticas sociais consistentes, milhões foram integrados e se fizeram sujeitos ativos. Eles estão inaugurando um novo tempo que obrigará  todas as forças sociais a se reformularem e também a mudarem seus hábitos políticos.
Por que muitos resistem e tentam ferir letalmente o PT? Há muitas razões. Ressalto  apenas duas decisivas.

A primeira tem a ver com uma questão de classe social. Sabidamente temos elites econômicas eintelectuais das mais atrasadas do mundo, como soia repetir Darcy Ribeiro. Estão mais interessadas em defender privilégios do que garantir direitos para todos. Elas nunca se reconciliaram com o povo. Como escreveu o historiador José Honório Rodrigues (Conciliação e Reforma no Brasil 1965,14) elas negaram seus direitos, arrasaram sua vida e logo que o viram crescer, lhe negaram, pouco a pouco, a sua aprovação, conspiraram para colocá-lo de novo na periferia, no lugar que continuam achando que lhepertence. Ora, o PT e Lula vem desta periferia. Chegaram democraticamente ao centro do poder. Essas elites tolerariam Lula no Planalto, apenas como serviçal, mas jamais como Presidente. Não conseguem digerir este dado inapagável. Lula Presidente  representa uma virada de magnitude histórica. Essas elites perderam. E nada aprenderam. Seu tempo passou. Continuam conspirando, especialmente, através de uma mídia e de seus analistas,  amargurados por sucessivas derrotas como se nota nestes dias, a propósito de uma entrevista montada deVeja contra Lula. Estes grupos sepropõem apear o PT do poder e  liquidar  com  seus líderes.

A segunda razão está em seu arraigado conservadorismo. Não quererem mudar, nem se ajustar ao novo tempo. Internalizaram a dialética do senhor e do servo. Saudosistas, preferem se alinhar de forma agregada e subalterna, como servos,  ao senhor que hegemoniza a atual fase planetária: os USA e seus aliados, hoje todos em crise de degeneração. Difamaram a coragem de um Presidente que mostrou a autoestima e a autonomia do país, decisivo para o futuro ecológico e econômico do mundo, orgulhoso de seu ensaio civilizatório racialmente ecumênico e pacífico. Querem um Brasil menor do que eles para continuarem a ter vantagens.

Por fim, temos esperança. Segundo Ignace Sachs, o Brasil, na esteira das políticas republicanas inauguradas pelo do PT e que devem ser ainda aprofundadas, pode ser a Terra da Boa Esperança, quer dizer, uma pequena antecipação do que poderá ser a Terra revitalizada, baixada da cruz e ressuscitada. Muitos jovens empresários, com outra cabeça, não sedeixam mais iludir pela macroeconomia neoliberal globalizada. Procuram seguir o novo caminho  aberto pelo PT e pelos aliados de causa. Querem produzir autonomamente para o mercado interno, abastecendo os milhões de brasileiros que buscam um consumo necessário, suficiente e responsável e assim poderem viver um desafogo com dignidade e decência. Essa utopia mínima é factível. O PT  se esforça por realizá-la. Essa causa não pode ser perdida em razão da férrea resistência de opositores  superados porque é sagrada demais pelo tanto de suor e de sangue que custou.


Leonardo Boff é teólogo, filósofo, escritor e doutor honoris causa em política pela Universidade de Turim por solicitação de Norberto Bobbio.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Dia da árvore terá programação ambiental

Google Imagens
BLOG O MURAL: Em comemoração ao dia da árvore, que é comemorado na próxima sexta-feira, 21, a Diretoria de Meio Ambiente realizará uma programação ambiental voltada à conscientização e atividades educacionais.
Confira:

19 de Setembro
Oficina Ambiental
Tema: Reconhecendo os componentes de uma Mata e sua importância para o nosso Planeta.
Horário: das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 15h30 Local: Centro de Educação Ambiental – CEA
Participação: Centro Educacional Humberto Martelli - Escola Dengoso

20 de Setembro
Oficina Ambiental
Tema: Jardinagem e Artesanato Sustentável
Horário: das 13h às 17h
Local: Sede do Grupo Raízes da Melhor Idade
Participação: Grupo Raízes da Melhor Idade
Passeio de Barco pelo Rio Tietê
Horário: das 9h às 16h
Embarque: Parque das Monções

21 de Setembro – Dia da Árvore
Atividade de Educação Ambiental
Tema: Nossa Mata
Horário: das 8h às 10h e das 13h às 15h
Local: Centro de Educação Ambiental
Participação: Instituto Refloresta e Escolas do Município
Manutenção e plantio de Árvores
Horário: das 8h às 10h
Local: Ruas e Avenidas do Município

Informações: (15) 3261-1301

Festival de Poesia está com inscrições abertas

Google Imagens
BLOG O MURAL: O Festival Literário de Porto Feliz, FLIPORTO, está com inscrições abertas, começaram no dia 5 de setembro e se encerrarão no dia 5 de outubro. Para se inscrever, vá até a Casa da Cultura ou à Biblioteca Municipal. A obra deve ser somente poesia e  uma por autor. Precisa também ser de autoria própria e passará por quesitos de originalidade e inédita.

No dia, o Sarau na Casa organizará um júri para avaliação, compondo-se de três profissionais de reconhecimento cultural e artístico. Serão duas etapas: vinte trabalhos serão escolhidos para preencher a categoria Composição. Dentre esses, três ocuparão os primeiros lugares.

O festival é resultado do trabalho do grupo Sarau na Casa e tem o apoio da prefeitura. O objetivo é incentivar, valorizar e ressaltar o desenvolvimento da criação literária na expressão poesia e revelar poetas porto-felicenses.


Informações: (15)  3261-9000

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Agenda: Expo "Contos Urbanos", confira!

Google Imagens
BLOG O MURAL: A secretaria de Cultura e Esportes de Porto Feliz (SP), promoverá a exposição “Contos e Lendas Urbanas”, que acontece na Casa da Cultura, entre os dias 17 a 28 de setembro, das 8h às 17h.

O trabalho é de autoria dos artistas plásticos Vand Riberio e Gustavo Ribeiro.

Informações: (15) 3261-9000

Urias entrega moção para organizadoras do desfile beneficente

Foto: Marcela Cortez
BLOG O MURAL: As organizadoras do desfile de moda beneficente em prol a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto Feliz, Rafaela Martins, Naiara Camilo e Anieli Costa, receberam no dia 11 de setembro, uma Moção de Aplauso aprovada pela Câmara e de autoria do vereador Urias de Oliveira (PT).


As garotas promoveram um encontro onde familiares, alunos, professores e representantes da cidade estivessem no Porto Feliz Tênis Clube para conhecer a coleção das lojas participantes e também praticar a boa ação: todo o dinheiro arrecadado foi doado à instituição, somando mais de R$ 6 mil.

Mais de 800 pessoas marcaram prestigiaram o desfile e 40 modelos  trabalharam como voluntários.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Deputada entrega van para Porto Feliz e caminha pelas ruas centrais

Foto: Marcela Cortez
Foto: Marcela Cortez
BLOG O MURAL: A tarde de ontem, 10 de setembro, contou com mais um ponto positivo para a cidade. O motivo é que a Deputada Estadual Ana do Carmo (PT), esteve presente para entregar oficialmente um veículo à prefeitura que servirá somente aos projetos sociais. A verba para aquisição do carro, no valor de R$ 70 mil, foi uma parceria entre ela e o vereador Urias de Oliveira (PT) – que já havia se reunido para pedir apoio aos projetos desenvolvidos aqui.



Após um encontro com os representantes da cidade, Ana fez uma caminhada junto aos candidatos a prefeitura, acompanhando a professora Andréa e o vice, João Esquerdo. Os candidatos a vereadores também participaram. No percurso que seguiu as ruas centrais, eles ouviram os moradores, comerciantes e apresentaram o plano de governo por meio de uma cartilha explicativa.






sexta-feira, 7 de setembro de 2012

BAMBU: cerimônia de inauguração da escola Zilda contou com mais de 500 pessoas


Foto: Marcela Cortez
BLOG O MURAL: O bairro do Bambu agora conta com mais um prédio modelo, moderno e espaçoso para as crianças matriculadas do 1º ao 5º ano na rede de ensino municipal da cidade de Porto Feliz (SP). A prefeitura inaugurou hoje, 7 de setembro, um espaço que leva o nome da professora Zilda Tomé de Moraes. 
Foto: Marcela Cortez
Foto: Marcela Cortez
Na cerimônia, a comunidade, representantes municipais, alunos e professores assistiram a apresentações de dança, coral, músicos da Banda União, Instituto Sonorum, Grupo Alpha, Coral de Libras e a fanfarra da escola professor Antonio de Pádua.

O diferencial é que este ano a banda União foi acompanhada de um profissional em Libras, onde juntos tocaram o Hino Nacional do Brasil.

A escola

Foto: Marcela Cortez
O início das atividades escolares no novo prédio está prevista para o começo da semana, já no dia 10 deste mês. São 11 salas de aula, sala de informática e uma sala de leitura - com adaptação para portadores de necessidades especiais. Além disso, há também uma quadra poliesportiva fechada e com banheiros. Lá, um espaço com palco e camarins para eventos artísticos.

Foto: Marcela Cortez

Foto: Marcela Cortez

Foto: Marcela Cortez

Foto: Marcela Cortez

Foto: Marcela Cortez

Foto: Marcela Cortez

Foto: Marcela Cortez

Foto: Marcela Cortez

Foto: Marcela Cortez

Foto: Marcela Cortez
De acordo com o projeto, são mais de quatro mil metros quadrados. A obra teve inicio em junho de 2011 e ganhou um investimento de mais de R$ 7 milhões.

Sobre a professora

Zilda Tomé de Moraes nasceu em 21 de janeiro de 1944, em Porto Feliz. Filha de Antonio Tomé e de Maria Conceição Silva. Foi casada com o médico Roberto de Moraes, tendo dois filhos Roberto e Renato.

Ela licenciou-se em Letras no ano de 1967 na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Cursou também a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu.
Durante sua carreira, a professora Zilda lecionou as disciplinas de Português e Inglês em diversas escolas de Porto Feliz, tais como Colégio e Escola Normal, Externato e Casa das Crianças São José (hoje Escola São José), Escola Coronel Esmédio, Escola Monsenhor Seckler e Escola Pedro Fernandes de Camargo.
Ela foi uma professora que incentivou o hábito da leitura nos alunos, emprestando seus próprios livros. Faleceu em 1998, aos 54 anos.