domingo, 11 de março de 2012

Alexandre Padilha: “Os prefeitos e prefeitas são decisivos para melhorarmos a saúde no país”

BLOG O MURAL: O Brasil muda e com eles as decisões mudam também, pois fica cada vez mais perto da nossas cidades as mudanças, é o que diz o Ministro Padilha.
Ministro Alexandre Padilha ressalta papel das prefeituras na saúde. (Foto Ricardo Weg - PT)

Ministro da Saúde fala sobre a relação entre municípios e governo federal em benefício da saúde pública


“Os prefeitos e prefeitas são decisivos para melhorarmos a saúde no país, sobretudo porque o SUS é um sistema descentralizado”, declarou o ministro da saúde, Alexandre Padilha em entrevista.

De acordo com Padilha, o Ministério da Saúde coordena o conjunto de políticas, estabelece um conjunto de normas e pactua com os secretários estaduais e municipais quais são as políticas e os recursos a serem repassados. Mas são os municípios que colocam as ações em prática. “Quem executa e quem garante a qualidade de atendimento, quem acompanha a atuação dos profissionais e realiza as ações de prevenção e de promoção, além de estruturar a rede de atendimento a saúde são os municípios”, declarou Padilha.
Segundo o ministro, os municípios têm um papel fundamental porque contribuem fortemente com o financiamento da saúde no país. “Os municípios hoje têm um papel fundamental no SUS até porque não só assumem maior parte das responsabilidades, mas também contribuem fortemente, inclusive, com financiamento da saúde no país. Tem uma participação expressiva no financiamento de recurso na saúde e é por isso que os prefeitos e prefeitas são decisivos”.

Padilha também explicou que a saúde é um tema que “mobiliza o conjunto da cidade” além também de proporcionar um “impacto econômico decisivo” nos pequenos municípios. “A saúde é um tema que mobiliza o conjunto da cidade. A saúde faz com que entidades e movimentos sociais que trabalham com os temas da saúde se mobilizem e cuidem cada vez melhor da cidade, e, além disso, a saúde tem um impacto econômico decisivo, sobretudo nos pequenos municípios”.

(Fabrícia Neves, Gustavo Toncovitch e Jamila Gontijo)

Sem comentários: