quinta-feira, 28 de abril de 2011

Com aval de Lula, Rui Falcão será o presidente do PT



BLOG O MURAL: O deputado estadual Rui Falcão (SP) será o novo presidente nacional do PT. Assumirá no lugar de José Eduardo Dutra, às voltas com problemas de saúde.


A renúncia de Dutra e a eleição de Falcão ocorrerão nesta sexta-feira (29), em reunião do diretório do partido, em Brasília.


O acordo que apressou a sucessão interna do PT foi fechado na noite passada. O nome de Falcão emergiu de uma lista tríplice.


Além dele, constavam da relação o senador Humberto Costa (PE) e o ex-ministro Luiz Dulci. A tróica foi submetida a Lula.


O ex-presidente disse que não gostaria de abrir mão de Dulci. Ex-secretário-geral da Presidência, ele é, hoje, assessor de Lula.


De resto, Lula disse que apoiaria tanto Falcão quanto Humberto Costa. Afirmou que ambos reúnem condições de comandar a legenda.


Como Humberto informou que não disputava o posto, o petismo concentrou-se em Falcão, o preferido da corrente majoritária, integrada por José Dirceu.


Ouvida, a presidente Dilma Rousseff também absorveu o nome de Falcão. Informou que não se opõe à ascenção dele.


Hoje, Rui Falcão é o primeiro vice-presidente do PT. Vinha comandando a legenda, temporariamente, desde 22 de março, quando Dutra tirou licença médica.


Alçado à condição de presidente definitivo, Falcão vai completar o mandato de Dutra, que termina em dezembro de 2012.


Será, portanto, o mandachuva do PT nas eleições municipais do ano que vem.


Rezam os estatutos do partido que, em caso de vacância definitiva do cargo de presidente, cabe ao diretório nacional eleger o substituto.


A reunião do diretório já estava marcada. Vai durar dois dias. A intenção do partido é a de realizar a eleição de Falcão já nesta sexta.

Sem comentários: