sexta-feira, 27 de abril de 2012

Secretaria de Saúde inicia campanha de vacinação contra gripe

Campanha começa dia 5, para crianças e idosos. Foto: Google Imagens
BLOG O MURAL: Começa no dia 5 de maio, a 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.    Em Porto Feliz, a campanha atenderá todas as unidades de Saúde. Neste ano, assim como em 2011, além dos idosos a partir de 60 anos, serão vacinadas crianças – de seis meses a dois anos de idade –, gestantes e indígenas.
        A campanha segue até 25 de maio. No primeiro dia da campanha, todas as unidades estarão abertas, das 8h às 17h. Nos dias 30 de abril e 1º de maio os postos de saúde estarão fechados.

A vacina
        A ampliação do público da campanha foi definida pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da influenza.
        As complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos - idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis. Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação.
        Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.
        A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1).

Câncer Bucal
        No mesmo período, entre 5 e 25 de maio, haverá a campanha de prevenção do câncer bucal em todas as unidades de Saúde do município.
        No sábado, 5, nas unidades de Saúde, haverá equipes da campanha de vacinação e dentista para a campanha do câncer bucal.

Informações: 15 3261-9000

Texto: A. I. Prefeitura

Sem comentários: