domingo, 1 de abril de 2012

DEM, PSDB e a igualdade em Porto Feliz

BLOG O MURAL: O cartunista pegou a essência do que esta acontecendo com o DEM, ex-PFL, ex ARENA. Última trincheira da oposição raivosa, mentirosa e fiel escudeiro do PSDB, os dois partidos juntos atacam o governo do Partido dos Trabalhadores diuturnamente. E em Porto Feliz não é diferente.
Por isso é bom reler alguns livros para relembra nossas origens e, ao reler Sergio Buarque de Holanda pincei esse dois trecho.(grifo do brog).  

[...] A estrutura econômica sobre a qual se estruturou o coronelismo foi o modelo patrimonialista privado introduzido pelos portugueses desde o início da colonização, especialmente com a montagem da empresa açucareira. [...]

[...]Forjado na concessão de grandes áreas onde se visava uma produção para o mercado europeu, ou seja, para atender as demandas do mercantilismo. O coronelismo está essencialmente ligado ao poder local e aos valores patrimonialistas que se estendem à comunidade ou até mesmo à municipalidade, conjunto de valores que foram introduzidos pela Coroa portuguesa com a criação das câmaras coloniais [...].

  ...Conheço “diaristas” que estão fazendo faculdade, andam de carro zero-quilômetro e compram roupas no mesmo shopping que as patroas. Muitas têm celulares melhores do que os delas. Algumas chegam a viajar ao exterior, nas férias. Conheço uma que enviou a filha de 15 anos à Disneylândia, ano passado – fazendo faxina em casas de madames, ganha mais de R$ 7 mil/mês...(via blog contexto livre)

  Quando a gente vê quem está do outro lado, quando se mensura o risco dos grupos colocar de novo seus despachantes no poder para impedir que qualquer um tenha, boa educação, saúde, promoção social, cultura, avenida duplicada, ruas asfaltadas, comércio pujante, carro novo ou tevê de plasma sob a premissa de que pobre não precisa dessas coisas, percebe-se que o Partido dos Trabalhadores continua sendo a única saída.

Não existe outra corrente política na cidade como bem disse o jornalista Roberto Preste com um projeto de poder socialmente ambicioso, e que seja viável. Partidos discutem fisiologismo barato com “toma-la da cá” isso não pode ser o parâmetro para Porto Feliz, e por nós não é aceito. Adota uma postura de tudo ou nada com a faca no pescoço.

Ser de esquerda com discurso socialmente mais ousado. Nós já fomos em 2004, e nosso proejto sagrou-se vencedor, pois como podem perceber no trecho do livro Monções, a direita é coronelista e patrimonialista desde a chegada dos portugueses. Ou seja: se não fosse o Partido dos Trabalhadores, carro, tevê de plasma e  celular continuariam sendo prerrogativas de rico, no Brasil.

Ao fim e ao cabo, a única conclusão possível é a de que Porto Feliz pode não está as mil maravilhas que nem alguns colunista tentam impor como verdade única nossa, nem tão pouco  é a desgraça dos pessimistas de plantão, mas nós do PT, fomos o único projeto que governou para todos, sem olhar suas ideologias, grupos, religiões ou qualquer outra coisa que seja dita por eles

Talvez por isso tenhamos hoje um monte de candidatos querendo ser prefeito, fora do grupo e de dentro dele também, mas se não fosse o Maffei junto com o projeto de governo do PT essa cidade estaria ainda nas mãos dos coronéis ou de seus subordinados, jogada aos buracos e ruas sem asfalto, com pessoas morando nas casas marginando córregos, recebendo migalhas do poder público como se fossem esmolas.

A Vereadora Andréa, pré-candidata a prefeita pelo PT, apresentará um continuação das (r)evoluções que essa cidade sofreu nos 8 anos do Maffei, e por isso teremos de novo um plano de governo a altura do nosso povo com avanço e prosperidade a todos. Não como outrora, poder nas mãos dos poucos e politicas só para privilegiados.

Sem comentários: