sábado, 3 de agosto de 2013

O branco que me assusta.

Cade os negros, pardos e mulatos?  Essa e todas as fotos abaixo é do google.com
BLOG O MURAL: Aos médicos devo todo meu respeito, não só por salvar vida, mas por seus anos de estudo pra chegar até seu posto de trabalho.
Mas as passeatas, e sobre tudo, estas que posto nas fotos, me causam medo pelo "branqueamento", não das roupas, e sim da pele. Isso mostra que temos muito a aprender ainda em termos de justiça social. Mas quero só me ater ao fato do médico ser um "endeusado" e achar que ele, somente ele, pode ser a salvação do universo, e no nosso caso, a salvação das cidades que ficam anos a esperar que um misero médico possa atender suas necessidades mais básicas, que é, ter o direito a saúde.

Ao ver as fotos das passeatas e a repercussão nos meios de comunicação, vejo que temos muito para avançar no debate da formação médica até o atendimento do médico nos grotões das grande cidade e no interior do país. 

Devemos salientar que nossas universidades são na sua maioria públicas, e alunos de medicina se formam as custa dos impostos que eu e você pagamos ao governo Estadual ou Federal. Por isso, eles tem o dever de retribuir as populações mais pobres deste país, trabalhando para eles, e recebendo por isso, a um preço que acho justo.

Não vejo, por tanto, o porque da resistência a entrada de médicos de outros países, sendo de preferência os de origens hispânica, portuguesa e os da nossa América latina. E até cubanos, por que não? 

Vejo com muito bom grado médicos atendendo em todo território, aí poderemos ver a verdade de que precisamos. Se é de hospitais, postos de saúdes e equipamentos, ou mais médicos.

O que não podemos é ficar discutindo quem veio primeiro. O ovo ou a galinha?

Isso pouco importa, pois tem que vir quem terá condições de pelo menos mensurar essa defasagem, e isso as máquinas e os prédios públicos com certeza não faram, mas o médicos sim, seja eles brasileiro ou não. 

Veremos aí quais são as realidades de cada região das grandes cidades e o nosso sofrido interior. Por isso só, o programa "Mais Médicos" do Governo Federal já esta valendo. 

Veja as fotos abaixo e procure a negritude.









    

Sem comentários: