sábado, 2 de março de 2013

CAI AUDIÊNCIA DE ATRAÇÕES IMPORTANTES DA GLOBO


BLOG O MURAL: Dados abaixo extraído do Blog do Nassif (furo do Feltrin do UOL): 

A mídia derrete em meio a falta de credibilidade, por serem imparciais e querem mostrar outra coisa ao telespectador, isso já vem sendo sentido pela maior empresa do mercado a TV Globo, o que tem forçado ela a mudar de estratégia a cada medição do seu IBOPE. Mas segundo analista do assunto, isso tende a piorar, pois o erro das empresas do ramo de informação está no conceito e não na forma. Ao tratarem os telespectadores como um mero numero de medições erram no seu conceito básico, e subestimam a inteligencia das pessoas, além de ignorar que a internet esta revolucionando o mercado de comunicação. E quem detém as informações agora são todos aqueles que tem acesso a internet de um modo geral, afinal são mais de 16 milhões de computadores vendidos entre 2005 à 2011, por isso e por outros motivos mais especifico é que a informação factual é vital para empresa do ramo de comunicação em massa, pois ao inventarem ou manipularem a informação sera creditado a ela a pecha da imparcialidade e da distorções de informação, sendo que isso é feito em questão de minutos pela rede virtual através dos blogs e jornalista independente.  

NASSIF: A GLOBO DESABA

Tele”jornais” tem tudo a ver com Freire com “i” (*)
Enviado por luisnassif, sex, 01/03/2013 – 21:24
Por Artaud
Do F5, da Folha
Principais programas da Globo têm queda de ibope; veja lista
Colunistas – Ricardo Feltrin

Aos poucos vão fazendo sentido as profundas mudanças que a Globo fez em vários de seus escalões neste ano.

Uma análise de ibope de seus principais produtos fixos (não incluídos os sazonais como “BBB”, “F1″, futebol etc.) aponta que a emissora vem sofrendo queda sistemática de audiência na maioria de seus produtos. E não adianta usar a desculpa de que “oh, boa parte das pessoas está assistindo à Globo na internet”, porque isso não é verdade.

Os números de visualizações de atrações na internet ainda são muito pequenos para afetar a conta toda. Nem a TV paga ainda conta. O produto importante ainda é, e continuará a ser por um bom tempo, a TV aberta. Vejamos as quedas nas tabelas abaixo, obtidas com exclusividade pela coluna:



DRAMATURGIA DAS 21h

Das três novelas no biênio 2011/2012, a única que teve algum ganho foi “Avenida Brasil”, com inexpressivo crescimento de 1% no ibope e 5% no share. Mas, certamente, esse ganho já será consumido pela má performance da atual “Salve Jorge”.

DRAMATURGIA DAS 18H e 19H

As novelas das 18h e 19h, por sua vez, tiveram marcantes quedas. Entre 2011 e 2012, a novela das 18h perdeu 12% de ibope e 5% de share (share é a participação do programa no número de TVs ligadas; ou seja, do tanto de TVs ligadas àquela hora, X% estavam assistindo a novela tal…). Já a novela das 19h perdeu 10% de audiência e 5% de share. Cada ponto vale por 60 mil domicílios na Grande SP.

AFUNDA! AFUNDA!

De longe, o produto fixo que mais ibope perdeu no último biênio foi o veterano “Esporte Espetacular”, que caiu 16% no ibope e 10% no share. Esse seria um motivo da reação do público à presença de Tande que, como excelente jogador de vôlei, é um insosso apresentador.

OUTRO EM QUEDA

Outra atração fixa que chama a atenção por estar tendo má performance é o “Caldeirão do Huck”. O programa perdeu entre 2011 e 2012 cerca de 12% de índice de audiência e 6% de share. As mudanças promovidas no “Bom Dia Brasil” também não parecem ter surtido muito efeito: caiu 12% em ibope e 7% em share. Está perdendo fôlego para o “Fala Brasil” da Record, tudo indica.

E TEM MAIS

Pode esperar a partir de agora cada vez mais sambistas e quadros-reality no matinal da Globo. Não se espantem se “Encontro com Fátima” virar uma espécie de cover do “Esquenta”, de Regina Casé.Ninguém parece ter ficado muito surpreso com a transferência do programa de Fátima Bernardes para o núcleo de Boninho. Já era esperada uma guinada ainda maior rumo à popularização do programa –para alguns, com ar elitista demais.

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