segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Secretário de Alckmin ridiculariza idoso no Facebook

BLOG O MURAL: Como disse no outro texto preconceito racial: http://blogdourias.blogspot.com.br/2013/01/a-cor-da-pele-manda-na-nossa-consciencia.html 

Volto a destacar o preconceito de outra forma, com idoso por exemplo. E essa matéria do Renato Rovai é apropriada para isso em que ele diz da falta de entendimento entre fazer uma gozação e praticar o bulingy com as pessoas. E é esta atenção que devemos ter, mas é sempre perigoso brincar com as pessoas, poie é uma linha ténue e o secretário do Alkimin escorregou nela. Veja matéria abaixo.


O secretário adjunto de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita, fez uma “brincadeira” bastante infeliz na sua página no Facebook.
Mesquita publicou uma foto de um senhor dormindo em um plantão de imóveis de uma construtora. Na legenda,  escreveu:
 “Olááááá! Ai ai ai, que vida dura!  Flagrante numa imobiliária. Aparentemente, tudo calmo. Nenhum comprador demonstrou interesse nesse imóvel. Dormir foi a solução! Quero um emprego desse…rsrs”
Nos comentários da foto, a humilhação pública do idoso, que o blogue apurou ter 75 anos e ser metalúrgico aposentado tendo voltado a trabalhar para completar a renda, continuou:
- “Muito triste para a classe dos corretores de imóveis”;
- “Já pensou cair da cadeira? Que susto!!!”
Para não perder o espírito da “piada” coletiva, o secretário do governador Alckmin emendou num dos comentários: “Cuidado, ele pode espirrar a qualquer momento…”
A grosseria do secretário teve consequências. Aos 75 anos, o senhor da foto está sendo alvo de chacotas e seu filho afirma que tanto ele, como toda a família, estão se sentindo muito mal com a situação.
“Meu pai está se sentindo muito mal. Não só ele como toda nossa família. Estamos exigindo a imediata retirada da foto e retratação do secretário. Meu pai trabalha há mais de dez anos na mesma empresa, prestando serviços de forma correta e honrada, isso não o abalaria na profissão, mas a multiplicação da imagem e os comentários são terríveis”, disse Cristiano Navarro.
“Me espanta muito que um político publique uma foto de um senhor cochilando em seu horário almoço e diga que quer este tipo de trabalho. Certamente o secretário não sabia que meu pai trabalha de segunda a domingo. Se soubesse, talvez mudasse de ideia”, completou Navarro.
A título de curiosidade depois de informado por Navarro do episódio, este blogueiro foi à página de Edmur Mesquita no Facebook e encontrou a foto abaixo (bastante reveladora e alvissareira) com a seguinte legenda:
“Pé no acelerador. Sai da frente. Como diria aquele simpático locutor da Globo: ééééé o Edmur Mesquita do Brasil! Zrummmmmmm”
O repórter Felipe Rousselet entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo e foi informado que o secretário Edmur Mesquita “está sinceramente aborrecido com as consequências, especialmente se ele prejudicou alguém, pois, simplesmente  reproduziu uma foto que recebeu e achou engraçada. Foi uma infelicidade. Ele vai retirar a publicação imediatamente e entrará em contato com o senhor da foto para pedir desculpas para ele e para sua família”.
A assessoria ainda acrescenta que o secretário “não teve a menor intenção de ofender ou desrespeitar alguém” e que ” a foto poderia ser tirada em qualquer lugar do mundo, não imaginava que pudesse ser uma pessoa de São Paulo, muito menos da Baixada Santista”.
Fiquei curioso em entender o que a assessoria quis dizer com “muito menos da Baixada Santista”. Sou santista e tenho muito orgulho disso. Edmur também o é e tem história política na cidade. De qualquer forma, o respeito ao idoso não me parece algo que deva ser praticado apenas com aqueles que têm título de eleitor na região.

Sem comentários: