SP247 - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, enfim demonstrou preocupação quanto à segurança no Estado. Após
balanço da Secretaria de Estado de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) mostrar uma evolução de 18,2% no número de vítimas de homicídios em todo o Estado em 2012 (e de 40% na capital paulista), Alckmin, que, há alguns dias, disse que a sensação de insegurança recorde aferida por uma ONG na capital era 'normal' (
relembre), admitiu que os dados "são preocupantes".
A preocupação de Alckmin se baseia no fato de que o avanço da violência ocorre após 12 anos de quedas nos índices. Para tentar retomar o rumo de queda nos índices, o governador disse que pretende incentivar prefeituras paulistas a investir em segurança, apesar de isso ser uma obrigação legal dos estados. Na avaliação do tucano, os municípios podem ser "importantes parceiros" no combate à criminalidade.
"Tivemos embates necessários com o crime organizado", disse, ao comentar os homicídios registrados no ano passado. "A polícia saiu fortalecida e estamos otimistas porque investimentos estão sendo feitos", completou. O tucano, que esteve em Piracicaba para inaugurar a nova sede da escola de pilotos dos helicópteros Águia, citou como possíveis medidas a partir dos municípios a instalação de câmeras de segurança em saídas e pontos estratégicos de cada cidade, além de investimentos em iluminação pública.
Comparação
Como de costume, o governador aproveitou para destacar que, apesar do aumento da violência, São Paulo ainda tem o menor índice de homicídios por 100 mil habitantes na comparação com outros estados que divulgaram suas estatísticas referentes a 2012. Com 11,4 homicídios para cada grupo de 100 mil pessoas, São Paulo fica atrás de Santa Catarina (11,8), Mato Grosso do Sul (22), Pernambuco (30,4) e Goiás (39,4), de acordo com governador.
Sem comentários:
Enviar um comentário