domingo, 18 de abril de 2010

Sorocaba deverá ter escola técnica federal.


BLOG DO U: O Deputado Estadual Hamilton Pereira (PT), a ex-deputada federal Iara Bernardi - que até recentemente era a representante do MEC no estado de São Paulo - e o vereador Izidio de Brito Correa receberam aqui em Sorocaba, na última sexta-feira, o reitor em exercício do Instituto Federal de São Paulo, professor Garabed Kenchiam. Veja a matéria abaixo.



Na oportunidade, acompanhados pelo coordenador administrativo da Universidade Federal de São Carlos, Carlos Eduardo Vanucci, e por integrantes da secretarias municipais de Educação e de Obras, eles visitaram locais que poderão abrigar as futuras instalações da escola técnica federal de Sorocaba. Duas áreas, de aproximadamente 16 mil metros quadrados cada uma, foram visitadas. Uma na zona norte, no Horto Florestal, e outra na zona oeste, ao lado do Piazza de Roma.


Kenchiam falou sobre o plano de expansão, em andamento no governo Lula, dos institutos tecnológicos federais. "Sorocaba tem todas as condições de receber até mais de um. Seus representantes têm que lutar por isso, pois todas as regiões do país também querem", alertou. Iara Bernardi destacou que o governo federal tem investido pesado na área da Educação. "No ensino superior foram criadas 14 novas universidades federais e entre 2005 e 2009 foram quase 600 mil bolsas de estudo do ProUni. As crianças não foram esquecidas: o programa ProInfância, entre 2007 e 2009, conveniou mais de 1700 creches e na educação profissional e tecnológica temos 132 novas escolas funcionando e até o fim do ano devemos chegar a 214. Sorocaba não pode ficar fora deste esforço", concluiu.


Hamilton Pereira, por sua vez, lembrou que a cidade tem um perfil industrial e que há forte demanda por mão de obra qualificada. "Bem articuladas, as escolas técnicas federais, as universidades públicas e privadas e as escolas técnicas estaduais poderão ajudar a região a ter, ainda mais, trabalhadores altamente qualificados. Isso é uma alavanca para o desenvolvimento econômico com distribuição de renda", completou. Na mesma linha, o vereador Izidio destacou a necessidade do planejamento integrado do ensino técnico e tecnológico na região.
Post via blog do Hamilton

Sem comentários: