sexta-feira, 30 de abril de 2010

Mercadante: "O interior é a grande pujança econômica de SP"


Foto: Cesar Ogata

BLOG DO U: Em visita à 17ª Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), em Ribeirão Preto, nesta quinta-feira, dia 29, o senador Aloizio Mercandante afirmou que o interior é a grande pujança econômica do Estado de São Paulo. "Apesar de ter perdido espaço na economia nacional nos últimos anos, São Paulo continua sendo a principal base industrial, agrícola e de serviços do país. Mas precisa de mais agilidade e criatividade no governo, precisa olhar mais para o interior, levar em conta a vocação econômica das regiões e resolver gargalos como, por exemplo, os valores abusivos dos pedágios, que engessam a economia paulista", observou Mercadante.

Ao lado da ex-ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da ex-ministra do Turismo, Marta Suplicy, o senador visitou vário stands de veículos, máquinas e implementos agrícolas, além do espaço de 1,8 mil metros quadrados onde foram expostos produtos financiados pelo programa Mais Alimentos, do ministério do Desenvolvimento Agrário. A ação fez parte da estratégia do governo federal para enfrentar a crise econômica mundial. Durante a abertura da Agrishow, no dia 26, foi anunciado que o Mais Alimentos deixou de ser um programa para se tornar uma política perene.

"A crise econômica internacional abriu um espaço privilegiado para a agricultura brasileira, pois atingiu principalmente Estados Unidos e Europa e, com isso, projetou novos pólos de desenvolvimento como China e Índia. No entanto estes são países densos do ponto de vista demográfico, que não tem terras nem condições de produzir alimentos na velocidade necessária", comentou Mercadante. "Já o Brasil tem uma extensa área agriculturável, vem aumentando sua produtividade agrícola e seu excedente exportável. Portanto uma feira como a Agrishow impulsiona este nosso potencial e contribuiu para a modernização tecnológica e consequente aumento da eficiência na agricultura do país", destacou.

Ainda na Agrishow, Mercadante voltou a falar sobre a necessidade de um melhor equilíbrio no desenvolvimento econômico do interior do Estado, a partir da criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional. "Quando venho para uma região como a de Ribeirão Preto, vejo como o interior é importante. Ribeirão é a expressão da competência na agricultura, da modernidade e da inovação tecnológica. É preciso levar um pouco de Ribeirão para o Estado e para o país", disse o senador. "Esse Conselho deve apoiar o pequeno empresário, instituir ensino profisionalizante voltado para a economia regional e levantar a vocação economica das regiões. O Brasil é hoje o segundo maior produtor e exportador de alimentos e, ao longo do governo Lula, tem sido o país que mais aumentou seu excedente exportável de alimentos", completou.

Além da Agrishow, Mercadante compareceu, junto com Dilma e Marta a um evento com as lideranças regionais do PT.

Sem comentários: