quinta-feira, 23 de agosto de 2012

"Educação supera nível nacional" segundo IDEB

Google Imagens
BLOG O MURAL: O resultado obtido pela rede municipal de Porto Feliz no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2011 supera a média nacional projetada, segundo os dados oficiais.

No Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), por exemplo, o município obteve a nota 5,8 e já alcançou a meta prevista para 2013. Já nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o município ultrapassou a meta prevista para 2011 (4,6), conquistando a nota 4,8.

Para o vice-prefeito e Secretário de Educação, Cultura e Esportes, Júlio Cesar Bronze, o resultado conquistado é fruto de investimentos da atual administração na melhoria da infraestrutura das escolas, e da valorização dos profissionais da educação, que contam com cursos e capacitações técnicas de aperfeiçoamento da prática pedagógica. “Estamos muito felizes e confiantes com os índices conquistados por nossas escolas e acreditamos que o avanço se deve principalmente ao esforço e compromisso dos profissionais de nossa rede de ensino”, enfatiza.

Para contribuir ainda mais com os bons resultados, o município conta ainda com diversas parcerias. Exemplo disso é a parceria com a empresa Planeta Educação, especializada no desenvolvimento e implantação de soluções educacionais.

Atuando em conjunto com a Diretoria de Educação, a empresa desenvolve diversos programas no município que visam promover o uso das tecnologias de informação e comunicação como auxílio didático-pedagógico, tornando o ambiente da sala de aula muito mais lúdico e eficaz, facilitando, assim, o processo de aprendizagem das crianças e adolescentes do município. 

A Diretora de Educação da Planeta Educação, Elisete Baruel, fala sobre a importância da parceria com a Prefeitura. “Nossos programas são desenvolvidos para atender as necessidades dos sistemas de ensino em todas as áreas do conhecimento e para todos os profissionais da educação. Compreendem uma série de ações efetivas que envolvem os alunos, diretores, técnicos, professores e pais, promovendo verdadeiras mudanças no “modo de fazer” educação. Trata-se de uma parceria séria, que respeita as particularidades de cada rede e que apresenta como meta o melhor desempenho do aluno, inaugurando uma escola para todos e para cada um”, explica.

Atualmente, a empresa está presente no município com os Programas Matemática Descomplicada, Informática Educacional, Línguas Estrangeiras, Aprendizagem Sistêmica, Programa de Qualificação de Gestores da Educação, Gestão Fácil e Rede Família Escola, sendo este último uma estratégia inovadora que visa aproximar as famílias da escola, orientando pais e responsáveis sobre a importância da participação na vida escolar dos alunos.

Sobre o IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC), é composto pelas notas obtidas pelos alunos na Prova Brasil, e também pelas taxas de aprovação das escolas.

Fonte: A. I. Prefeitura

Sem comentários: