quinta-feira, 20 de outubro de 2011

As asas da LITERATURA

BLOG O MURAL: Moção de aplauso é entregue à jovem escritora porto-felicense Samanta Holtz - pela publicação de seu livro “O Pássaro”, que será lançado em janeiro


A infância é o momento dos descobrimentos. Além das brincadeiras, experimentar novos alimentos, a participação na escola, a educação ensinada pelos pais, os irmãos – que acompanham a vida social do ser humano logo no início da vida - passa a fazer parte do contexto em que seremos inseridos o viver em comunidade! Não seria diferente com a porto-felicense Samanta Holtz de Camargo. Ela aprendeu a ler sozinha, quando pequena – ao observar e tentar desvendar o que diziam os gibis escritos por Maurício de Souza - e aos 24 anos de idade está publicando seu romance “O Pássaro”, em contrato assinado com a editora Novo Século, em janeiro de 2012.

Segundo Samanta, sua terceira obra (a primeira foi aos 14 anos, sob o título “Renascer de um Outono”, seguida de “Corpo e Alma”), entre pesquisas e idéias, demorou dois anos para ser concluída. “O Pássaro” foi inspirado no sistema feudal, ainda na Idade Média. “É quando pude misturar muitos segredos ao romance, um pouco da cultura cigana. Já simpatizava com esse período histórico, então logo surgiram ideias para escrever”, conta a escritora.
Em entrevista exclusiva para o Blog O Mural, Samanta revela como foi o processo de organização dos livros, como surgiu a paixão pela literatura e como foi o processo de publicação do livro. Além, claro, da entrega de uma Moção de Aplauso realizada no Plenário no dia 17 de outubro – de autoria do vereador Urias de Oliveira – prestigiando e reconhecendo seu trabalho. Confira!



Como e quando foi que começou a escrever?
Tinha 14 anos e estava em casa, esperando meus pais para sair, quando surgiram ideias. Fui escrevendo no final de um caderno, ali, rapidinho. Vi que o conto foi ganhando força. Mudei para outro caderno. Quando acabou esse espaço, comecei a digitar no computador. No final, tinham 300 páginas escritas do livro “Renascer de um Outono”. Quando pequena, juntava folhas de papel e grampeava todas, escrevia. Comecei a ler nas histórias em quadrinho, do escritor Maurício de Souza. Minha paixão. Uma vez me esforcei tanto para ler, que perguntei a minha mãe se era o que eu havia entendido, e era! Foi uma surpresa, pois ainda não frequentava a escola.

No terceiro livro, “O Pássaro”, em que se baseou?
Simpatizava com a época do sistema feudal, na Idade Média. Pensei num momento principal do livro. Escrevi. Desenvolvi o começo e o final só depois. Foi assim, o que surgia em mente, colocava no papel e escrevia. Na história, há um capítulo onde acontece uma cerimônia cigana. Não havia material para pesquisar sobre o assunto. Um dia vi uma matéria na televisão e corri pegar papel para anotar tudo o que eles falavam. Foi desse jeito, pesquisando, imaginando, que escrevi e demorou dois anos para concluir o livro.

Como foi o processo com a editora Novo Século?
Procurava sempre mandar meus livros para as editoras. Fazia uma lista, com tudo anotado, para quem tinha enviado, para evitar ficar mandando o mesmo livro para a mesma editora. Foi difícil. Ouvi muitos ‘não’. A editora Novo Século tem um diferencial: um projeto para novos escritores que não possuem livros publicados. Resolvi inscrever a obra no projeto. Enviaram-me um formulário com perguntas sobre o livro e sobre mim. Respondi. Enviaram outro formulário, mas desta vez, pedindo a obra completa. Logo veio a notícia que seria publicado. Nem acreditava!

Quando será lançado?
Em janeiro, na cidade de Sorocaba (interior de São Paulo), pois é pertinho da nossa cidade. Haverá um evento no dia do lançamento, mas ainda não tenho a data.

Quais outros livros já escreveu?
O primeiro, “Renascer de um outono”, bem tranquilo. Era novinha... Seria um conto, acabou se tornando um livro. O segundo, “Corpo e Alma”, é místico. Conta sobre pessoas que nunca se viram, mas há aquela impressão que se conhecem. Além de contos que gosto de fazer.

Você é formada em Publicidade. Como aliar a paixão pela literatura?
Pensei em fazer jornalismo, pela parte da escrita. Amo escrever. Mas na Publicidade, é a criatividade. Um vai complementar o outro, fazer divulgação, marketing... Quando fiz a faculdade, era mais focado em marketing do que a escrita. No futuro, será bem útil.

Já participou de concursos?
Sim, aqui em Porto Feliz, ganhei um prêmio de um concurso realizado na Casa da Cultura. Prêmio municipal de redação da cidade... Tinha nove anos.

Quais os próximos planos?
Tenho um romance, daqueles que você quer passar a tarde lendo. Já está no final da revisão. Falta registrar o nome e divulgar. Se tudo der certo, em dezembro estará pronto.



1 comentário:

Taty Holtz disse...

Uma grande escritora que finalmente vai poder fazer com que todos tenham a honra de ler sua linda história e sentir toda a sua magia!! Obrigada, Urias, pelo apoio!! Tatiana Holtz.