terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pannunzio consegue o quinto mandato



BLOG O MURAL: Governador Alkimim chama deputados eleitos para o secretariado e abre espaço para o sorocabano seguir em Brasília.



Djalma L. Benette

Agência BOM DIA


O Natal foi há uma semana, mas o governador eleito Geraldo Alckmin deu quase na madrugada desta quinta-feira o maior presente que o sorocabano Antônio Carlos Pannunzio poderia desejar: seu quinto mandato consecutivo como deputado federal.


Ao concluir a formação de seu secretariado, Alckmin abriu espaço para parlamentares eleitos e garantiu Pannunzio em Brasília a partir do ano que vem. “O Geraldo me ligou por volta das 23h de quarta-feira e de um modo muito carinhoso falou para eu me preparar para assumir o mandato de deputado federal”, disse Pannunzio ao BOM DIA.


Da equipe de 26 secretários estaduais que comporá seu governo na gestão 2011-2014, Alckmin chamou os eleitos Júlio Semeghini para a Gestão Pública; José Aníbal para a pasta de Energia; Edson Aparecido para a supersecretaria Metropolitana; Walter Feldman seguirá como secretários de Esportes da Prefeitura de São Paulo e o suplente Silvio Torres ficará na Habitação.
Com toda essa manobra, o também sorocabano Renato Amary passa a ser o primeiro suplente do partido na Câmara dos Deputados.


Vaga da legenda

O deputado Pannunzio explicou a polêmica em torno da suplência - já que há quem entenda que a suplência é da coligação e outros que entendem que é apenas do partido.
Segundo Pannunzio, antes de falar com ele o governador eleito tomou o cuidado de fazer consultas a especialistas que garantem que a vaga é do partido. Segundo ele, há decisão nesse sentido no STF (Supremo Tribunal Federal).


“O Geraldo é sempre cuidadoso e quando me ligou foi com a convicção de que é minha a vaga na Câmara com as mexidas feitas por ele”.


Entusiasmado

O deputado Renato Amary, que agora tem a primeira suplência, demonstrou alegria e entusiasmo com as mexidas de Alckmin. “Estou feliz, conheço a competência de cada um dos escolhidos pelo Geraldo e ele garantiu que vai fazer um governo brilhante.”
Sobre seu futuro, Renato Amary mostrou-se tranquilo, sempre risonho durante a entrevista, passando a percepção de que sabe de alguma situação que não quis revelar. “Estou feliz, o Geraldo me ligou explicando toda a situação e me deixou muito feliz pois as expectativas dele e minha são muito parecidas para os próximos meses”.


Agora Sorocaba fica com dois federais

Até as mexidas de Alckmin, o único representante da região em Brasília era o pastor Jefferson Campos (PSB), que teve mais de 116 mil votos, porém, apenas 8 mil deles em Sorocaba. Os seus votos vieram, em geral, dos membros da Igreja do Evangelho Quadrangular.


96 mil votosFoi quanto Pannunzio recebeu na última eleição, sendo 38 mil em Sorocaba; Renato Amary, por sua vez, recebeu 95 mil votos sendo que apenas em Sorocaba foram mais de 47 mil votos


Expectativa fica por Iara Bernardi (PT)

A petista Iara Bernardi obteve 75 mil votos, sendo que 38 mil foram em Sorocaba. Ela é a terceira suplente do PT

‘Sempre há espaço para o diálogo’

A arquitetura política feita pelo governador Geraldo Alckmin, de imediato ao menos, teve implicações positivas no ninho tucano sorocabano.
Tanto Antônio Carlos Pannunzio quanto Renato Amary estavam radiantes com os acontecimentos e deixaram claro que há espaço para que volte a reinar a paz do partido na cidade.


Ao BOM DIA, Pannunzio lembrou que;

“as adversidades locais tiveram reflexos apenas locais, em Brasília ou são Paulo não interferiram em nada. Enquanto líder abri espaço para o Renato na Câmara e não houve nenhum atrito que pudesse prejudicar um ou outro ou o partido”.
Sobre um entendimento entre as lideranças tucanas da cidade, Pannunzio foi objetivo: “O PSDB tem tudo para continuar indo bem na cidade se cada liderança der a sua contribuição, o que não pode são projetos pessoais ficarem acima dos projetos partidários”. E assim concluiu Pannunzio: “Em política sempre existe espaço aberto para o diálogo”.


Homem de partido

Renato Amary, por sua vez, disse ao BOM DIA que “é um homem de partido”. Mas foi firme em analisar a situação dos tucanos na cidade: “todos devem ter espaço para crescer e atuar, agindo com lealdade, cumprindo a palavra empenhada, agindo com respeito à história de cada um, a liderança de cada”.


Segundo Amary, “com tudo o que acabou de fazer o governador Geraldo Alckmin, ele demonstrou que é uma pessoa de partido e no seu tempo cumpre com sua palavra, claro que em Sorocaba os tucanos podem fazer o mesmo”.


Aviso ao prefeito

Usando o rádio Nextel do secretário de Planejamento da Prefeitura de Sorocaba, Rodrigo Moreno, o deputado Antônio Carlos Pannunzio comunicou o prefeito Vitor Lippi, que passa férias com a família nos Estados Unidos, sobre a confirmação do seu quinto mandato como deputado: “prefeito, você poderá continuar contando comigo em Brasília”, disse Pannunzio a Lippi.


Desavenças começaram na eleição de 2008

Vitor Lippi foi eleito prefeito de Sorocaba em 2004 com o apoio de Renato Amary; em 2008, Vitor Lippi quis disputar a reeleição e para obter a vaga na legenda tucana se aliou a Pannunzio, abandonando Amary.


Lippi trabalha apenas para dois candidatos

Na eleição de outubro passado, o PSDB de Sorocaba teve quatro candidatos: Pannunzio e Renato Amary para deputado federal; Maria Lúcia Amary e José Ailton Ribeiro para deputado estadual. Lippi trabalhou só para Zé Ailton e Pannunzio, que perderam. Sem apoio do prefeito, Renato Amary também não foi eleito; apenas Maria Lúcia se elegeu para o terceiro mandado consecutivo.

Sem comentários: