quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

PLACAR FAZ PIADA COM O CORINGÃO E SE DÁ MAL.

27/11/2008 - 11:13
Corinthians: Piada fenomenal


Do Jornal PlacarSâo Paulo (SP) - A fotomontagem é tão verdadeira quanto as manchetes que levam a sério a possibilidade de o Fenômeno aparecer com a camisa 9 do Timão ano que vem.


Parte da imprensa paulista caiu no oba-oba da contratação de Ronaldo pelo Corinthians. A ilusão vem sendo alimentada pelo departamento de marketing do clube, que diz estar empenhado em buscar parceiros para o projeto mirabolante - com isso, espertamente, garante espaço para o clube na mídia.


O que há de verdade: o Corinthians abre suas portas para o jogador. Mas Ronaldo não se empolga nem um pouco com a idéia. Responde que agradece, mas que, se voltar a jogar, e se isso acontecer no Brasil, ele quer defender seu clube do coração, o Flamengo.


Ronaldo não vem, corintianos. Mas nem por isso a gente vai deixar de se divertir e fazer piada com isso...


Por enquanto, conforme o Jornal Placar publicou na sexta-feira, o único jogador realmente engatilhado para 2009 é Túlio. Calma, trata-se do volante do Botafogo...


O esporte como referência do ocaso por Mauro Carrara Anciã de dentes podres, a grande imprensa brasileira sorri agora em agonia de morte.


Mas quanto lhe resta de energia e credibilidade? Quanto? É cada vez maior o número de leitores, ouvintes e telespectadores que despertam do transe midiático.


Percebem que muitos dos fabricantes de notícias estão pautados somente pelo oportunismo, pelo rancor e pela arrogância. Nas tais redações, agora enxutas, quase nada se apura.


Muitos dos profissionais têm como fontes os próprios editores generais ou os lobos lobistas. A informação deriva da fofoca ou da boataria plantada.


A moldagem do bolo jornalístico obedece, quase sempre, aos interesses de grandes corporações ou de grupos políticos conservadores ou golpistas.


É o que se vê nas mais diversas editorias. No caso do esporte, tudo que tem relação com o popular e com os outsiders sociais é alvo de hostilidades e ações de desconstrução da imagem.


Clube do coração do presidente Lula, a agremiação dos operários e carroceiros do Bom Retiro tem sofrido perseguição implacável da mídia monopolista, especialmente dos veículos da Editora Abril.


O que vem de lá, segundo os escribas e arautos de aluguel, é sempre ruim e condenável. A peça jornalística é sempre peça de desqualificação. Afinal, trata-se de metralhar um ethos.


O Timão é o clube dos excluídos, dos anarquistas da antiga Light, dos braçais insurgentes, dos negros e pardos, dos imigrantes libaneses, gregos e japoneses, e de todos aqueles que buscavam protagonismo na terra dos aristocratas do café e dos industriais emergentes.


E seu ethos continua este, quase 100 anos depois. O Corinthians virou para a imprensa esportiva paulista o que é o PT para os imprensaleiros da área política.


Destaca-se e exagera-se o que é negativo. Não sempre, mas quase sempre. Poucos dias atrás, a revista Placar, braço esportivo da editora Abril, a mesma que publica Veja, publicou o texto acima, ilustrado por uma descuidada montagem fotográfica.


Nada há de jornalismo. Vê-se somente o desejo de produzir algum humor de maledicência, ao estilo rasteiro e pobre de Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo. Vale dizer que, no dia 9, o craque Ronaldo anunciou sua contratação pelo Alvinegro.


Mais uma barriga fenomenal de uma imprensa que agoniza desmoralizada. No dia 10, o site da revista já apresentava quase 1 mil protestos de leitores, muitos deles anunciando boicote aos péssimos produtos da Abril.


Bateu! Tomou!

Sem comentários: