terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Datafolha: Pesquisa espontânea mostra verdadeira dimensão de Serra


Muita gente considera que o atual governador de São Paulo, José Serra, já é o próximo presidente da República, embora a eleição vá ocorrer somente daqui a dois anos. Ainda mais agora, insuflada pela mídia corporativa e influenciada pela leitura apressada (e conveniente, para seus propósitos) que a mídia serrista faz da última pesquisa Datafolha.


Mas não é bem assim. Repare esses dados, retirados da mesmíssima pesquisa, que mostram que Serra não está com essa bola toda. Muito pelo contrário.



Pergunta: Em 2010 haverá eleição para presidente da República. Em quem você gostaria de votar para presidente na eleição de 2010? (Resposta espontânea [aquela em que nenhum nome é apresentado] e única, em %):
1. Não sabe – 48%

2. Lula – 25%3.

Outras respostas – 7%

4. José Serra – 6%

5. Aécio Neves – 4%
6. Em branco / nulo / nenhum – 3%

7. Dilma Roussef – 2%

8. Geraldo Alckmin – 2%

9. Ciro Gomes – 1%10.

Heloísa Helena – 1%11.

Recusa / não respondeu – 1%


Essa é a barbada? Esse é o homem eleito? Ministro da Saúde de FHC, candidato a presidente em 2002, prefeito de São Paulo e atual governador do maior estado brasileiro (sozinho, SP representa 23% do total de votos do Brasil), com a mídia corporativa a seu favor, e Serra é apenas o quarto na pesquisa, com míseros 6%?...
Segundo o Datafolha, foram ouvidos 3486 eleitores. Com seus 6%, Serra foi citado por 209 deles. Essa é a barbada?

Sem comentários: