terça-feira, 26 de novembro de 2013

Temos 10 vulcões em erupção ativa e a mídia não fala nada.



































BLOG O MURAL: Isso é efeito do gazes produzidos nos subterrâneo do nosso planeta, afinal, lá no centro da terra tem um magma em ebulição ha mais de milhões de anos, é como uma "panela de pressão" e precisa de uma "válvula de escape" essas explosões nada mais é que isso, o escape da pressão, e os vulcões se formam após isso, e eles continuam a ser as válvulas o resto da vida, ou até as placas tectônicas fecharem ele, e aí se  desencadeia em outro ponto do planeta.


Senso assim todo cuidado é pouco para quem mora nas regiões onde existem muitos vulcões.   Aqui no Brasil não temos caso de vulcanismo, pois alem de estamos no centro de uma placa tectônica (Placa latino-americana) o nosso continente é mais antigo, segundo alguns estudiosos da área. 

Uma curiosidade: o vulcão mais antigo já encontrado até hoje, inclusive, é brasileiro. "Um vulcão se forma geralmente em regiões onde há encontro de placas tectônicas. Essas placas ficam na camada mais superficial da Terra, que está sempre em movimento causando o afastamento de alguns centímetros por ano entre os continentes", diz o geólogo Caetano Juliani, professor do Instituto de Geociências da USP. Isso aconteceu quando o Brasil estava justamente sobre uma área de encontro de placas, há milhões de anos. Hoje, ufa!, saímos da zona de perigo. Com a movimentação das placas, parte das rochas se funde, dando origem ao magma, substância viscosa que pode chegar a mais de 1 000 ºC. Quando o magma emerge (junto com gases do interior do planeta), forma-se um vulcão - mas as paredes do cone, mais resistentes, não se fundem. Já o vulcanismo fissural rola quando as placas se afastam e abrem caminho para um magma mais líquido e menos explosivo. Há ainda vulcões com uma cratera principal e outras menores. Se o magma nas profundezas acabar, o vulcão se extingue e deixa apenas alguns focos de rochas vulcânicas - fato que ocorreu com os vulcões brazucas! 

Mas isso não afasta o perigo de um dia voltarmos a ter um vulcão em nosso país, mas a possibilidade é bem remota, mas exite.

Sem comentários: