terça-feira, 22 de outubro de 2013

Professor aluno: “O conhecer fazendo”

Fotos: arquivo pessoal: Professor Uras de Oliveira e alunos do Pádua



BLOG O MURAL: Projeto instalação de projetor no teto e som ambiente na sala de informática.
Coordenação: Professor Urias de Oliveira. Colaboração: alunos Bruno, Polyana, Vitor, Jeniffer, Lucas, Jhonatan, Rafael todos da Escola António de Pádua.

Foram quatro terças e duas quintas-feiras nos meses de agosto, outubro e novembro, dias da semana que o professor Urias que coordenou o projeto não tem aula, e, se dispôs juntamente com os alunos a fazer este trabalho, o equipamento foi adquirido pela Direção escolar.  O projeto elaborado pelo professor foi aceito de muito bom grado pela direção que estava com os equipamentos de imagem e som sobre uma mesa escolar dentro da sala de informática, totalmente improvisado, correndo o risco de cair e quebrar, afinal os alunos ficavam próximo dos equipamentos. Com a instalação do projetor de imagem no teto elimina-se este risco. Já a sonorização da sala foi uma indicação do professor Urias para que a caixa acústica usada como som ambiente fosse trocado pelo amplificador, e com quatro caixas sendo distribuída pela sala, isso auxilia na audição dos alunos e também na estética do ambiente, facilitando assim o manuseio dos equipamentos pelos docentes, dando uma qualidade a mais nas apresentações em PowerPoint dos professores e alunos, e também nos projetos de vídeos aulas que é ministrada por professores da escola. 

   “O conhecer fazendo”

Segundo o professor Urias: “O maior prazer é ver seus alunos engajados no processo de construção do conhecimento. Isso só é possível se tiver direção e coordenação prontas a entender as mudanças necessárias para a vida escolar, muitas vezes é fundamental compreender que em algumas coisas será fundamental ceder para mais adiante ganhar, e muito, com os novos conceitos educacionais”.
“Por isso, entendo que para a construção de conhecimento, um bom instrumento é a divisão de tarefas, organização de informações, produção em grupos, entre outros atributos oriundos do ‘conhecer fazendo’. Sendo assim, não poderia deixar de fazer um projeto envolvendo toda a escola e que beneficiaria não só o professor, mas, sobretudo, os alunos que terão um conjunto de equipamentos sempre pronto a atendê-los em seu conhecimento. Não é nem de perto a ponta da tecnologia que hoje existe no mundo, mas é com certeza algo que eles ainda não tinham visto em sua escola, assim, a instalação foi também comemorada pelos discentes, mais até, que os docentes”.
Continua o Professor: “Outro fato importante a ser relatado, é a interatividade entre professor aluno, pois ao mesmo tempo em que ensinamos estamos apreendendo com eles, ao ponto de chegarmos ao finalmente da instalação com todos os alunos empenhados em ver o funcionamento, a ansiedade é tanta que eles não querem deixar nada para depois, querem fazer tudo no imediatismo, como é nos jogos de vídeo games. Assim são os alunos de hoje, querem um saber que seja prazeroso”.
“Fiquei impressionado com as habilidades de alguns alunos, que em sala de aula não conseguia ver, por isso se avalia um aluno no seu todo e não só nas habilidades em classe, enfim, esse é um projeto curto que pode mostrar que eles podem e devem participar do processo de aprendizagem, não como mero espectador, mas como o ator principal deste processo do apreender”.      


Sem comentários: