Fotos: arquivo pessoal: Professor Uras de Oliveira e alunos do Pádua |
BLOG O MURAL: Projeto instalação de
projetor no teto e som ambiente na sala de informática.
Coordenação: Professor Urias de Oliveira. Colaboração: alunos Bruno,
Polyana, Vitor, Jeniffer, Lucas, Jhonatan, Rafael todos da Escola António de Pádua.
Foram quatro terças e duas quintas-feiras nos meses de agosto, outubro e novembro, dias da semana que o professor Urias que coordenou o projeto não tem aula, e, se dispôs juntamente com os alunos a fazer este
trabalho, o equipamento foi adquirido pela Direção escolar. O projeto elaborado pelo professor foi aceito
de muito bom grado pela direção que estava com os equipamentos de imagem e som sobre
uma mesa escolar dentro da sala de informática, totalmente improvisado,
correndo o risco de cair e quebrar, afinal os alunos ficavam próximo dos
equipamentos. Com a instalação do projetor de imagem no teto elimina-se este
risco. Já a sonorização da sala foi uma indicação do professor Urias para que a
caixa acústica usada como som ambiente fosse trocado pelo amplificador, e com
quatro caixas sendo distribuída pela sala, isso auxilia na audição dos alunos e
também na estética do ambiente, facilitando assim o manuseio dos equipamentos
pelos docentes, dando uma qualidade a mais nas apresentações em PowerPoint dos professores
e alunos, e também nos projetos de vídeos aulas que é ministrada por professores
da escola.
Segundo o professor Urias: “O maior prazer é ver seus alunos engajados
no processo de construção do conhecimento. Isso só é possível se tiver direção
e coordenação prontas a entender as mudanças necessárias para a vida escolar,
muitas vezes é fundamental compreender que em algumas coisas será fundamental
ceder para mais adiante ganhar, e muito, com os novos conceitos educacionais”.
“Por
isso, entendo que para a construção de conhecimento, um bom instrumento é a
divisão de tarefas, organização de informações, produção em grupos, entre outros
atributos oriundos do ‘conhecer fazendo’.
Sendo assim, não poderia deixar de fazer um projeto envolvendo toda a escola e
que beneficiaria não só o professor, mas, sobretudo, os alunos que terão um
conjunto de equipamentos sempre pronto a atendê-los em seu conhecimento. Não é
nem de perto a ponta da tecnologia que hoje existe no mundo, mas é com certeza
algo que eles ainda não tinham visto em sua escola, assim, a instalação foi
também comemorada pelos discentes, mais até, que os docentes”.
Continua o Professor: “Outro fato importante a ser relatado, é a interatividade entre
professor aluno, pois ao mesmo tempo em que ensinamos estamos apreendendo com
eles, ao ponto de chegarmos ao finalmente da instalação com todos os alunos
empenhados em ver o funcionamento, a ansiedade é tanta que eles não querem
deixar nada para depois, querem fazer tudo no imediatismo, como é nos jogos de
vídeo games. Assim são os alunos de hoje, querem um saber que seja prazeroso”.
“Fiquei
impressionado com as habilidades de alguns alunos, que em sala de aula não
conseguia ver, por isso se avalia um aluno no seu todo e não só nas habilidades
em classe, enfim, esse é um projeto curto que pode mostrar que eles podem e
devem participar do processo de aprendizagem, não como mero espectador, mas
como o ator principal deste processo do apreender”.
Sem comentários:
Enviar um comentário