sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Primavera dos pessimistas, ranzinzas e outras espécies.

  

  

BLOG O MURAL: O outro lado da notícia.

Nesse último final de semana, fiquei impressionado ao ver/ler sobre os assuntos vindos desse “mundão”. Imagina então se fosse de outro planeta... Acreditaria nas notícias e diria que a cidade de Porto Feliz está beirando falência com tamanho bombardeio na administração do prefeito Cláudio Maffei (PT). Vou além, diria que o mundo foi-se acabar justamente em nossa cidade... Que horror!
Tive o (des)prazer de ler nas colunas e ouvir sobre os comentários sarcásticos dessa desanimadora prospecção para o futuro - mas “ninguém chuta cachorro morto”, pelo menos é o que diz o ditado popular.
Ao ver a cidade crescendo e gerando emprego, pergunto: fazer o correto para equilibrar as contas do município é o final do mundo? Ainda mais em uma administração petista (se deixar dívida vão falar o resto da vida). Porque para nós do PT - e como mulher de César - não basta ser honesto, deve parecer honesto!
Se para alguns é o fim do PT, para outros é o colapso da estrutura pública (torcendo contra a cidade), espalhando os boatos maldosos. Afinal: o prefeito não pode respirar errado que ele está doente, traumatizado. Mesmo cortar o cabelo - já está em depressão! É... Por aí seguem os boatos do Maffei e a catástrofe na administração do PT. Fora outros boatos impublicáveis, sem nenhum fundamento ou embasamento na realidade que servem apenas para iludir as pessoas de bom caráter.
Alguns me dizem ao mesmo tempo em que perguntam: “te avisei, o que vamos fazer?”. Já outros, ficam do lado de lá da cerca, torcendo contra e só olhando o vendaval passar para contar os mortos e para os feridos pedir: “vem para cá que eu te ajudo”. Mas, esses que correm do lado de lá, não entendem que as questões acabadas de narrar nem começaram a acontecer.
Nessas horas de pessimismo total dos colono (não grafei errado, é assim mesmo: colono) gosto, de com minha prima, a Vera, conversar. Prima de infância, uma pessimista de mão cheia para se conversar. Ela é conselheira em todas as horas e que avisa: começa esse mês a primavera de muitas flores e muitos espinhos... Alguns deles já nos espetam, mas não se preocupem! Muitos ainda espetarão. Mas, quando o verão chegar é que vamos começar a contar e veremos quem colheu mais flores ou mais espinhos.
É... Vou seguir o conselho dela e esperar. É o que me resta fazer antes do mundo (Porto Feliz) acabar.
Uma reflexão: "O otimismo róseo nos tira a real dimensão dos desafios que temos pela frente para construir uma cidade justa. O pessimismo crônico também tira o foco do que realmente está acontecendo em nossa volta.”
Urias de Oliveira
Vereador e professor de História e Geografia

Sem comentários: