segunda-feira, 12 de setembro de 2011

7 anos de transformação da nossa Porto Feliz.


BLOG O MURAL:  7 anos de transformação.

A grande novidade dos semanários da nossa cidade é os novos colunistas que estão aparecendo, de resto mais nada, tudo do mesmo de forma diferente, mais é mais do mesmo. Já em relação aos 7 anos de PT frente a administração pública que de fato mudou?

Há pergunta é difícil de responder, não por falta, mas por excesso de mudanças algumas pessoas pode até discordar do que vou escrever, mas é fato que os 7 anos de governo do PT tendo a frente como prefeito o professor Cláudio Maffei a direção da cidade mudou e muito.

Alguns dirão claro o colunista / blogueiro é petista declarado, e é vereador pelo PT,  vai mais é defender o governo mesmo. É poderia até ser isso mesmo, mas posso firmar não é. A cidade de 7 anos atrás era muito, mas muito pior que está que vai ser entregue a quem ganhar as eleições de 2012.

Outro dia em uns dos campos da cidade que eu freqüento o assunto da roda de conversa era esse, bem da verdade que com algumas cervejas a mais as pessoas soltam as coisas com mais facilidade. Então disse um deles quando Maffei entrou a cidade era uma Iraque – referencia aos buracos da cidade nas principais avenidas – a cidade não tinha asfalto em alguns bairros (digo 5 bairros entre eles um com mais de 40 anos de existência) a cidade não tinha mais postos do INSS, Receita Federal, CPFL, Telefônica, Vara do  Trabalho, PAT, SENAI e estávamos para perder o PROCON, mas com a chegada do prefeito Maffei e algumas reuniões isso não ocorreu e ainda trouxe o cinema de volta, duplicou a Dr. Antoninho coisa que parecia impossível para outras administrações, enfim ele falou muitos mais coisas, mas fiquemos nestas pequena amostra até porque quero entrar no tema que muito me perguntam. Porque no segundo mandato Maffei não fez mais? A arrecadação não aumentou?

Vamos por parte, primeiro o segundo mandato de fato as obras são menos siguinificantes em termo de visual como as outras do primeiro mandato, e tenho certeza que demonstrarei que a quantidade é que menos importa, pois as obras de grande impacto foi no primeiro 4 anos e ocorrem também no segundo mandato, talvez ao olhos de todos não apareça, pois trata de obras localizada e que nem sempre é utilizada por todos nós como é o casos das avenidas recapeadas.

Segundo pegamos como exemplo um reforma caseira em qualquer local, após isso o custo de manutenção aumente, seja ela casa, comercio ou indústria e temos certa clareza que também é muito mais fácil para organizar. Levemos isso então para nossa cidade e vejamos as dimensões do seu crescimento, pois e fatos que se aumentamos os asfaltos impermeabilizaram temos que manter limpo, assim como o quintal que era de terra e agora concretamos, se construiu mais escolas e creche, se ampliamos as antigas escolas e creches com certeza terão mais manutenção que vai da limpeza a infla-estrutura, se trazemos mais serviços públicos para a população como demonstrado acima muitos deles são pagos com recurso próprio do município.

E quanto mais aprofundarmos essa discussão verá que a arrecadação aumentou sim, mas as despesas com manutenção, folha de pagamente, serviços conveniados entre outras despesas são bem maiores que a 7 anos atrás, só um exemplo a creche a 7 anos atrás tinha 400 crianças atendidas hoje está entre 1.200 à 1.500 ou seja 300% de aumento de atendimento só aí podemos ver que a arrecadação não aumentou tanto assim.

Terceiro as cidade quanto mais cresce, mas se cobra investimento na área social, educacional, saúde, transporte/transito, comercio local, indústria/empregos, lazer e cultura, assim podemos ver que a cidade era abandonada, muitos podem pergunta, mas nãotinha um prefeito no comando antes disso? Digo lhes no dia da posse ele só não foi como não mandou a chave para o Maffei da porta da prefeitura ou mesmo da sala dele, por ai vocês tiram uma idéia de como estava à cidade em 2004, é muito, mas muito bem diferente da que será entregue em 31 de dezembro 2012 e tenho outra certeza com Maffei entregando a chave para o ganhador seja ele quem for porque o PT é um partido republicano e o Maffei não seria diferente dele sendo o primeiro filado da história do partido.

Segue a baixo um conjunto de fotos feitas em 2005 à 2006, ano da renovação da frota municipal.


                                                         Maquinas abandonadas e canibalizadas
Av Tendá - Antono Pires de Almeida
                                     
                                     
                                                 Caminhoes desmontado apodrecendo
                                               Carros na mesma situação apodrecendo



                             foto do comboio de abastecimento colocando em risco o trabalhador
As maquinas que foram para leilões que não tinham mais serventia, estavam sucateadas, quebravam dia sim outro também.
Av Dr Antoninho sendo duplicada, alguem se lembra como ela era?
 
Frota leiloada e o recurso usado na renovação da frota
Tudo isso teve seu custo, pois mais da metades da frota estava parada e a cidade abandonada, vamos colocando na ponta do lápis tudo que se aumentou em atendimento entre viagens, trabalhos primários como limpeza e trabalhos secundários como manutenção dos prédios públicos etc.. Veremos que o custo aumenta, mas as demandas aumenta ainda mais e com isso o faturamento que subiu, mas nem tanto como a demanda por atendimento e outras despesas, aí vem a ilusão que parece que não está se fazendo nada, mas digo PARECE. Isso é que chamamos de senso comum falar coisas que outros falam sem saber como a coisa anda. Por isso digo relembrar o passado de vez em quando é bom faz a ficha cair. 

Sem comentários: