O grupo de alunos-professores é formado por 16 jovens. Eles estudam pela manhã e dão aulas à tarde.O público-alvo são as turmas do sexto e do sétimo ano do ensino fundamental (antigas quinta e sexta séries), que estão sem aulas de português desde o início de abril -o professor está afastado.Os alunos assumem ainda outras matérias ou aulas de reforço, quando é preciso.
A seleção dos “novos professores” foi feita há duas semanas. “Fomos escolhidos após uma “peneira” e ainda estamos em teste”, disse Jeferson Santos, 16, que cursa o nono ano do fundamental.Assim como os colegas, ele pôde escolher o período de trabalho: das 13h às 15h30 ou das 15h30 às 18h30, todos os dias. O grupo afirma que não recebe dinheiro pelo serviço.
“A gente só ganha o almoço, que é dado no refeitório”, afirmou Carina Gonçalves Armelin, 18 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio, que já é chamada de “professora”. A fama repentina agrada os voluntários.A medida, segundo alguns pais de alunos ouvidos pela reportagem, não tem a intenção apenas de ocupar as aulas vagas na escola mas também de amenizar confusões ocorridas nos intervalos forçados pela falta de aulas.Alguns pais, porém, se disseram surpresos. A empacotadora Ana Lúcia dos Santos, 46, não foi chamada à escola para conhecer o “projeto” e até ontem achava que o filho Jeferson passava as tardes fazendo trabalho na escola.
Reposição
Estudantes contam que a justificativa da escola foi a de que a alternativa encontrada iria evitar a reposição de aulas aos finais de semana. Por causa disso, segundo alunos, a direção afirmou que não poderia haver reclamação.A ordem tem sido obedecida, mas não sem provocar polêmica. Nos corredores, esse é o assunto da semana.”Foi uma novidade para todo mundo. O normal é professor dar aula, não aluno”, disse o estudante Luis Miguel Manhães, 18, que está no ensino médio e tem aulas com colegas. “A intenção é boa, mas não é certa”, afirmou.Na Folha tucana
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