segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Trem Bala, o Trem do Progresso






BLOG O MURAL: O projeto do Trem Bala indiscutivelmente tem tudo para trazer o progresso para Campinas e região. As cidades de toda essa redondeza que estiverem antenadas e fizerem a lição de casa conseguirão participar dos investimentos também. Não há dúvida que essa espinha dorsal que formará o eixo Campinas – Rio de Janeiro será importante para o país, mas também será um divisor de águas para região de Sorocaba, pois fatalmente teremos trem ligando Sorocaba - Campinas.


Isso trará desenvolvimento para a economia local, ou seja, trará mais investimento, mais turistas para o interior e, quem estiver preparado para isso, poderá ter a chance de oferecer ao mercado pacotes de atrações ai incluídas turísticas, econômicas e comerciais. Essa é a visão do futuro que muitos aqui não conseguem enxergar, pois neste mês deve ocorrer a maior licitação da Era Lula: R$33 bilhões é o preço mínimo da licitação do chamado Trem-Bala entre Rio e São Paulo.


Apesar de se chamar eixo Rio-São Paulo, o trem vai entrar interior adentro, assim como os bandeirantes e os monçoeiros, que alargaram as fronteiras do nosso país através das expedições em busca do ouro, do índio ou mesmo para povoamento no final do século 17 e começo do século 18. Já no nosso tempo, terá o Trem Bala a mesma incumbência de trazer o desenvolvimento mais perto de nós.


Mas, hoje, a história é outra. No projeto do moderno Trem, São Paulo é “apenas” passagem. O velho eixo entre as duas metrópoles já não dá mais conta da diversidade do nosso Brasil. Juntas, São Paulo e Campinas já formam o que poderíamos chamar de uma megalópole. Parece até simbólico que o novo traçado do trem seja Rio - Campinas, com paradas no Vale do Paraíba, região mais pobre do nosso estado e também com parada na capital paulista, região mais desenvolvida do Brasil, a capital do business.


O traçado do Trem Bala é novo, coisa pensada somente agora pelo governo Lula. Trata-se do reconhecimento de um Brasil que caminhou aqui no nosso interior a passos lentos. Mas que do governo Lula para cá não há mais espaço para retrocesso. Por certo, o Trem ajudará a estruturar e ampliará esse eixo que já foi Rio-SP, mas saturou, e hoje tem que avançar. Por isso que esse novo traçado que entra 100 quilômetros rumo ao nosso interior paulista é inovador e nos faz relembrar dos nossos bandeirantes monçoeiros, que alargaram nossas fronteiras para trazer o progresso, desenvolvimento e riqueza.


Um eixo que terá inúmeros benefícios para as duas economias, a fluminense e a paulista, pois numa das pontas, o atrativo do turismo carioca e, na outra, forte atração de desenvolvimento do pré-sal que temos tanto no Rio como em São Paulo. E não podemos esquecer o agronegócio, a indústria e os centros de inovação do interior paulista. Lembremos que Campinas é pólo de conhecimento e inovação com a Unicamp e demais universidades.


A obra do Trem Bala servirá, em futuro próximo, como espinha dorsal para outros trechos, por exemplo, para unir Brasília e Belo Horizonte. Portanto, será a nossa poderosa ferroviária do século 21. O Trem Bala põe os brasileiros de volta nos trilhos.


E para o nosso município Porto Feliz não ficar para traz, mais uma vez no ciclo do desenvolvimento, é preciso pensar grande. É preciso ter projeto. Podemos dizer que o Parque Temático, Traffic, Toyota, Lannx, Schadek, entres outras empresas que estão em pleno desenvolvendo na nossa cidade, com a implementação do trem bala darão ao nosso município mais qualidade de vida para todos. E tem também a questão da preocupação de termos desenvolvimento com a sustentabilidade para nossa cidade, que é um objetivo que todos perseguimos e tem sido foco desta administração.


Por Urias de Oliveira


Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Porto Feliz.

Sem comentários: