domingo, 4 de julho de 2010

Pesquisa do PIG (P)artido da (I)mprensa (G)olpista), quem está mentindo? Ou eles tém bola de cristal?


BLOG DO U: As últimas pesquisas do DataFolha e do Ibope apontam empate entre Dilma e Serra, sendo que no DataFolha o ex-governador, e agora candidato com vice na chapa, tem um ponto de vantagem sobre a ex-ministra.


Não vou discutir os números, porque dois pra cá, dois pra lá, a diferença entre Serra e Dilma é mínima. Não se pode dizer a eleição está ganha ou perdida para qualquer dos lados.


A questão é outra. Jornalistas políticos e pesquisadores sabem que ambas as pesquisas foram feitas em meio à campanha de inserções de 30 segundos do PSDB, onde José Serra era apresentado aos filhos desta terra como o criador de todas as boas coisas que por acaso ainda resistam aos tempos do lulo-petismo.


No meio de uma saraivada de comerciais vende-se mais Coca Cola, geladeiras na Casas Bahia, sorvetes de picolé de chuchu, produtos que fazem crescer cabelos, facas Guinzu e meias Vivarina.


Vende-se mais de tudo. Vende-se mais, inclusive, José Serra.Foi o que aconteceu.Serra deu uma subidinha nada expressiva e emparelhou com Dilma. Se essa mesma pesquisa fosse feita na próxima quarta-feira, a tendência era que esse crescimento artificial não fosse auferido.Mas então os institutos sabiam que isso poderia alterar o resultado.


Óbvio. Não só eles como a direção da campanha Serrista que convenceu o seu panfleto da Barão de Limeira a colocar a turma na rua durante os comercias do partido e ao mesmo tempo solicitou aos amigos da Associação Comercial deste nobre estado (que contratou a pesquisa do Ibope) a fazer o mesmo. A operação pensada e articulada. Feita para tirar do noticiário a sensação de que a candidatura de Serra começara a virar pó.


Vendo essa mudança repentina das pesquisas, me vem na cabeça a eleição do Lula em 2002, enquanto os instituído diziam que José Serra estava a frente na disputa a nossa sensação nas reuniões supra-partidária, era outra.


Isso aconteceu essa semana, pois indo à Campinas num encontro organizado pelo prefeito daquela cidade o Dr° Hélio, estava lá mais de 127 prefeito e 77 vice-prefeitos apoiando Dilma, deste 127, 25 eram do PSDB, além de outros como DEM , PPS e PV, e estavam lá também os da base do governo Lula PDT, PMDB, PR, PSC, e é claro os do PT e que eram a maioria.


Não sei onde foi coletado essa pesquisa, mas do meu humilde ponto de vista não captou a realidade, também não acho que a Dilma esteja muito à frente de serra, mas empatado com ele e ainda ele na frente, é no mínimo muito estranho há isso é.

Sem comentários: