domingo, 24 de janeiro de 2010

Educação em São Paulo, de mal a pior.


BLOG DO U: Os jornais de hoje noticiam que dos 182 mil professores temporários que fizeram em dezembro a prova de seleção do governo paulista, 48,4% - ou 88 mil - não alcançaram a nota 5, a mínima para lecionar. O desempenho no exame, porém, pode ter sido ainda pior, já que até 20% da nota final vêm de uma pontuação recebida pelos anos de serviço na rede.


De acordo com os jornais, o secretário do Estado da Educação, Paulo Renato Souza, admite que docentes reprovados poderão dar aulas na rede em 2010. Segundo ele, isso acontecerá se não houver número suficiente de professores da área para as cerca de 5,3 mil escolas.


Os temporários são professores que não realizaram concurso público, mas dão aulas na rede, ele quer tapar o sol com a peneira.


O que o secretario não fala é que os tucanos estão dirigindo o ensino em São Paulo há exatamente 15 anos e nada fizeram a não ser humilhar o professor.


Um dia desse conversando com uma professora da rede estadual ela me disse - "estão invertendo os papéis antes os alunos tinha medo das provas, pois poderia perde o ano se tirasse nota abaixo de 5, agora somos nós que perderemos o ano se tirar nota abaixo de 5 estamos todos nós profissionais muitos com mais de 30 anos na rede de ensino empolvorosos com medo da prova. É ou não é um inversão?"


A pergunta que não quer calar é, o que fizeram nesses 15 anos, onde está a tão falada eficiência tucana?


A eficiência tucana esta indo para o ralo, pois como é possível, depois de 15 anos, o mais rico e mais desenvolvido Estado da federação ter 182 mil professores temporários e 48,4% deles não alcançarem a nota mínima 5 numa prova de seleção, que os tucanos apresentam como o máximo, exatamente para esconder sua incompetência e fracasso na mais importante área do governo, a Educação de nossos filhos.

Sem comentários: